A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Risco-país Componentes: Dalva Zilioto, Érica Cristina Bedin, Jair Roman Dallagnese, Tainara Dalla Corte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Risco-país Componentes: Dalva Zilioto, Érica Cristina Bedin, Jair Roman Dallagnese, Tainara Dalla Corte."— Transcrição da apresentação:

1

2 Risco-país Componentes: Dalva Zilioto, Érica Cristina Bedin, Jair Roman Dallagnese, Tainara Dalla Corte.

3 Objetivo geral O objetivo deste trabalho consiste estudar o índice econômico-financeiro EMBI+, também chamado de risco-país.

4 Objetivos específicos Discorrer acerca do conceito e determinação do risco- país; Verificar a influência exercida pelo EMBI+ na economia do país; Avaliar a evolução do risco-Brasil, relacionando-a com o processo de mudanças no contexto macroeconômico.

5 Considerações iniciais O conceito de risco-país surgiu no início dos anos 90, quando boa parte dos principais países em desenvolvimento renegociou sua dívida externa.

6 O que é O risco-país, também denominado Emerging Markets Bonds Index Plus (EMBI+), é uma medida do risco de se realizar transações financeiras e negócios com determinado país.

7 Determinação do risco-país Para medir o risco-país é efetuado um acompanhamento de uma série de indicadores econômicos e sociais dos países emergentes.

8 É calculado por agências de classificação de risco e bancos de investimentos:

9 Para padronizar a informação, foi criada uma pontuação básica: cada 100 pontos no risco representam 1% que os títulos de determinado país deveriam render a mais que os dos EUA.

10 Categorias de risco Risco político Risco mercadológico Risco geográfico

11 Efeitos na economia O risco-país implica em diferentes efeitos na economia. A depender da sua mensuração, pode influenciar negativa ou positivamente a situação econômica do país.

12 1998 – 2000 Com a instabilidade do real, ­a Crise asiática de 1997, seguida da Crise russa de 1998, aumento dos juros, baixos investimentos e um aumento na dívida pública externa do país.

13 2000 – 2002 Bolha da tecnologia, seguido dos ataques terroristas de 2001 no WORLD TRADE CENTER, demostrando o caos e o risco iminente de uma guerra mundial.

14 2008 – 2009 Bolha imobiliária, fechamento do quarto maior banco de crédito dos Estados Unidos (Lehman Brothers), o que causou pânico e travou o crédito, prejudicando também o nosso país.

15 2015 – 2016 Falta de credibilidade no governo e em sua equipe econômica.

16 Conclusão O crescimento econômico brasileiro depende da implementação de uma série de medidas, tanto de curto quanto de longo prazo. A busca por mecanismos que elevem a produtividade industrial do país, integrando-o às cadeias globais de produção, bem como a aplicação de ajustes à atual política, majorando a seriedade na condução das contas públicas brasileiras, tem papel decisivo na realocação do país no mercado internacional.

17


Carregar ppt "Risco-país Componentes: Dalva Zilioto, Érica Cristina Bedin, Jair Roman Dallagnese, Tainara Dalla Corte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google