A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestrante: Ythia Karla

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestrante: Ythia Karla"— Transcrição da apresentação:

1 Palestrante: Ythia Karla
Treinamento NR - 32 Palestrante: Ythia Karla

2 NR 32 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇO DE SAÚDE
PORTARIA MTE Nº 485, 11 DE NOVEMBRO DE 2005

3 NR 32.1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
ESTABELECE AS DIRETRIZES BÁSICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO À SEGURANÇA E À SAÚDE DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, BEM COMO DAQUELES QUE EXERCEM ATIVIDADES DE PROMOÇÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM GERAL

4 NR 32.1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
Profissionais mais conscientes sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho. Melhoria da qualidade de vida e do ambiente profissional. Mudança cultural e hábitos. Aumentar o interesse dos profissionais da área da saúde para o assunto, propiciando ampla discussão do problema.

5 O que a norma determina em relação ao risco biológico?
Agentes Biológicos: microrganismos, geneticamente modificados ou não: as culturas; os parasitas; as toxinas.

6 Quais são as medidas de proteção?
Lavar as mãos antes e depois do uso das mesmas e a cada troca de luvas. Trabalhadores com Feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica. Deve-se comunicar todo acidente ou incidente, com possível exposição a agentes biológicos, ao responsável pelo local de trabalho e a segurança do trabalho.

7 Quais são as medidas de proteção?
Os trabalhadores: Devem comunicar imediatamente todo acidente ou incidente, com possível exposição a agentes biológicos, ao SESMT; Que utilizam objetos perfuro cortantes são responsáveis pelo seu descarte.

8 O que está Vedado (Não é permitido)?
Utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; Ato de fumar; Uso de adornos; Lentes de contatos Reencape e a desconexão manual de agulhas

9 O que está Vedado (Não é permitido)?
Consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; Guarda de alimentos em locais não destinados para este fim; Uso de calçados abertos.

10 E quanto as Vestimentas?
Vestimenta de trabalho adequada e confortável; Não devem deixar o local de trabalho com os EPI e as vestimentas utilizadas.

11 E quanto aos riscos químicos? Como vai funcionar?
Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos; Deve ser identificado, de forma legível, com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento; É vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos; Uma cópia da ficha deve ser mantida nos locais onde o produto é utilizado; Deve ser feita por profissional qualificado; A utlização dos produtos químicos dever ser realizado em local apropriado; Fazer o uso do EPI.

12 Qual deve ser a postura de quem trabalha próximo às radiações?
permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento; estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteção radiológica; usar os EPIs adequados para a minimização dos riscos; estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante.

13 A NR-32 prevê algo para a questão dos resíduos?
A NR-32 dedicou especial atenção ao tratamento de resíduos, por suas implicações na biosegurança pessoal e no meio ambiente.

14 Resíduos Segregação A segregação consiste em separar e colocar os resíduos no local designado cercando-se de cuidados especiais para evitar o manuseio indevido ou seu desprendimento. Acondicionamento O acondicionamento consiste no ato de embalar corretamente os resíduos segregados, de acordo com as suas características, em sacos e/ou recipientes impermeáveis.

15 Transporte Interno e Externo
Transporte Interno: Movimento dos resíduos do ponto de geração até o local de armazenamento. Transporte Externo: Remoção dos resíduos do abrigo (armazenamento externo) da unidade de saída até o local de tratamento ou disposição final. Destinação final em aterro Disposição de resíduos no solo, sendo esse previamente preparado para recebe-lo.

16 Classificação dos Serviços de Saúde
RESÍDUOS PERFUROCORTANTE

17 Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D Infectante Químico Radioativo Comum Grupo E RESÍDUO PERFUROCORTANTE Perfurocortante

18 Resíduos – O que é bom saber?
Entre outros, podemos destacar: Os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem: preenchidos até 2/3 de sua capacidade; fechados de tal forma que não se permita o seu derramamento, mesmo que virados com a abertura para baixo; retirados imediatamente do local de geração após o preenchimento e fechamento; mantidos íntegros até o tratamento ou a disposição final do resíduo.

19 Resíduos – O que é bom saber?
Para os recipientes destinados a coleta de material pérfuro-cortante, o limite máximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal. O transporte manual do recipiente de segregação deve ser realizado de forma que não exista o contato do mesmo com outras partes do corpo, sendo vedado o arrasto.

20 Agradecemos a todos os colaboradores
Esperamos!!! Apresentar, mudanças benéficas que poderão ser alcançadas por meio da implantação da referida NR, uma vez que procedimentos e medidas protetoras são para promover a segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais entre os trabalhadores da área da saúde. Agradecemos a todos os colaboradores Departamento responsável: Segurança do Trabalho


Carregar ppt "Palestrante: Ythia Karla"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google