A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN) afidelis84@yahoo.com.brafidelis84@yahoo.com.br Maria de Fátima SANTOS (UFRN) mariafeliz_1986@hotmail.commariafeliz_1986@hotmail.com Erica ILIOVITZ – orientadora (UFRN) ericavi@hotmail.comericavi@hotmail.com Este trabalho tem como objetivo abordar o processo de ensino e aprendizagem do gênero textual crônica, apresentando reflexões a respeito dos acontecimentos do mundo e dos fatos cotidianos. Ele foi realizado na Escola Estadual Profº José Fernandes Machado pelo PIBID de Letras Português-UFRN. Considerando as dificuldades dos alunos de escolas públicas no que se refere à aprendizagem de gêneros textuais, o elaboramos com o intuito de contribuir para a análise da estrutura composicional, do conteúdo temático e do estilo do gênero textual crônica. Levando em consideração a cultura, o social e o interesse de cada aluno, respeitando desta forma, o pensamento individual de cada um e buscando a cada momento elaborar aulas que tratem do cotidiano deles, o que os tornará mais próximos de suas vivências. O objetivo é fazer com que as aulas sejam reflexivas e didáticas, ou seja, aliando a teoria à prática, para que os alunos adquiram as habilidades próprias da leitura, da escrita e interpretação de textos a partir do gênero textual. Esse desafio exige um trabalho árduo e contínuo que vai além da sala de aula. Além de, didaticamente, fazer com que o aluno construa opiniões críticas acerca de determinados assuntos, empregando o conhecimento adquirido na prática da escrita de textos e levando para a sua vida a experiência do contato direto com um gênero, aparentemente, complexo e de fácil assimilação. A metodologia é pautada na utilização de recursos audiovisuais, unido à interação com o aluno por meio de conversas sobre sua própria história de vida, onde associarão o conteúdo à própria realidade, o que o transportará para o mundo dos cronistas. As atividades dinâmicas sempre amparadas de uma produção textual final. Esta, por sua vez, orientada individualmente, possibilitando ao aluno um maior aproveitamento de suas competências como “cronista”. Procurando assim, ampliar os horizontes de alunos de escola pública, que ao contrário do que muitos pensam, são sim, capazes de escrever sua própria história com eloquência e criticidade. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois as atividades em sala de aula possibilitaram o contato dos alunos com o gênero crônica, mostrando sua relevância, desmistificando a errônea visão de que o gênero não servirá no contexto social. Dessa forma, buscamos despertar a curiosidade desses alunos que ainda tem uma concepção de que a aula só serve para um preenchimento de tempo e nada mais. A partir dessa mudança de olhar, o alunado pôde construir uma visão diferenciada, pois a importância deste trabalho está na possibilidade de levar o aluno a repensar sua própria história através da aprendizagem significativa. Ele ainda pôde perceber que é admissível relatar os acontecimentos de maneira bem humorada e reflexiva, tendo a oportunidade de mudar seus próprios atos e viver melhor sua história. Palavras-chave: Crônica, Ensino, Aprendizagem REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: KOCH, Ingedore Villaça. Linguistica texual e PCN de língua Portuguesa. In:Formação Continuada: Na perspectiva de uma Pratica Inovadora e Significativa. Modulo II.Cabo de Santo Agostinho, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Hipertexto e gêneros digitais :novas formas de construção de sentido / Rio de Janeiro :Ed.Lucerna, 2005. MARCUSCHI, Luiz Antônio.Produção textual, análise de gêneros e compreensão.SãoPaulo: Parábola Editorial, 2008.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google