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Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.

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1 Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell

2 Conceitos da Qualidade A ISO 9000:2000 define qualidade como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. Na ISO 10006 o enfoque é que a obtenção da qualidade é uma responsabilidade gerencial, requer o compromisso com a qualidade por todos os níveis da organização envolvidos no projeto, onde cada qual assume responsabilidade por seus respectivos processos e produtos.

3 Conceitos da Qualidade O guia PMBOK define qualidade como “o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”. Segundo o PMI, “um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso”.

4 Gerenciamento da Qualidade do Projeto A Gestão da Qualidade é uma das Áreas de Conhecimento necessárias para se gerenciar um projeto.

5 Gerenciamento da Qualidade do Projeto O Gerenciamento da Qualidade do Projeto inclui os processos essenciais para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi proposto. Deve ser direcionado para: Gerenciamento do Projeto Gerenciamento do Produto do Projeto

6 Gerenciamento da Qualidade do Projeto PlanejamentoGarantiaControle Os principais processos do gerenciamento da qualidade são:

7 Gerenciamento da Qualidade do Projeto Qualidade Funcionalidade

8 Gerenciamento da Qualidade do Projeto Importância da qualidade na Gestão de Projetos: Satisfação do cliente - entender, gerenciar e influenciar as necessidades de forma que as expectativas do cliente sejam atendidas. Prevenção ao invés de inspeção - o custo da prevenção de erros é sempre muito menor que o custo para corrigi-los. Responsabilidade da gerência - responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários o sucesso do projeto. Melhoria contínua - PDCA.

9 Visão Geral do Gerenciamento da Qualidade do Projeto

10 Planejamento da Qualidade Envolve identificar que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e como satisfazê-los; Deve ser executado regular e paralelamente com outros processos de planejamento do projeto; A qualidade é planejada, não inspecionada.

11 Planejamento da Qualidade

12 Garantia da Qualidade Atividades planejadas, sistematizadas e implementadas no sistema de qualidade para garantir que o projeto satisfaz os padrões de qualidade relevantes. Deve ser executada ao longo do projeto.

13 Garantia da Qualidade

14 Controle da Qualidade Monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar as formas para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.

15 Controle da Qualidade Deve ser realizada ao decorrer do projeto e nos produtos do projeto; A equipe pode ser externa ao projeto; Os resultados do projeto incluem tanto os resultados do produto quanto os resultados do gerenciamento do projeto.

16 Controle da Qualidade Prevenção (manter os erros fora dos processos) e inspeção (manter os erros fora das mãos do cliente). Amostragem por atributo (o resultado está conforme ou não) e amostragem por variável (os resultados são distribuídos numa escala contínua que mede o grau de conformidade).

17 Controle da Qualidade Causas especiais (eventos não usuais) e causas aleatórias (variações normais do processo). Tolerâncias (o resultado é aceitável se está dentro de um intervalo específico de tolerância) e limites de controle dos limites de controle).

18 Controle da Qualidade

19 Técnicas e Ferramentas As cartas de controle podem ser usadas para monitorar qualquer tipo de variável de saída. Exemplos: Monitorar as variações de custo e prazo; Volume e frequência de mudanças no escopo; Erros nos documentos do projeto.

20 Controle da Qualidade Técnicas e Ferramentas O gráfico ou diagrama de Pareto auxilia na priorização e tomada de decisão. Exemplos: Quais problemas solucionar primeiro; Quais custos devem ser reduzidos; Quais processos devem ser otimizados para impactar no tempo do projeto.

21 O Impacto da Qualidade no Gerenciamento de Projetos A Motorola economizou US$ 17 bilhões, entre 1986 a 2004, refletindo centenas de sucessos individuais em todas as áreas de negócios da Motorola, incluindo: Vendas e marketing; Design do produto; Fabricação; Atendimento ao cliente; Processos transacionais; Gestão da Cadeia de Suprimentos;

22 O Impacto da Qualidade no Gerenciamento de Projetos Outros conceitos atualmente difundidos

23 Referências PRUBEL, C. C. A Gestão da Qualidade e sua Importância em Projetos. Disponível em:. Acesso em: 01 maio 2016. GUIA PMBOK. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Terceira edição. Uma Norma Nacional Americana. Centro de Informática UFPE. Disponível em:. Acesso em: 31 abr. 2016

24 Dúvidas?

25 Obrigada!


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