A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski"— Transcrição da apresentação:

1 Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
Materiais Cerâmicos Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski

2 Historia A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.  Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de mil anos.   A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas (ao redor de 1.000º C), que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa e, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície.

3 Conceito Materiais cerâmicos são todos os materiais compostos em sua quase totalidade de argila, e que são largamente utilizados na construção civil. Os materiais cerâmicos são polifásicos, contendo elementos metálicos e não metálicos. A existência de várias fases cerâmica possibilita as combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitos arranjos estruturais. Isso possibilita a obtenção de materiais cerâmicos para uma larga aplicação na engenharia. Os principais materiais cerâmicos são: tijolos, telhas, vidros, concretos, abrasivos, vidrados para porcelana, isolantes elétricos, etc.

4 Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão.
A característica comum a estes materiais é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente . Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão. São geralmente isolantes elétricos, embora possam existir materiais cerâmicos semicondutoras, condutores e até mesmo supercondutores (estes dois últimos, em faixas específicas de temperatura). São comumente estáveis sob condições ambientais severas. Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis. Os principais materiais cerâmicos são:

5 Materiais Cerâmicos Tradicionais
A cerâmica tradicional engloba a maior parte da produção cerâmica, pois utiliza matérias-primas de baixo custo e abundantes na natureza, como argilas, feldspatos, calcários e outros minerais cristalinos inorgânicos não metálicos. Envolve os processos de fabricação de cerâmica estrutural, tais como: tijolos, telhas e blocos; revestimentos, como pisos e azulejos; cerâmica branca, como louça sanitária, de mesa ou artística, entre outros. cerâmicas estruturais, louças, refratários (provenientes de matérias primas argilosas).

6 Vidros e Vitro-Cerâmicas.

7 Cimentos A palavra cimento aplica-se de modo geral a todos os produtos com propriedades adesivas.

8 Abrasivos As cerâmicas abrasivas são utilizadas para desgastar, desbastar ou cortar outros materiais As cerâmicas abrasivas mais comuns são o carburo de silício, o carburo de tungstênio (WC), o óxido de alumínio (ou corindón). Os diamantes, tanto naturais como sintéticos, se utilizam como abrasivos, embora são relativamente caros.

9 Cerâmicas “Avançadas”
O aprofundamento dos conhecimentos da ciência dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes áreas, como aeroespacial, eletrônica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matérias-primas sintéticas de altíssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, são fabricados pelo chamado segmento cerâmico de alta tecnologia ou cerâmica avançada. Eles são classificados, de acordo com suas funções.

10 Em sensores, sonares, supercondutores e capacitores;
eletroeletrônica       Em sensores, sonares, supercondutores e capacitores;  

11 Utilizados em fibras óticas, materiais fluorescentes
Magnéticos óticos Utilizados em fibras óticas, materiais fluorescentes

12 Utilizados em implantes dentários e substituição de ossos;
bioquímicos Utilizados em implantes dentários e substituição de ossos;  

13 Ferramentas de corte, membranas, discos, pastilhas e etc..,
mecânicos Ferramentas de corte, membranas, discos, pastilhas e etc..,

14 Térmicos As superfícies mais comuns trabalhadas pelo dentista são estrutura dentária (dentina e esmalte)

15 nucleares Desenvolvimento de microesferas combustíveis cerâmicas de UO2, ThO2, (U,Th)O2, (U,Gd)O2 e (U,Ce)O2 etc. pelo processamento sol-gel. Desenvolvimento de peletização de combustíveis nucleares cerâmicos e metálicos para obtenção de pastilhas através das etapas de prensagem e tratamentos térmicos de calcinação, redução e sinterização de pós e microesferas


Carregar ppt "Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google