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PublicouGonçalo Custódio Rico Alterado mais de 7 anos atrás
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Pág. 38-56 Música e Sociedade Vanda Bellard Freire
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Primeira Idade da Música Primeira Idade da Música segundo Wiora. Ausência de documentos. Fase pré-histórica pode ser conhecida pelos instrumentos musicais, esculturas e pinturas, por meio de hipóteses. “Wiora afirma que as origens da música remontam a mais de 30.000 anos, tendo a música sido associada às danças cultuais que, segundo o autor, provavelmente precederam as artes plásticas.”
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A música desempenhava, nesse período (paleolítico), um papel significativo na vida cultual. Wiora assinala a prioridade da voz e da escuta. “Os povos cantam com intervalos diferenciados, e que a definição desses sons por cada povo é muito antiga, já existindo, provavelmente, no Paleolítico...” Ausência de teorias musicais-notação.
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“As relações intervalares e os “tipos melódicos” delas decorrentes eram, segundo Wiora, respeitados como costumes.” Surgimento do Neolítico e portanto organização social. Influencia sobre a Musica. Rituais segundo as estações do ano. Instrumentos pareciam seus próprios utensílios. Possível ligação entre suas construções: Pedras em circulo, com o cosmos e a música.
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Cantos heróicos, posteriormente a Ilíada. Descoberta dos metais, novas características de confecção- habilidade artística. Mudança de sonoridade e a clareza do som (ritmo e melodia), segundo roupagem e equipamentos dos guerreiros. “Instrumentos metálicos de sopro eram utilizados para afugentar o perigo ou o mal, para chamar a comunidade para o culto ou estimular guerreiros para o combate”
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A importância da execução da música, a partir dos tipos e modelos melódicos e das maneiras de cantar, levava a que a comunidade controlasse tais realizações, mantendo-as dentro de certos limites...” A música era também utilizada, segundo Wiora, para atingir o domínio psíquico e corporal. Ao lado da música mágica e religiosa, Wiora assinala a existência, entre os povos primitivos, de uma música profana e alegre. Como a observada entre os Esquimós.
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Esta tradição a priori oral, obedeciam regras assimiladas por seus grupos, ao qual podia criar e improvisar sobre tais melodias. Segundo Candé “Não há público, não há autor, não há obra: os assistentes são, quase todos, participantes”. Posteriormente a importância da musica, vinculada a religião. [...] era importante o papel desempenhado pelas práticas musicais, às quais se atribuíam grandes poderes, relevantes sobretudo em se tratando tanto de convocar os espíritos, como de assegurar as condições necessárias para a preservação das estruturas sociais (SCHURMANN, 1989, p. 26).
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“O mesmo se aplica a diversas outras atividades, como as de caráter lúdico, que freqüentemente envolviam procedimentos musicais, e que desempenhavam papel social não ligado à produção, mas à integração social e ao treinamento de habilidades de observação e domínio do meio ambiente.” A musica embora questionada por Schurmann quanto a sua semanticidade musical, por outro lada não pode segundo o mesmo, ser vista meramente sendo fruto de uma espontaneidade Ingênua. Vide a Cultura Indigena.
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Por conseqüência disso, a autora discorre que a musica tem enorme relevância no sentido socializante. Com vários exemplos do uso dos instrumentos desde a idade da pedra, é enfatizado também a importancia da voz, e do canto Procedendo até mesmo antes da fala o canto, ao que indica algumas pesquisas pode ter se originado primeiramente. Citando Seeger, J.J de Mares:A musica é para os indígenas : “formador da experiência social, parte integral das atividades de subsistência, garantia da continuidade social e cosmológica ( p. 86).
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Função de Expressão Emocional “A música da Primeira Idade parecem deixar claro a evidencia desta função - a de expressão emocional” “Embora sobre a origem da música haja divergências quanto à ocorrência da função de expressão emocional, todos os autores apontam para ela no decorrer da Primeira Idade.” “As referências de Wiora às ligações da música com a dança e os cultos, com a magia e com a dominação psicológica parecem, também, permitir relacionar a música da Primeira Idade à função de expressão emocional.”
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Função de Prazer Estético Tal abordagem não é feita de maneira clara pelos autores já citados, embora Wiora (1961) faça uma referencia sobre a importância do “encantamento estético” no Neolítico. As escolhas musicais dessas comunidades, pode estar tanto interligadas com as influencias ambientais bem como a uma questão de gosto ou prazer estético.
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Função do Divertimento O entretenimento é abordado por Schurmann, e perpassando pela abordagem de Merriam, tem se que a diversão para estas comunidades distingue-se no sentido de estar também combinadas a outras funções.
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Função de Comunicação “Certamente há uma grande polêmica entre os autores no que se refere ao papel de comunicação da música. Simplificada mente, podemos dizer que há os que consideram que a música é uma linguagem, embora comunique emoções e não conceitos, e há os que consideram que a música não é linguagem, uma vez que não transmite significados conceituais.” A autora prefere valer-se de Merriam que diz que a musica comunica “alguma coisa” Também Menuhin: (1981) refere-se à comunicação, entre os povos igwi, quando afirma que “a música une a família e a tribo”
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Função de Representação Simbólica Exemplo disso está na “evolução da música” com a fabricação de novos instrumentos, e representação da natureza que remetem a uma representação então simbólica. Rituais.” A música associada a esses rituais, como os de iniciação, parece ter, nas descrições de Wiora, relação com a função de representação simbólica. “
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Função de Reação Física A “possessão “ desencadeada pela musica em algumas culturas. Cura também citada por Wiora Canalização do comportamento. Encorajamento de reações físicas do guerreiro ou do caçador ou ainda da dança. Menuhin (1981) : “Com seu auxílio [do músico], a música lhes deu força de vontade e coragem para fazer guerra, defender a propriedade, expressar alegria ou lamentar suas perdas.” (p. 8)
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Função de Impor Conformidade a Normas Sociais Cerimônias de iniciação, seria um exemplo da imposição das normas. “Parecem permitir a identificação, na Primeira Idade da música, da função de impor conformidade a normas sociais.”
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Função de Validação das Instituições Sociais e dos Rituais Religiosos “. As instituições sociais são validadas através de canções que enfatizam o que é conveniente e o que não é conveniente na sociedade, assim como as que dizem às pessoas o que se deve fazer e como se deve fazer. (MERRIAM, 1964, p.224)” Que segundo Wiora pode ser representada por exemplo, com em rituais de casamentos. “E, de certa forma, se sobrepõem à função de validação de normas sociais.”
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Além destas funções anteriormente exploradas pela autora, também se destacam por conseguinte as Função de Contribuição para a Continuidade e Estabilidade da Cultura que a musica exerceu desde a Primeira Idade assim classificada por Wiora. Bem como as Função de Contribuição para a Integração da Sociedade, já que a musica é um ato comunitário, em que publico e obra não estão separados.
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Fim O que permite por fim, e ante as 10 funções de categorização portanto apresentadas, concluir o importante papel social que a musica empenhou em estabelecer desde seus primórdios históricos.
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