A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido."— Transcrição da apresentação:

1 Acessibilidades Web

2  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido e editado, todos os usuários podem ter igual acesso.

3 Vídeo sobre Acessibilidades Web http://www.youtube.com/watch?v=f64MRzCTu sQ&feature=related

4 As Necessidades que a Acessibilidade Web pretende abordar incluem: - Visual (cegueira, baixa visão, daltonismo); - Motora/mobilidade (paralisia cerebral, distrofia muscular, AVC, Parkinson); - Auditiva (surdez, problemas de audição); - Intelectual/Cognição; - Linguagem; - Convulsões; - Dificuldades de Aprendizagem; - Défice de Atenção; - Outras.

5 Tecnologias de Assistência usadas para navegar na Internet: Ampliador de Ecrã Leitor de Ecrã Digitalizador e Reconhecimento de Voz Terminais Braille

6 Orientações Sobre Web Design Acessível WCAG 2.0 Conjunto de Diretrizes Atualizadas e Tecnologicamente Neutras para a Acessibilidade na Internet http://www.acessibilidade.gov.pt/ http://www.acessibilidade.gov.pt/w3/TR/WCAG20-quickref/ http://www.ilearn.com.br/TR/WCAG20/ http://www.acessibilidadelegal.com/13-irlandesas1.php

7 Orientações WCAG 2.0 Percetível Alternativas ao Texto - fornecer alternativas para o texto tais como caracteres ampliados, braille, fala, símbolos ou linguagem mais simples. Multimédia baseada no tempo - fornecer alternativas baseadas no tempo, como sendo ficheiros áudio, vídeo, multimédia sincronizada, uso de legendas, uso de língua gestual. Adaptável – criar conteúdos que possam ser apresentados de diferentes formas (visual, tátil, auditiva) sem perder informação. Discernível - facilitar a audição e a visualização de conteúdos aos utilizadores, incluindo a separação do primeiro plano e do plano de fundo. Deve-se ter em conta a utilização da cor, o controlo do áudio e o contraste.

8 Orientações WCAG 2.0 Operável Acessível por teclado – fazer com que todas as disponibilidades fiquem acessíveis por teclado, sem bloqueios para teclado de ecrã, controlo de voz ou olhar, software/hardware que permita gerar a entrada de texto/dados pelo teclado. Tempo Suficiente - fornecer tempo suficiente aos utilizadores para lerem e utilizarem o conteúdo (adequar o conteúdo ao tempo de resposta de cada utilizador). Ataques epiléticos – não criar conteúdos prováveis de provocar ataques epiléticos. Garantir que os conteúdos não violam os limites padrão do espaço. Evitar os tipos de flash mais prováveis de provocar um ataque epilético. Navegável – fornecer formas de ajudar os utilizadores a navegar, localizar conteúdos e determinar o local onde se encontram (localização, navegação e orientação). Permitir ao utilizador deslocar-se para outra localização.

9 Orientações WCAG 2.0 Compreensível Legível – tornar o conteúdo do texto legível e compreensível. A experiência das pessoas com incapacidades relativamente ao texto pode ser de formas muito diferentes: visual, auditiva, táctil, voz alta, imagens ou símbolos e língua gestual. Previsível – fazer com que as páginas web surjam e funcionem de forma previsível. Assistência de entrada – ajudar os utilizadores a evitar e a corrigir erros (identificação do erro, instruções para correção do erro, sugestão de erro e ajuda).

10 Orientações WCAG 2.0 Robusto O Conteúdo tem de ser robusto o suficiente para poder ser interpretado de forma fiável por diversos utilizadores, incluindo os que usam as tecnologias de apoio. Compatível - maximizar a compatibilidade com atuais e futuros agentes de utilizador, incluindo as tecnologias de apoio. Pretende-se garantir que os autores não executam nada que possa infringir a tecnologia de apoio (por ex: marcação incorretamente formada). Uma vez que as tecnologias podem mudar rapidamente e os programadores de TA têm muita dificuldade em acompanhar as tecnologias em constante mudança, é importante que o conteúdo siga as convenções e seja compatível com as APIs (interfaces entre aplicativos e programação) para que as tecnologias de apoio possam funcionar mais facilmente, com novas tecnologias de apoio à medida que estas se desenvolvem.

11 Uma Internet acessível a Todos é uma Internet em que Todos se tornam utilizadores ativos e participativos. http://www.youtube.com/watch?v=hFI4CuxQjSA In, http://www.slideshare.net/ana_laura/w3c- acessibilidade

12 CRTIC de Pombal – Centro de Recurso TIC para a Educação Especial de Pombal Ano letivo 2012/23 Professora Elisabete Salgueiro


Carregar ppt "Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google