Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarcos Fagundes Mendonça Alterado mais de 7 anos atrás
1
Aprendizagem/ Brasil
2
Aprendizagem Significativa
3
David Paul Ausubel (1918 – 2008), Criador da Teoria da Aprendizagem significativa
4
Aprendizagem Significativa ● Ausubel – Semelhanças.... ….e diferenças com Piaget
5
Estrutura Cognitiva/ Subsunçor
6
Estrutura Cognitiva ● Hierarquia
7
Aprendizagem significativa ● Características:
8
Aprendizagem DESCOBERTA (Piaget) O aluno é desafiado a descobrir por si mesmo; RECEPÇÃO(Ausubel) Aula expositiva; Material potencialmente significativo;
9
Teoria da Assimilação Aquisição e organização do conhecimento = Modificação do conceito subsunçor.
10
Diferenciação Progressiva Processo de modificação do subsunçor a partir da introdução de uma nova informação. Ocorre na aprendizagem significativa subordinada.
11
Categorias de Aprendizagem Significativa ● Aprendizagem Representacional; ● Aprendizagem Conceitual; ● Aprendizagem Proposicional.
12
Aprendizagem Complementares Aprendizagem significativa Subordinada ● O novo conhecimento interage com os subsunçores, tornando o novo cheio de significado. ● Adquire maior estabilidade e clareza.
13
Formas de Aprendizagem Subordinação Ocorre de duas formas: DERIVATIVA ● CORRELATIVA Acontece quando a nova ideia é um exemplo, uma especificação de algo que já se sabe! Perdendo energia potencial e ganhando energia cinética.
14
Aprendizagem Superordenada Acontece quando, partindo dos subsunçores, se forma uma ideia mais geral, organizando os subsunçores como parte dessa ideia genérica. C1 C2 C3 cn C= C1U C2U C3U...Cn A ideia que se aprende é mais geral do que uma ideia que já se sabe!
15
Aprendizagem Combinatória Ocorre quando os conceitos são adquiridos com um fundo conceitual mais amplo que o individuo já adquiriu. Momento1: Conceitos do mesmo nível C1 C2 C3 Cn Momento 2: Conceitos relacionados formando uma estrutura abrangente e geral.
16
Reconciliação Integrativa Ocorre em dois momentos: Na preparação e no uso do material instrucional; No relacionamento das ideias nelas contidas;
17
Aprendizagem Significativa ● O trabalho do professor ● -Manipulação ● - Atração
18
Aprendizagem Significativa Manutenção da atenção Habilidade de comunicação Verificação da técnica da assimilação
19
Preparando um curso: Seleção dos resultados de aprendizagem. Sequenciação e verificação de pré-requisitos
20
Reconciliação interativa Avaliação Organizadores prévios Estratégias e recursos instrucionais
21
Com base no que vimos, como podemos construir uma aprendizagem significativa com os conteúdos da disciplina História?
22
Referências ● Moreira, M.A. (1983). Uma abordagem cognitivista no ensino da Física. Porto Alegre: ● Editora de Universidade. ● http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/referencias.html em 25 de março de 2012 http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/referencias.html ● http://www.famema.br/semanadeplanejamento/referenciais_teoricos_ausube.pdf em 25 de março de 2012 http://www.famema.br/semanadeplanejamento/referenciais_teoricos_ausube.pdf ● http://pt.scribd.com/doc/21742125/Aprendizagem-Significativa em 25 de março de 2012 http://pt.scribd.com/doc/21742125/Aprendizagem-Significativa ● http://www.lume.ufrgs.br/browse?order=ASC&rpp=20&sort_by=-1&etal=-1&offset=21205&type=author em 25 de março de 2012 http://www.lume.ufrgs.br/browse?order=ASC&rpp=20&sort_by=-1&etal=-1&offset=21205&type=author ● http://www.sbfisica.org.br/rbef/ojs/index.php/rbef em 25 de março de 2012 http://www.sbfisica.org.br/rbef/ojs/index.php/rbef
23
● http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/cgi- bin/search.cgi?fl=p&np=1&q=Marcia+Regina+Ferreira+de+Brito em 25 de março de 2012 http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/cgi- bin/search.cgi?fl=p&np=1&q=Marcia+Regina+Ferreira+de+Brito ● http://www.fisica-interessante.com/files/est2_5_-_aprendizagem_significativa.pdf em 25 de março de 2012 http://www.fisica-interessante.com/files/est2_5_-_aprendizagem_significativa.pdf ● http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2239/Textos/ASConceitos.pdf em 25 de março de 2012 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2239/Textos/ASConceitos.pdf ● http://www.scielo.br/pdf/pee/v7n1/v7n1a02.pdf em 25 de março de 2012 http://www.scielo.br/pdf/pee/v7n1/v7n1a02.pdf ● http://gw-ead.ufms.br:8080/xmlui/browse em 25 de março de 2012 http://gw-ead.ufms.br:8080/xmlui/browse
24
http://www.famema.br/semanadeplanejamento/referenciais_teoricos_ausube.pdf http://www.robertexto.com/archivo3/a_teoria_ausubel.htm,http://www.robertexto.com/archivo3/a_teoria_ausubel.htm http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/as-teorias-educacionais-e-suas- contribuicoes-para-a-pratica-pedagogica-na-atualidade-brasileira-3311605.html http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm http://www.penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico- 423354.shtml http://www.robertexto.com/archivo1/socio_construtivista.htm http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-pensamento-politico-e-pedagogico-de-paulo-freire- 463336.html http://www.conteudoescola.com.br/nossos-mestres/84-maria-montessori
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.