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As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.

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1 As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser responsável pelas actividades de avaliação? Que abordagens podem ser utilizadas?

2 1. Avaliação: Para quê e para quem? a. para melhorar a “performance” Avaliação deve tornar-se numa actividade formativa; ajuda a dar forma ao projecto/trabalho que está a decorrer; é muito útil para quem está ligado ao projecto de alguma forma ou a coordenar os trabalhos; serve para identificar problemas e envolver pessoas nos processos de mudança; b. para tomar opções e decisões definir melhor o caminho a tomar optando pelas várias possibilidades existentes; serve para apoiar a decisão de prosseguir ou interromper determinadas acções ou sub-projectos;

3 1. Avaliação: Para quê? c. Objectivos pedagógicos Principal objectivo da avaliação pode ser o de “aprender lições”, no contexto do próprio projectos ou de vários projectos; d. Por necessidade ou imposição As actividades de avaliação podem ser impostas pelos “doadores”/”agências financiadoras”, de forma a terem a certeza de que os fundos estão a ser correctamente utilizados;

4 2. Avaliação: Para quem? Podem ser várias as entidades interessadas na avaliação: a.os (potenciais) beneficiários do projecto, b.coordenadores dos projectos; c.as agências financiadoras (doadores), d.instituições governamentais, e.“policy makers” f.Público em geral

5 3. Quando deve ocorrer a avaliação? Projecto Ex-PostEx-Ante On-Going MTF F

6 3. Quais os critérios de avaliação 1? a. Eficácia Até que ponto o projecto atingiu os objectivos? b. Eficiência Qual foi o custo para atingir esses objectivos? Um projecto pode ser eficaz em atingir determinados objectivos mas pode fazê-lo com relativa eficiência, por exemplo, com um elevado custo. Poderia tornar-se mais eficiente se se promovessem melhorias ao nível da organização, tecnologia, gestão financeira, etc. c. Relevância Um projecto pode ser mais ou menos relevante/apropriado em relação às necessidades das pessoas (potenciais beneficiários) para o quais foi concebido

7 3. Quais os critérios de avaliação 2? d. Impacto Quais foram os efeitos do projecto ao nível social, económico, técnico, ambiental, individual e das comunidades? Impactos podem ser negativos/positivos Curto-prazo - resultados Longo-prazo - impacto e. Sustentabilidade Será que as actividades e benefícios continuaram depois de retirado apoio externo? Projecto contribuiu para a autonomia das pessoas Qualidade na gestão dos recursos.

8 4. Quem deve ser responsável pelas actividades de avaliação? Quem deve ser responsável? Potenciais beneficiários do projecto Equipa técnica do projecto Coordenador(a, es/as) do Projecto Equipa do projecto especializada em avaliação Entidades oficiais Consultores externos (especialistas em avaliação) Que responsabilidades? Decidir sobre a concretização da avaliação Decidir sobre o financiamento da avaliação Decidir sobre a gestão das actividades de avaliação, Decidir sobre o acesso e fornecimento de informação.

9 4. Quem deve ser responsável pelas actividades de avaliação? Quem deve executar as actividades de avaliação? Avaliação externa Avaliação de tipo tradicional realizada por especialistas externos que respondem directamente à agência financiadora (doadores) do projecto; Avaliação interna Actividades realizadas pela própria equipa que trabalha no projecto (depois de formação adequada); pode haver pequeno grupo dentro da equipa que se dedique unicamente a estas actividades.

10 4. Quem deve ser responsável pelas actividades de avaliação? Quem deve executar as actividades de avaliação? Auto-Avaliação Grupo de pessoas que avalia o trabalho sobre o qual são responsáveis. Alguém “exterior” pode ser chamado/a para dinamizar esta tarefa; Avaliação conjunta Avaliação realizada em conjunto pela agência financiadora, membros da equipa do projecto, beneficiários, consultores externos, entidades oficiais, etc.

11 5. Que abordagens podem ser utilizadas nos esforços de avaliação? Abordagem Formal Planeamento rigoroso expresso nos Termos de Referência; realizada em ocasiões bem definidas; utilização de consultores/avaliadores externos especialista; Actividade mais dispendiosa e rígida que abordagem informal; Abordagem Informal Simples ; não requer tanto nos esforços de planeamento e preparação como a abordagem formal,; normalmente realizada pelos técnicos; e outras pessoas ligadas ao projecto; abordagem mais barata e flexível.


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