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PublicouMario Canejo Duarte Alterado mais de 7 anos atrás
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PMBoK 5ª Edição Acadêmicos: André Salies Marcos Calil
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Planejar o Gerenciamento das Aquisições — O processo de documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial. Conduzir as Aquisições — O processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e concessão de um contrato. Controlar as Aquisições — O processo de gerenciamento das relações de aquisições, monitoramento do desempenho do contrato e realizações de mudanças e correções nos contratos, conforme necessário. Encerrar as Aquisições — O processo de finalizar cada uma das aquisições do projeto.
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Acordos – Documento para tratar relacionamentos internos (equipes da mesma organização) e externos (contratos com fornecedores externos). Contrato – É um documento que estabelece um vínculo jurídico entre duas entidades. Representa um acordo mútuo que obriga o fornecedor a oferecer os produtos, serviços ou resultados especificados e obriga o comprador a fornecer uma contraprestação monetária ou de outro tipo. Contratação centralizada – Quando uma organização possui um departamento de compras, por exemplo, que fica responsável por fazer todas as compras e contratações de todos os projetos da empresa, sendo o gerente do departamento o responsável por decidir qual irá comprar. Contratação descentralizada – Quando em cada projeto, tem uma pessoa especializada para realizar o processo de compras, sendo o gerente de projetos como responsável pela decisão final do que comprar. Comprador – É a entidade ou parte que está adquirindo um produto, serviço ou resultado. Pode ser chamado de cliente, contratante principal, organização compradora, órgão governamental, solicitante do serviço.
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Fornecedor – É a organização ou parte que está fornecendo ou entregando os bens ou serviços ao comprador. É tido como externo à organização executora do projeto. Pode ser chamado de contratado, subcontratado, vendedor, prestador de serviços. Gerenciamento dos pacotes terceirizados – Quando uma parte do projeto do comprador é terceirizada, esta pode ser tratada como um subprojeto no plano de gerenciamento do projeto do comprador enquanto o fornecedor (ou subcontratado) irá desenvolver um plano de gerenciamento do projeto detalhado para lidar com o trabalho que foi contratado. Contratos unilaterais – Somente uma parte é o credor, sendo a outra o devedor. Não há negociação. Normalmente aplica-se para a compra de produtos commodities ou padrão. Um pedido de compras, por exemplo. Contratos bilaterais – É resultado de uma negociação (acordo mútuo). Cada parte tem obrigações. Há a assinatura de cada parte. Contratos sem concorrência – Quando o comprador fechar um contrato com uma única fonte sem concorrência. Aplica-se geralmente quando: Não existem outros fornecedores no mercado para aquele produto ou serviço; Existe urgência para contratação; Há um interesse do comprador em beneficiar determinado fornecedor.
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Preço Fixo Garantido (PFG) O preço das mercadorias/serviços é definido no início e não está sujeito a alterações a menos que o escopo do trabalho seja modificado; O comprador não é afetado pelas variações. Preço Fixo com Remuneração de Incentivo (PFRI) O fornecedor fixa um valor para entregar o produto ou serviço e ainda o comprador concorda em pagar um bônus (incentivo) se o fornecedor conseguir atender a certas metas de custos, prazo ou qualidade.
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Preço Fixo com Ajuste Econômico do Preço (PFAEP) É um contrato com preço fixo com uma provisão para ajuste se existir uma mudança significativa no custo da mão de obra ou de materiais. Normalmente é utilizado para contratos de longo prazo, de muitos anos.
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Custo Mais Remuneração Fixa (CMRF) O fornecedor é reembolsado por todos os custos permitidos para realizar o trabalho do contrato e recebe o pagamento de uma remuneração fixa calculada como um percentual dos custos iniciais estimados para o projeto. É pago somente ao trabalho realizado, não importando o desempenho. O risco é total do comprador. Custo Mais Remuneração de Incentivo (CMRI) O fornecedor é reembolsado por todos os custos permitidos para a realização do trabalho e recebe uma remuneração de incentivo predeterminada se alcançar certos objetivos de desempenho estabelecidos no contrato.
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Custo Mais Remuneração Concedida (CMRC) O fornecedor é reembolsado por todos os custos legítimos, mas a maior parte da remuneração só é recebida se forem cumpridos determinados critérios de desempenho amplos e subjetivos, definidos e incorporados ao contrato. Normalmente, estabelece-se um comitê para avaliar o desempenho.
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É uma mistura dos tipos de contratos de preço fixo e de custos reembolsáveis. Estes contratos são estabelecidos por horas ou por itens que foram utilizados. Normalmente são utilizados para consultoria, suporte, mão de obra ou semelhantes.
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É o processo de documentação das decisões de compra do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial. A equipe do projeto irá analisar se é melhor desenvolver internamente ou contar com um apoio externo (terceirizar) algum serviço ou produto. Decisão de comprar - será necessário emitir declarações de trabalho e documentos de aquisição. Decidir fazer - documenta-se a decisão e prossegue com o plano de gerenciamento do projeto.
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É o processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e concessão de um contrato.
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É o processo de gerenciar as relações de aquisição, monitorar o desempenho do contrato e fazer mudanças e correções conforme necessário. Acompanhamento se o comprador e fornecedor estão cumprindo o contrato, assim como seus devidos pagamentos, fazer ações corretivas quando necessárias, monitorar as mudanças nos contratos e gerenciar o cancelamento do contrato.
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É o processo de finalização de cada aquisição do projeto. Basicamente, irá: Resolver qualquer problema ou disputa pendente; Pagar tudo o que falta; Documentar os resultados; Conduzir uma auditoria final dos contratos; Organizar e compilar os registros da aquisição; Atualizar as lições aprendidas; Arquivar todos os registros de contrato; Acompanhar os procedimentos de encerramento de contrato; As aquisições são encerradas nas seguintes situações: 1. Fornecedor completou o trabalho 2. Término antecipado – Quando o fornecedor não cumpre a sua parte do contrato ou o comprador não precisa mais do trabalho contratado;
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