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Lisboa, 7 de Julho de 2010 1 Soluções tecnológicas para a fronteira terrestre Portuária Cartão Único e Despacho Electrónico Lídia Sequeira Presidente do.

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1 Lisboa, 7 de Julho de 2010 1 Soluções tecnológicas para a fronteira terrestre Portuária Cartão Único e Despacho Electrónico Lídia Sequeira Presidente do Conselho de Administração Administração do Porto de Sines, S.A. Lisboa, 7 de Julho de 2010 Encontro Ciência 2010

2 Lisboa, 7 de Julho de 2010 2 Nó Intermodal e Fronteira da UE  Segurança (Safety) e Controlo Ambiental  Protecção (Security)  Gestão de Tráfego Marítimo  Despacho Electrónico NAVIO: Acesso à Zona Internacional Parque: Depósito Temporário Ligação Terrestre: Acesso ao Espaço Comunitário Exemplo: Carga contentorizada Caracterização do contexto portuário (1/3)

3 Lisboa, 7 de Julho de 2010 3 Controlo de pessoas e viaturas Autoridade Portuária emitia cartões de acesso a zonas de acesso controlado (terminais com mercadorias perigosas); Autoridades de Fronteira, Marítima e Portuária, emitiam o “Cartão Azul”, para acesso à área portuária, internacional e aos navios; Instalações Portuárias emitiam cartões para acesso a áreas concessionadas. 3 cartões por pessoa e viatura Diferentes processos de pedido e de emissão Consequentes demoras e custos Caracterização do contexto portuário (2/3)

4 Lisboa, 7 de Julho de 2010 4 Controlo de navios e mercadorias Mais de 70 documentos em papel por cada escala de navio num porto; Controlo de mercadorias executado manualmente e à posteriori (documentos em papel entregues 1 a 2 dias depois dos eventos de movimentação): Média de transito mercadorias em porto e de despacho aduaneiro de 3 a 4 dias. Procedimentos diferentes em cada um dos portos e entregas repetidas da mesma informação às várias entidades. Duplicação de procedimentos Menor competitividade Consequentes demoras e custos Caracterização do contexto portuário (3/3)

5 Lisboa, 7 de Julho de 2010 5 1ª Frente de trabalho Implementação da Janela Única Portuária Despacho electrónico de pessoas, navios e mercadorias Via única de comunicação no portoSimplificação e aceleração de procedimentos Um porto moderno, deve dar prossecução ao estabelecimento de standards colaborativos com as diferentes entidades do porto, com vista ao desenvolvimento de processos e procedimentos simplificados em suporte electrónico.

6 Lisboa, 7 de Julho de 2010 6 Integração multicanal para qualquer cliente: Sistema Utiilizador EDIFACT Sistema Utiilizador FLAT FILE Sistema Utiilizador XML SDS SafeSeaNet VTS Costeiro Cartão Único Facturação XML Acesso Público no campus portuário SMS WEB e-mail WEB e-mail SMS

7 Lisboa, 7 de Julho de 2010 7 Ficha de Navio Aviso de Chegada Declaração Geral de Carga Manifesto de Importação Lista de Passageiros / Tripulantes ISPS Pontos de Relato Licença para Descarregar Lista de Descarga Manobra de Entrada Aviso de Saída Manobra de Saída Despacho de Largada Autorização de Saída de Mercadoria Ciclo do navio no porto

8 Lisboa, 7 de Julho de 2010 8 2ª Frente de trabalho Implementação do Cartão Único Portuário Foram desenvolvidos 11 procedimentos e respectivos workflows para dar resposta aos diversos tipos de pedidos de acesso às diversas instalações portuárias. I.P. A Autoridade Portuária responde no âmbito do acesso à área portuária O SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) responde no âmbito do acesso à zona internacional e aos navios A Capitania do Porto de Sines responde no âmbito do exercício de actividade nos navios. As Instalações Portuárias (concessionários) respondem no acesso à área concessionada

9 Lisboa, 7 de Julho de 2010 9 Pré-pedido pela empresa Validação do pré-pedido Validação do pedido Processamento do pedido Emissão/atribuição de cartão Pedido pela empresa Circulação de pessoas e viaturas Ciclo de autorizações de acesso

10 Lisboa, 7 de Julho de 2010 10 Cartão Foi desenvolvida uma maqueta para o cartão que materializa o sistema. O cartão pode ser apenas visual, banda magnética, RFID, com chip, … Indica a que zonas o utilizador tem acesso Indica as instalações portuárias a que o utilizador tem acesso

11 Lisboa, 7 de Julho de 2010 11 Equipamentos de Controlo Torniquetes Cancelas Leitores de cartões

12 Lisboa, 7 de Julho de 2010 12 Área Alargada TGL e TPQ 3 torniquetes + 2 cancelas + 4 leitores Edifício Técnico 2 leitores Quartel de Bombeiros 1 leitor Edifício Sede 5 leitores Porto de Recreio 4 cancelas + 12 leitores Porto de Serviços 1 leitor ZAL Intra-portuária 2 torniquetes + 3 cancelas + 7 leitores Portaria Leste 3 leitores Terminal Multipurpose (TMS) 1 torniquete + 2 cancelas + 4 leitores Terminal de Contentores (TCS) 2 cancelas + 11 leitores Vivendas 2 leitores Posto Médico 1 leitor Áreas controladas TOTAIS: 6 Torniquetes 11 Cancelas 53 Leitores

13 Lisboa, 7 de Julho de 2010 13 Solução integrada JUP/CUP Entradas a bordo Pedido pelo Agente Navegação na JUP Despacho pelas Autoridades Transmissão automática de dados para o CUP Portarias ficam com informação disponível Inserção das listas pelo Agente Navegação na JUP Despacho pela Autoridade de Fronteira Transmissão automática de dados para o CUP Portarias ficam com informação disponível Tripulantes e Passageiros

14 Lisboa, 7 de Julho de 2010 14 Indicadores Operacionais Janeiro 2008 – Junho 2010: N.º de Navios despachados electronicamente3.881Tonelagem de mercadoria declarada 62,255,786 tonsN. of Declarações Sumárias 283.681N.º de mensagens EDI enviadas/recebidas270.792N.º de pedidos CUP2.119N.º de tripulantes/passageiros despachados16.458N.º de entradas a bordo1.666N.º de cartões emitidos 18.124 Solução integrada JUP/CUP

15 Lisboa, 7 de Julho de 2010 15 Tempo Médio de Antecipação à Entrada (dias): 2,6Tempo Médio de Antecipação à Saída (dias): 0,5 Melhoria da competitividade do porto: 14.000TEU

16 Lisboa, 7 de Julho de 2010 16 Obrigado


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