A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2016 Jubileu Extraordinário da Misericórdia Parte 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2016 Jubileu Extraordinário da Misericórdia Parte 1."— Transcrição da apresentação:

1 2016 Jubileu Extraordinário da Misericórdia Parte 1

2 O que é o Ano Santo Jubilar?
2016 Ano Santo da Misericórdia O que é o Ano Santo Jubilar? Celebração judaica, a cada 50 anos, que era anunciada ao som do “jobel”, tipo de trombeta feita com chifre de carneiro (daí a origem no nome jubileu). Durante o ano jubilar os escravos eram libertados, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam-se as dívidas, dava-se descanso à terra... (cf. Lv 25,8)

3 Por que um ano Santo dedicado à Misericórdia?
2016 Ano Santo da Misericórdia Por que um ano Santo dedicado à Misericórdia? Para que a Igreja reencontre o sentido da missão de ser sinal e instrumento da misericórdia do Pai (cf. Jo 20, 21-23). Para nos darmos conta do calor do amor de Jesus quando nos carrega aos seus ombros e nos traz de volta à casa do Pai. Para que, transformados pela misericórdia, nos tornemos, também nós, testemunhas da misericórdia.

4 Ano Santo da Misericórdia
2016 Ano Santo da Misericórdia O que é Misericórdia? Misericórdia [ = miserere (ter compaixão) + cordis (coração) ] Misericórdia é sentir aquilo que a outra pessoa sente, fazer-se próximo de quem sofre, sofrer junto, ser solidário, não julgar, perdoar, envidar afetos e atitudes para caminhar com quem padece.

5 Fontes da Misericórdia
2016 Ano Santo da Misericórdia Fontes da Misericórdia São João Paulo II, afirmou que “a Igreja tem a missão de aproximar as pessoas das fontes da misericórdia do Salvador”, e destaca: A Palavra de Deus = a escuta e a meditação da Palavra de Deus permite-nos contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida; A Eucaristia alimenta-nos daquele Amor que nos conduz à solidariedade com o próximo. A Penitência = por ela obtemos da misericórdia de Deus o perdão dos pecados e damos o perdão a quem nos ofendeu.

6 Ano Santo da Misericórdia
2016 Ano Santo da Misericórdia Agir com Misericórdia Deus interessa-se por nós, deseja o nosso bem e quer ver-nos felizes, cheios de alegria e serenos Tal como Deus é misericordioso, assim somos chamados também nós a sermos misericordiosos uns para com os outros. O que o papa mais deseja é a misericórdia para com os pobres: ir às periferias, tocar na realidade do povo sofrido, curar as feridas, vencer a indiferença

7 Praticar as Obras da Misericórdia
2016 Ano Santo da Misericórdia Praticar as Obras da Misericórdia A Misericórdia de Deus torna-se visível no mundo em nosso agir. A pregação de Jesus nos apresenta sete obras de Misericórdia Corporais e Sete Obras Espirituais As Obras de Misericórdia se constituem em um projeto pessoal, comunitário e social de transformação e de crescimento na fé e no amor.

8 Obras da Misericórdia Corporais Espirituais Dar de comer...
Aconselhar os... Dar de beber Ensinar os ... Vestir os nus Corrigir os ... Acolher os... Consolar os... Perdoar as... Visitar doentes Suportar as... Visitar os presos Sepultar os mortos Rezar pelos...

9 Praticar as Obras da Misericórdia
2016 Ano Santo da Misericórdia Praticar as Obras da Misericórdia Afirma o papa: “É meu desejo que o povo cristão reflita, durante o Jubileu, sobre as obras da misericórdia corporal e espiritual. Será uma maneira de *acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida, perante o drama da pobreza, e de *entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina” (MV 15)

10 Ano Santo da Misericórdia
2016 Ano Santo da Misericórdia Receber Indulgências Nossos pecados deixam “marcas negativas”, das quais precisamos ser purificados nesta vida ou depois da morte A prática das boas obras - oração, penitência, caridade... - podem promover essa correção interior se nossa disposição para mudar de vida e de nos abrir à graça de Deus for sincera. Através da oração da Igreja, a misericórdia de Deus alcança o pecador. Esta ajuda que nos vem por meio da Igreja para nos libertar das marcas que o pecado provoca em nós, impedindo-nos de uma total abertura para o Cristo, é chamada de indulgência.

11 Para receber Indulgências
2016 Ano Santo da Misericórdia Para receber Indulgências Uma Confissão bem feita O Sacramento da Reconciliação permite tocar a grandeza da misericórdia, deixar-se envolver pela misericórdia divina, receber e dar o perdão. Pôr-se em peregrinação A peregrinação para chegar à Porta Santa será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão. A Porta Santa A Porta Santa é símbolo da busca do abraço da misericórdia de Deus. Passar pela porta é ouvir a voz de Jesus e segui-lo com plena confiança no amor de Deus.

12 O logotipo tem o lema do Ano da Misericórdia e a figura de Jesus, o Bom Pastor, que carrega alguém em seus ombros. O lema “Misericordiosos como o Pai”, retirado de Lucas 6,36, propõe viver a misericórdia no exemplo do Pai que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida (cf. Lc 6,37-38). Jesus, o Bom Pastor, é o Filho que carrega aos seus ombros o homem perdido. O Símbolo

13 O Símbolo * O desenho quer realçar o Bom Pastor que, com extrema misericórdia carrega sobre si a humanidade, e transforma o homem perdido de tal modo que o olhar do homem redimido assume as caraterísticas do Redentor. * Os três ovais concêntricos, de cor progressivamente mais clara para o exterior, sugerem o movimento de Cristo que conduz o homem para fora da noite do pecado e da morte. Por outro lado, a profundidade da cor mais escura também sugere o mistério do amor do Pai que tudo perdoa.

14 Encerramento do Jubileu 20.11.2016 – Cristo Rei
Ano Santo da Misericórdia Encerramento do Jubileu – Cristo Rei Como será o Encerramento? Será fechada a Porta da Misericórdia na Basílica de São Pedro e em todas as Igrejas Como fechar a porta santa? - com sentimentos de gratidão por este tempo de graça; confiando a vida da Igreja e do mundo a Cristo Misericordioso com o compromisso de ser imagem da misericórdia do Pai, levando às pessoas a bondade e a ternura de Deus!

15 Nas considerações finais da Bula (23-25), o papa pede:
Voltemos nosso pensamento para a Mãe da Misericórdia para pedir que nos acompanhe neste Ano Santo e sua vida sirva-nos de conforto e apoio no momento de atravessarmos a Porta Santa para experimentar os frutos da misericórdia divina. Nossa oração estenda-se também a tantos Santos e Beatos que fizeram da misericórdia a sua missão vital, de modo particular Santa Faustina Kowalska... Façamos do Ano Santo um momento extraordinário para viver, na existência de cada dia, a misericórdia que o Pai, desde sempre, estende sobre nós.

16 Misericórdia na Ação Pastoral Parte 2

17 Misericórdia na Ação Pastoral
Deus é misericórdia O Pai “rico em misericórdia” (Ef 2,4), depois de ter se revelado a Moisés como “Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade” (Ex 34,6), *não deixou de demonstrar a sua misericórdia ao longo da história... E *na plenitude do tempo mandou o seu Filho, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor... (Bula 1)

18 Jesus Cristo Rosto da Misericórdia do Pai
Misericórdia na Ação Pastoral Jesus Cristo Rosto da Misericórdia do Pai É Palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. É Ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. É a Lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. É Caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

19 Jesus Cristo Rosto da Misericórdia do Pai
Misericórdia na Ação Pastoral Jesus Cristo Rosto da Misericórdia do Pai Jesus rezou o salmo da misericórdia ao instituir a Eucaristia e viveu neste horizonte a sua paixão (cf. Mt 26,30). Tudo n’Ele fala de misericórdia (Ex: Mt 9,36; Lc 7, 15; Mt 15,37; Mc 5, 19). Parábolas dedicadas à misericórdia: núcleo da nossa fé (Lc 15, 1-32).

20 Igreja como sinal eficaz do agir de Deus
Misericórdia na Ação Pastoral Igreja como sinal eficaz do agir de Deus Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7) Que tenhamos em nós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (Fl 2,5) É a bem-aventurança na qual devemos inspirar-nos, com particular empenho, neste Ano Santo (MV nº 9).

21 Igreja como sinal eficaz do agir de Deus
Misericórdia na Ação Pastoral Igreja como sinal eficaz do agir de Deus A Igreja – mãe de coração aberto (DGAE 14) - tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa, com especial atenção “àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais” (DGAE 6).

22 Misericórdia na Catequese Parte 3

23 Agir Misericordioso na Catequese
Misericórdia na Catequese Agir Misericordioso na Catequese Catequista com o coração de Jesus Cristo Acolhe Escuta Respeita Não abandona

24 Agir Misericordioso na Catequese
Misericórdia na Catequese Agir Misericordioso na Catequese Catequista com o coração de Jesus Cristo Cuida das fraquezas e dificuldades dos catequizandos e famílias Age com marca da ternura Não espera, mas vai ao encontro

25 Agir Misericordioso na Catequese
Misericórdia na Catequese Agir Misericordioso na Catequese Catequista com o coração de Jesus Cristo Ajuda os catequizandos a conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-lo (DGAE 42) Faz-se ponte (= testemunho) entre o coração que busca Jesus Cristo e seu seguimento na comunidade de irmãos (DGAE 45)

26 Oração da Misericórdia
Consagrai-nos a todos com a unção do Espírito Santo para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem, proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos restaurar a vista.

27 Slides - Pe. Lino Brunel Diocese de Tubarão/SC FIM


Carregar ppt "2016 Jubileu Extraordinário da Misericórdia Parte 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google