A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CORRELAÇÃO ENTRE BUBER E MORENO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CORRELAÇÃO ENTRE BUBER E MORENO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CORRELAÇÃO ENTRE BUBER E MORENO
MATRIZ DE IDENTIDADE TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CORRELAÇÃO ENTRE BUBER E MORENO

2 INTRODUÇÃO  Matriz de Identidade – é o primeiro proces so ocorrido na criança sobre suas emoções. Este processo se divide em etapas:  Trabalhando com a identidade do Eu com o Tu  O indivíduo com o meio  Reconhecimento do Eu  Reconhecimento do Tu  E conhecimento dos outros.

3 FASES DA MATRIZ DE IDENTIDADE INDIFERENCIAÇÃO
► Nesta fase o Eu-Filho acha que tudo que é seu deve ser o mesmo de sua mãe. ► A criança não faz nada pra si mesma, necessita de alguém para ajudá-la. ► Esta fase é administrada pelos mecanismos introceptivos, ou seja, quando quer algo chora e o mundo realiza e é isso que dificulta a diferenciação do Eu-Tu.

4 SIMBIOSE ► Começa a caminhar para a diferenciação do Eu-Tu, mesmo que ligado ainda com sua mãe. ► Esta fase é governada pelo princípio do duplo, pois é como se estivesse presente um cordão umbilical psicológico. ► Assim o relacionamento do Eu (criança) com o Tu (mãe) servirá de padrão aos relacionamentos futuros.

5 RECONHECIMENTO DO EU ► A criança começa reconhecer a si mesma, percebe a separação do copo de sua mãe. ► Nesta fase a criança distingue e percebe sensações como dor e fome. ► Pode praticar o solilóquio (conversa consigo mesmo).

6 RECONHECIMENTO DO TU ► Trabalha junto com o reconhecimento do Eu, pois na medida em que nos conhecemos, passamos a conhecer aos outros também. ► As crianças comparam sua anatomia com a dos outros. ► Aprende que os outros reagem as nossas ações.

7 RELAÇÃO “EM CORREDOR” ► O Eu-Tu já estão reconhecidos, já sabe o que é o seu Eu e o que é o resto do mundo. ► Se relaciona com o Tu, mas ainda não consegue captar que o mundo dos outros é diferente do seu, sente-se única.

8 PRÉ - INVERSÃO ► Trocam de papéis com os brinquedos e cachorros, brincam de médico, ladrão e outros. ► Por enquanto só praticam a troca de papéis, ainda não conseguem tomar realmente o papel do outro.

9 TRIANGULAÇÃO ► A criança descobre que existe mais uma pessoa além só dela no relacionamento Mãe- Filho. ► O que se tem a fazer é mostrar para a criança que ela não irá se machucar tendo uma relação em três.

10 CIRCULARIZAÇÃO ► A criança entra em contato com amigos, então ocorre a socialização dela. ► Já está capacitada para se relacionar com mais pessoas.

11 INVERSÃO DE PAPÉIS ► Consegue trocar de papel com o outro, incluindo-se do outro lado. ► Pode perceber a si e ao outro. ► É a possibilidade de se ter uma comunicação verdadeira.

12 ENCONTRO ► É um fato de extrema entrega onde a espontaneidade e a liberdade são liberadas. ► Voltamos para dentro de nós e retornamos para a realidade fortes. ► E é a ida sem volta desse encontro que pode representar a entrada á loucura.


Carregar ppt "TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CORRELAÇÃO ENTRE BUBER E MORENO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google