A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 São diagramas que indicam: relações entre conteúdos (significativamente) níveis hierárquicos (+ abrang.  - abrang.) Conceitos significativamente organizados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " São diagramas que indicam: relações entre conteúdos (significativamente) níveis hierárquicos (+ abrang.  - abrang.) Conceitos significativamente organizados."— Transcrição da apresentação:

1

2  São diagramas que indicam: relações entre conteúdos (significativamente) níveis hierárquicos (+ abrang.  - abrang.) Conceitos significativamente organizados  Mapas conceituais não implicam: classificação ( não se organizam por propriedades ) seqüência, direção,temporalidade (≠ diag. fluxo)

3 Aprendizagem Mediada Linguagem Mediação simbólica Inserção sociocultura l Pensamento generalizante ZDR ZDP Desenvolvimento cognitivo

4  Ɇ regras : formas, setas, símbolos em geral: escolhas arbitrárias do autor clareza, objetividade e máx. informaç. significados p/autor (conceitos + p-chave = proposição): - entendimento significados e relações (conceitos) - não são auto-explicativos  autor deve explicar  Ao explicar mapas conceituais, a pessoa externaliza significados e esta é uma das mais importantes características pedagógicas desse recurso.

5 Aprendizagem Mediada Linguagem Mediação simbólica Inserção sociocultura l Pensamento generalizante ZDR ZDP Desenvolvimento cognitivo

6  Planejamento de ensino (organizar signific. 1 ou + itens) : Conteúdos (unidade, disciplina, curso etc.) Objetivos de ensino Materiais e estratégias de ensino Materiais e estratégias de avaliação  Estratégia de ensino: Represent. concisas das estruturas conceit.ensinadas Preferível com conteúdos potencialmente significativos: Integração, diferenciação progressiva reconciliação integrativa

7 PLANO DE ENSINO MAPA DO PLANO DE ENSINO  Conteúdo: projeto de pesquisa  Objetivos: Geral: elaborar um projeto de pesquisa Específicos: - identificar qualitativamente os itens componentes de um projeto de pesquisa - redigir a proposta investigativa de acordo com cada item do projeto  Materiais: - projetor de slides  - material impresso  Estratégias : aulas expositivo- dialogadas  Avaliação : - análise dos projetos elaborados de acordo com a solicitação dos objetivos Slides impressos elaboraçãocomponentes Expositivo- dialogadas redação Analise segundo objetivos

8  Instrumento de aprendizagem: Integrar, diferenciar e conciliar conceitos Análise de artigos, textos, capítulos de livros, experimentos de laboratório etc.  Instrumento de avaliação: Externalização das compreensões, relações, etc.: Vizualizar a organiz. conceitual estabelecida Significados e relaç. sign. do ponto de vista do aluno Evidências de aprendizagem significativa

9 EXEMPLO 4:INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EXEMPLO 5: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO Subsunçores Mapas conceituais Org. prévios Conhecimento Organização significativa Ausubel Aprendizagem significativa Org.significativa Teorias cognitivistas Genética (Piaget) Sociocultural (Vygotsky) ?? Sistemas de informação Neurocognitiva...

10  Promover a aprendizagem significativa: Identificar estrutura de significados Identificar subsunçores necessários Identificar subsunçores na estrutura cognitiva Organizar seqüencialmente o conteúdo Selecionar materiais curriculares Promovendo diferenciação progressiva e reconciliação integrativa Organizadores prévios quando necessário

11 Mapa conceitual Organizar Seqüenc. conteúdos Materiais curriculares Reconciliação integrativa Diferenciação progressiva Estr. significados Subsunçores necessários e existentes

12 MMapas conceituais são idiossincráticos: - semelhanças e diferenças - Ɇ certo ou errado - significados atribuídos a conceitos e relações - não: pobreza de conteúdo e má compreensão NNão são avaliados com base em modelo: - e sim se evidenciam bom entendimento

13  GOBARA, S.T. (1986) Mapas conceituais no ensino de Física. Ciência e Cultura, 38(6):  MOREIRA, M.A. (1980) Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integradora. Ciência e Cultura, 32(4):  MOREIRA, M.A. e BUCHWEITZ, B. Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o ver epstemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1993.


Carregar ppt " São diagramas que indicam: relações entre conteúdos (significativamente) níveis hierárquicos (+ abrang.  - abrang.) Conceitos significativamente organizados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google