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Gerenciamento de Equipes Virtuais GEP 08 Antônio Braga Caren Baldo Daniela Padilha Fernando Torres Jamila Abdallah Johnnie Locatelli Julio Silvello Ianaê.

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1 Gerenciamento de Equipes Virtuais GEP 08 Antônio Braga Caren Baldo Daniela Padilha Fernando Torres Jamila Abdallah Johnnie Locatelli Julio Silvello Ianaê Schervenski Isabel Domingos Melissa Esteves Paula Tambara

2 Contexto atual A tecnologia da informação permite hoje que se formem equipes virtuais com muita facilidade, confiabilidade e baixos custos. A tecnologia da informação permite hoje que se formem equipes virtuais com muita facilidade, confiabilidade e baixos custos. O acesso à tecnologia da informação, atualmente, encontra-se cada vez mais ao alcance de todos, não só nas grandes organizações, mas também nas empresas menores e até mesmo em casa. O acesso à tecnologia da informação, atualmente, encontra-se cada vez mais ao alcance de todos, não só nas grandes organizações, mas também nas empresas menores e até mesmo em casa.

3 “Pelas mesmas linhas telefônicas que antes levavam apenas vozes e estática, passam hoje ordens de compra, grandes somas de dinheiro, plantas de projetos de produtos, material de propaganda, reuniões e conferências”. (DAVENPORT, 1994, p. 47). “Pelas mesmas linhas telefônicas que antes levavam apenas vozes e estática, passam hoje ordens de compra, grandes somas de dinheiro, plantas de projetos de produtos, material de propaganda, reuniões e conferências”. (DAVENPORT, 1994, p. 47).

4 Essa evolução tecnológica vivenciada nos dias atuais, modificou a forma de se trabalhar. A tecnologia moderna permite que pessoas trabalhem em constante comunicação com outras pessoas, com o ambiente externo à organização, em diferentes horários, em casa, etc. Essa evolução tecnológica vivenciada nos dias atuais, modificou a forma de se trabalhar. A tecnologia moderna permite que pessoas trabalhem em constante comunicação com outras pessoas, com o ambiente externo à organização, em diferentes horários, em casa, etc. Na visão de Robbins, a informação passou a ser tratada de forma diferente através dos modernos equipamentos de informática. “A eletrônica digital, o armazenamento óptico de dados, computadores mais poderosos e portáteis que podem comunicar-se entre si estão mudando a maneira como a informação é criada, armazenada, utilizada e distribuída”. (ROBBINS, 2001, p. 7). Ou seja, utiliza-se a informação de maneira mais rápida, prática e eficaz. Na visão de Robbins, a informação passou a ser tratada de forma diferente através dos modernos equipamentos de informática. “A eletrônica digital, o armazenamento óptico de dados, computadores mais poderosos e portáteis que podem comunicar-se entre si estão mudando a maneira como a informação é criada, armazenada, utilizada e distribuída”. (ROBBINS, 2001, p. 7). Ou seja, utiliza-se a informação de maneira mais rápida, prática e eficaz.

5 Empresas virtuais A organização virtual pode ser entendida como aquela que aprofunda fortemente suas parcerias e terceirizações ou como aquela em que uma larga parcela de seus funcionários trabalha num determinado local e se comunica com o escritório, situado em outro. (Trope, 1999) A organização virtual pode ser entendida como aquela que aprofunda fortemente suas parcerias e terceirizações ou como aquela em que uma larga parcela de seus funcionários trabalha num determinado local e se comunica com o escritório, situado em outro. (Trope, 1999) É a organização que transcende fronteiras geográficas e troca informações a velocidades impressionantes através de bites e bytes, tudo acontece num espaço virtual. É a organização que transcende fronteiras geográficas e troca informações a velocidades impressionantes através de bites e bytes, tudo acontece num espaço virtual.

6 Características Empresas Virtuais Ênfase em equipes autônomas, dispostas em redes internas; Ênfase em equipes autônomas, dispostas em redes internas; Agilidade, fluidez, simplicidade na definição de todos os seus elementos; Agilidade, fluidez, simplicidade na definição de todos os seus elementos; Cargos flexíveis e formatados em torno da aquisição de novas competências; Cargos flexíveis e formatados em torno da aquisição de novas competências; Capacidade expandida de processamento da informação; Capacidade expandida de processamento da informação; Ênfase na mudança, criatividade e inovação; Ênfase na mudança, criatividade e inovação; Ambientes mutáveis e dinâmicos, dominados por tecnologias de ponta. Ambientes mutáveis e dinâmicos, dominados por tecnologias de ponta.

7 Equipes Virtuais “Grupos de trabalho formados por pessoas que interagem a distância, de forma provisória ou permanente, oriundas de uma empresa e/ ou rede da qual fazem parte, que utilizando-se de meios tecnológicos avançados para manter contato e executar suas atividades, buscam atingir objetivos comuns.” (Zimmer, 2001, p. 22) “Grupos de trabalho formados por pessoas que interagem a distância, de forma provisória ou permanente, oriundas de uma empresa e/ ou rede da qual fazem parte, que utilizando-se de meios tecnológicos avançados para manter contato e executar suas atividades, buscam atingir objetivos comuns.” (Zimmer, 2001, p. 22)

8 Características das Equipes Virtuais Temporalidade; Temporalidade; Interface; Interface; Utilização de tecnologias; Utilização de tecnologias; Transcendência; Transcendência; Finitude; Finitude; Participação. Participação.

9 Recursos utilizados na gestão de equipes virtuais Correio eletrônico Telefone e fax via internet Editoração de página na rede Conferência de dados e voz Videoconferência Fóruns de discussão Sistemas de bate-papo Sistema de reuniões eletrônicas Agendamento e programação Gerenciamento de projetos e atividades Sistema de fluxo de trabalho Gerenciamento do conhecimento

10 Competências necessárias para o profissional “virtual” Organização; Organização; Pró-atividade, capacidade de identificar e solucionar problemas; Pró-atividade, capacidade de identificar e solucionar problemas; Flexibilidade; Flexibilidade; Criatividade; Criatividade; Habilidade de negociação e comunicação; Habilidade de negociação e comunicação; Capacidade de auto-motivação para lidar com o isolamento; Capacidade de auto-motivação para lidar com o isolamento; Capacidade de adaptação as mudanças e facilidade com novas tecnologias; Capacidade de adaptação as mudanças e facilidade com novas tecnologias; Alta capacidade de conviver com ambigüidades. Alta capacidade de conviver com ambigüidades.

11 Vantagens 24 workflow, gerando grande produtividade e continuidade no trabalho por outro profissional em outro lugar do mundo; 24 workflow, gerando grande produtividade e continuidade no trabalho por outro profissional em outro lugar do mundo; Oportunidade de escolha pela mão de obra mais barata em qualquer lugar no mundo; Oportunidade de escolha pela mão de obra mais barata em qualquer lugar no mundo; Não há necessidade de grandes estruturas físicas; Não há necessidade de grandes estruturas físicas; Organograma extremamente flexível; Organograma extremamente flexível; Melhoria no atendimento pelo conhecimento das necessidades locais; Melhoria no atendimento pelo conhecimento das necessidades locais; Oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem dos funcionários pelo contato com diferentes culturas, línguas, tecnologias e informações. Oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem dos funcionários pelo contato com diferentes culturas, línguas, tecnologias e informações.

12 Desvantagens Necessidade de alta tecnologia, que geram altos investimentos às organizações; Necessidade de alta tecnologia, que geram altos investimentos às organizações; Dificuldade de comunicação entre membros da equipe pelas diferenças culturais; Dificuldade de comunicação entre membros da equipe pelas diferenças culturais; Legislações trabalhistas específicas por região; Legislações trabalhistas específicas por região; Dificuldade de gerenciamento pela ausência de controle cerrado; Dificuldade de gerenciamento pela ausência de controle cerrado; Dificuldade de motivar as equipes pelo distanciamento e pela diversidade cultural. Dificuldade de motivar as equipes pelo distanciamento e pela diversidade cultural.

13 Desafios para Gerenciamento das Equipes Mudança do estilo de gerenciamento por subordinação para o de parceria, explorando a autonomia, autocontrole, responsabilidade e empowerment. Mudança do estilo de gerenciamento por subordinação para o de parceria, explorando a autonomia, autocontrole, responsabilidade e empowerment. Cobrança por resultados e não por horas trabalhadas; Cobrança por resultados e não por horas trabalhadas; Negociação constante com as equipes para a busca do resultado ideal e cumprimento de prazos; Negociação constante com as equipes para a busca do resultado ideal e cumprimento de prazos; Procurar formas de estar presente e motivar sua equipe; Procurar formas de estar presente e motivar sua equipe; Agir como facilitador e flexibilizar seu estilo de comando; Agir como facilitador e flexibilizar seu estilo de comando;

14 Desafios para Gerenciamento das Equipes Estabelecer processos claros para evitar dispersões e retrabalhos; Estabelecer processos claros para evitar dispersões e retrabalhos; Administrar os conflitos culturais e emocionais; Administrar os conflitos culturais e emocionais; Ter uma comunicação clara e eficaz; Ter uma comunicação clara e eficaz; Utilizar da ferramenta de Avaliação 360º para uma avaliação mais justa e correta devido ao distanciamento. Utilizar da ferramenta de Avaliação 360º para uma avaliação mais justa e correta devido ao distanciamento.

15 Desafios para Gestão de Pessoas Encontrar meios de socialização e manutenção da cultura organizacional; Encontrar meios de socialização e manutenção da cultura organizacional; Definir novas políticas de RH adequadas ao novo formato de organização; Definir novas políticas de RH adequadas ao novo formato de organização; Conhecer a legislação trabalhista de todas as regiões onde a organização atua; Conhecer a legislação trabalhista de todas as regiões onde a organização atua; Novas formas de reconhecimento e valorização dos talentos, conforme seus resultados; Novas formas de reconhecimento e valorização dos talentos, conforme seus resultados; Distribuição de resultados individuais e por equipe; Distribuição de resultados individuais e por equipe; Utilizar de meios para diminuir as novas formas de doenças surgidas com essa forma de trabalho. Utilizar de meios para diminuir as novas formas de doenças surgidas com essa forma de trabalho.

16 Caso Prático: Dell


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