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Professor Fernando Vianna

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Apresentação em tema: "Professor Fernando Vianna"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Fernando Vianna fernandovianna@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fernandovianna

2  Processos: Sequência coordenada de atividades, com o objetivo de produzir um dado resultado. Repetitivo e gera o mesmo produto diversas vezes. Permanentes;  Projetos: Acontece em um determinado período de tempo para gerar um produto, para gerar um resultado único em um período de tempo único.

3  Planejar processos;  Controlar processos;  Melhorar processos.

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7 Características do produto que vão ao encontro das necessidades dos clientes (SATISFAÇÃO) PRODUTO

8 AUSÊNCIA DE FALHAS PROCESSOPRODUTO

9 PRODUTO ENTRADA S PROCESSO PRODUTO /SAÍDA CLIENTE EXTERNO CLIENTE INTERNO

10  Os clientes internos necessitam que o processo anterior seja executado com Qualidade, visando a melhor execução de seu processo.

11  Sofrem o impacto do produto, mas não fazem parte da companhia que produz o produto.

12 PRODUTO  A) Atraso na entrega;  B) Refugos;  C) Retrabalho;  Etc. Deficiência do Produto: Insatisfação

13  Joseph M. Juran – Planejamento da Qualidade;  William E. Deming – PDCA;  Armand Feigenbaum – TQC (Qualidade Total);  Kaoru Ishikawa – Círculos de Controle / Causa- e-efeito;  Shigeo Shingo – Poka Yoke;  Entre outros que serão estudados.

14  Inspeção: Foco no produto = Não produção de qualidade  Controle Estatístico de Processo: Técnicas de amostragem, procedimentos estatísticos

15  Total Quality Control (TQM) - Aquilo que era apenas controle de conformidades, passa a ser difundido por toda a organização, todos os processos; - Evolução da correção para a prevenção

16  Just in Time - Japão Pós Segunda Guerra Mundial; - Toyota Motors – STP - Taiichi Ohno - NECESSIDADE

17  Just in Time - Redução de desperdícios; - Melhoria Contínua - Kaizen

18  W. Edward Deming  14 Princípios de Deming (Material didático)  Ciclo PDCA

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20  Levantamento da situação;  Identificação de problemas;  Formas de solução;  Necessidades e expectativas dos clientes int/ext  Objetivos do melhoramento e formas de medição

21  Implementação do plano de forma experimental;  Melhoramento obtido é medido e resultados registrados;

22  Avaliação do plano, baseado nos resultados obtidos;  Objetivos alcançados?  Formas de medição são suficientes?  Análise da situação, existem novos problemas?

23  Implementação do plano como parte da operação;  Este “novo padrão” estabelecido, é a “nova base” para o próximo ciclo e suas melhorias

24  Planejamento da Qualidade  Controle da Qualidade  Melhoramento da Qualidade

25  Estabelecer objetivos: - Processo de estabelecer objetivos para a qualidade; - Desenvolver planos para atingir esses objetivos.

26  Processo contínuo;  Utilizado como forma para atingir objetivos planejados; Passos: - Avaliação do desempenho atual; - Compará-lo com os objetivos; - Agir nas diferenças.

27  Melhorar os níveis atuais de desempenho da qualidade.

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29  Ambos destacaram-se no Japão Pós Guerra;  Terreno fértil para a redução de desperdícios e busca pela melhoria contínua;  Ambos destacam a necessidade de revisão constante do processo e estabelecimento de novos padrões de qualidade;  Análise constante do resultado e revisões de padrões.

30  As normas ISO 9000:2000 (fundamentos) e a norma ISO 9004:2000 (diretrizes) apresentam oito princípios a serem utilizados pela Alta Administração de modo a conduzir uma organização à melhoria de desempenho;  Importância de seguir-se tais princípios a todos instante, não apenas em processos de certificação

31  Foco no Cliente: - Organizações dependem de seus clientes, sendo recomendável que atendam às suas necessidades atuais e futuras, aos seus requisitos declarados e não declarados, e procurem superar suas expectativas.

32  Liderança: - São os líderes que estabelecem a unidade de propósito e o rumo das organizações. - Convém que eles criem um ambiente interno no qual as pessoas se envolvam no propósito de atingir os objetivos das organizações. - (Instituída ou não) Autocrático, Liberal, Democrático, Paternalista, Técnico, Carismático, Motivador

33  Envolvimento das Pessoas: - As pessoas são a essência de uma organização, e seu envolvimento possibilita que suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização; - Item mais importante – Caso do carrinho de transporte/kanban

34  Abordagem de Processo: - Quando as atividades e os recursos com elas relacionados são gerenciados como um processo, os resultados desejados são alcançados com mais eficiência.

35  Abordagem Sistêmica da Gestão: - Identificar, compreender e gerenciar processos inter- relacionados como um sistema contribui para a eficácia e para a eficiência de uma organização em alcançar seus objetivos. - “Os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes” (Chiavenato) - Homeostasia (autocontrole, autorregulação) – caso Setor de compras

36  Melhoria contínua - Convém que a melhoria continua do desempenho global de uma organização seja um objetivo permanente da organização - Deming, Juran, JIT, etc... - Kaizen

37  Abordagem factual para a tomada de decisões: - Decisões eficazes são baseados na análise de dados e de informações; - Caso da ponte:

38 João era casado com Maria e se amavam. Depois de um certo tempo, João começou a chegar cada vez mais tarde em casa. Maria se sentiu abandonada e procurou Paulo, que morava do outro lado da ponte. Acabaram amantes e Maria voltava para casa antes do marido chegar. Um dia, quando voltava, encontrou um bandido atacando as pessoas que passavam na ponte. Ela correu para casa de Paulo e pediu proteção. Ele respondeu que não tinha nada a ver com isto e o problema era dela. Ela, então procurou um amigo. Este foi com ela até a ponte, mas se acovardou diante do bandido e não teve coragem de enfrentá-lo.Resolveu procurar um barqueiro, mas para baixo do rio. Este aceitou levá-la por R$ 200,00 mas ela não tinha dinheiro. Insistiu e implorou, mas o barqueiro foi irredutível. Aí ela voltou para a ponte e o bandido matou a Maria. Colocar os seis personagens em ordem decrescente de culpa, isto é, coloque o número um como maior responsável pelo que aconteceu. MINHA OPINIÃO OPINIÃO DO GRUPO 1._________________________ 1._____________________________ 2._________________________ 2._____________________________ 3._________________________ 3._____________________________ 4._________________________ 4._____________________________ 5._________________________ 5._____________________________ 6._________________________ 6._____________________________

39  Relações mutuamente benéficas com fornecedores: - Uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefício mútuo aumenta a possibilidade de criar valor para ambos. - O preço não é o único parâmetro - Deming


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