A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inflação Aula 9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inflação Aula 9."— Transcrição da apresentação:

1 Inflação Aula 9

2 Inflação Conceito: “Aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços”. Ou seja, os movimentos são dinâmicos e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços.

3 Distorções provocadas pela inflação
São 4 as principais distorções da inflação: Efeito sobre a distribuição de renda: A inflação reduz o poder aquisitivo das classes que dependem de rendimento fixo. Esses trabalhadores não tem como se proteger realizando investimentos. Já os empresários tem como repassar o reajuste dos preços para os seus produtos, se protegendo desta maneira. Assim, quanto maior a inflação, pior a distribuição de renda em um país.

4 Distorções provocadas pela inflação
Efeito sobre o balanço de pagamentos: Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional frente ao produzido no exterior. Desta forma, as exportações tendem a diminuir e as importações aumentar, diminuindo o saldo da balança comercial. Esse déficit na Balança leva o governo a desvalorizar a moeda, visando o equilíbrio. Porém essa desvalorização encarece os importados essenciais, podendo gerar mais inflação.

5 Distorções provocadas pela inflação
Efeito sobre investimentos empresariais: A instabilidade quanto as projeções para o futuro levam os empresários a dificilmente aumentar o seus investimentos. Assim a própria capacidade de produção futura e, conseqüentemente, o nível de emprego são afetados negativamente pelo processo inflacionário.

6 Distorções provocadas pela inflação
Efeito sobre o mercado de capitais: Em um processo inflacionário intenso, o valor da moeda deteriora-se rapidamente desestimulado a aplicação de recursos no mercado de capitais financeiros. Por outro lado, a inflação estimula aplicação de recursos em bens de raiz: terras, imóveis. Estes costumam valorizar-se durante o processo inflacionário.

7 Causas da inflação Para os propósito de analise, diagnóstico e combate, a literatura econômica costuma classificar a inflação em função dos seus fatores causais: Demanda, Oferta, Inércia, Expectativas e Corrente Estruturalista.

8 Causas da inflação Inflação de Demanda:
A inflação de demanda, o tipo mais “clássico” de inflação, diz respeito ao excesso de demanda agregada em relação ao à produção disponível. “dinheiro demais a procura de poucos bens” Quanto mais perto do pleno emprego dos recursos, maior a probabilidade de inflação. Seu combate se via inibição do consumo.

9 Causas da inflação Inflação de custos:
Inflação tipicamente de oferta. Gerada por aumento no custo dos insumos. Pode frequentemente estar associada a aumento de salários. Mas a explicação mais frequente está associada aos choques de oferta: “Quebra de safra”, “mudança no preço do petróleo”, etc... Seu combate, normalmente, é feito por política de rendas. Mas geralmente é acompanhada por política monetária contracionista.

10 Causas da inflação Visão inercialista:
Os mecanismos de indexação (formais e informais) provocam a perpetuação das taxas de inflação anteriores, que são sempre repassadas aos preços correntes. No Brasil foram utilizados os congelamentos de preços e mudança de moedas para eliminar a “memória inflacionária”.

11 Causas da inflação Inflação de expectativas: Corrente estruturalista:
Aumentos de preços gerados por expectativas que a inflação futura tende a crescer, visando resguardar o seu lucro. Muito comum nas décadas passadas em função de mudanças no cenário político. Corrente estruturalista: Segundo essa visão a inflação é explicada por deficiências na estrutura econômica. Principalmente a estrutura agrária, mercados oligopolizados e a estrutura de comercio internacional. (América Latina)

12 Política Monetária e Inflação
Para manter a inflação sobre controle, existem duas principais estratégias: Sistema de metas de inflação: Originário da Nova Zelândia, utilizada na Inglaterra e Chile, e no Brasil a partir de 99. Nele as autoridades monetárias fixam os limites de inflação para dois anos seguintes, orientando as expectativas do mercado. (4,5% IPCA 2009) Núcleo de Inflação (Core inflation): É um índice de preços especial onde as variações transitórias são excluídas, usando apenas as variações que não dependem de choque de oferta. É o sistema usado nos EUA.

13 O Debate no Brasil Corrente Causas Principais
Políticas antiinflacionárias Ajuste Fiscal Controle monetário Liberalização do comercio exterior Desequilíbrio do setor público Liberais ou neoliberais Desindexação: Congelamento de preços Planos econômicos heterodoxos Troca de moeda Inercialistas Indexação generalizada (formal e informal) Controle de preços de oligopólios Controle cambial Reformas estruturais Estruturalistas Conflitos distributivos


Carregar ppt "Inflação Aula 9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google