A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA.
A potassa, carbonato de potássio, obtido das cinzas, resultantes da combustão da madeira e de plantas terrestres é conhecida a muito tempo.

2 POTÁSSIO Todas as plantas terrestres contém quantidades consideráveis de compostos de potássio provenientes do SOLO. Foi obtido pela 1a vez por Sir H. Davy,em 1808 por ELETRÓLISE DO HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO FUNDIDO.

3 PREPARAÇÃO DO POTÁSSIO
O PODER DE ADSORÇÃO DO SOLO É PARA ÍONS K+ DO QUE PARA ÍONS Na+. Obtinha-se - o K aquecendo carbonato de potássio com carvão.

4 PREPARAÇÃO DO POTÁSSIO
K2CO3+2C--2K+3CO, porém devido a formação do potássio carbonila K2(CO)2explosivo foi deixado de lado.

5 PREPARAÇÃO DO POTÁSSIO
Um processo conveniente para obtê-lo consiste, em usar o CLORETO FUNDIDO quer só quer em mistura com o CLORETO DE CÁLCIO.

6 PROPRIEDADES DO POTÁSSIO
O K é um metal branco prateado que exposto ao ar, escurece rapidamente. Funde a 62,3 e entra em ebulição a 760oC

7 PROPRIEDADES DO POTÁSSIO
As propriedades do K assemelham-se muito à do sódio, porém as suas reações são mais violentas. O K é digno de atenção por ser muito fracamente RADIATIVO-Raios beta. O K existe sob a forma de três isótopos 39,40,41(radiativo) Os íons potássio são necessários para a FLORAÇÃO,fornecido frequentemente como K2SO4.

8 COMPOSTOS DO POTÁSSIO

9 HIDRETO DE POTÁSSIO Analogamente ao sódio, o K combina-se com o hidrogênio formando AGULHAS DELGADAS DE HIDRETO Forma também o FORMIATO com o gás carbônico.

10 ÓXIDOS DE POTÁSSIO O K forma 2 óxidos bem definidos.
K2O : Oxidação do K K2O4: Queima em presença de ar ou O2. K2O4+H2O---- K2O4+ CO----

11 HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO Obtém-se o KOH por processo análogo ao que se usa para o NaOH. Atualmente o método mais empregado é o da eletrólise de soluções de KCl.

12 CARBONATO DE POTÁSSIO K2CO3: Desde épocas mais remota conhecia-se este SAL com o nome de POTASSA Pode ser extraído de vários produtos animais e vegetais USOS : Agente dessecante Fabricação do sabão mole Vidro Tingimento Usa-se no laboratório misturado com carbonato de sódio

13 CLORETO DE POTÁSSIO A maior parte do CLORETO DE POTÁSSIO é extraída da CARNALITA e das ÁGUAS DO MAR MORTO. KCl : Este sal existe em grandes quantidades nos depósitos de STASSFURT quer como mineral SILVINA (KCl) quer como CARNALITA (KMgCl3.. 6 H20).

14 NITRATO DE POTÁSSIO KNO3: NITRO-SALITRE.
Prepara-se a maior parte fazendo agir o KCl sobre NaNO3. É realizado por CRISTALIZAÇÃO FRACIONADA, pois o KNO3 é MENOS SOLÚVEL A FRIO. Surge GROSSOS PRISMAS DE NITRATO DE POTÁSSIO. Principal emprego, consiste na fabricação de FOGOS DE ARTIFÍCIO e de PÓLVORA NEGRA KNO3+ S + C ----

15 SULFETOS E SULFATOS DE K
K2SO4 ; Existe sob a forma de SAIS DUPLOS SCHONITA :K2SO4.MgSO46H2O KAINITA:K2SO4.MgSO4.MgCl2.6H2O Preparação do ALÚMEN, como FERTILIZANTES TABACO E TRIGO. K2S: Este composto assemelha-se muito ao derivado correspondente ao sódio e pode ser preparado usando K+ H2S ou K2SO4+ C -----

16 RECONHECIMENTO DO K Os sais de potássio comunicam à chama do BICO DE BUNSEN uma COLORAÇÃO VIOLÁCEA.


Carregar ppt "POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google