A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS TRÊS METODOLOGIAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES Dra. Elizabeth Teixeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS TRÊS METODOLOGIAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES Dra. Elizabeth Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1

2 AS TRÊS METODOLOGIAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES Dra. Elizabeth Teixeira

3  Metodologia no singular ou no plural? Um pouco de história ou quando tudo começou por volta de 1998  Afinal, quais são as três metodologias?

4 1ª METODOLOGIA

5 Dra. Profa. Elizabeth Teixeira Metodologia Acadêmica Os Três Atos Os Trabalhos Acadêmicos As Três Preocupações Resumos…Resenhas… Artigos…...Citação…Referências …Apresentação…

6  PARA DAR CONTA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO...  PARA DAR CONTA DE ATIVIDADES- EXERCÍCIOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO...

7 NÍVEISPEDRO DEMOMETODOLOGIA 1INTERPRETAÇÃO REPRODUTIVA RESUMO 2INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA RESENHA 3 RECONSTRUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA 4 CONSTRUÇÃO PESQUISA 5CRIAÇÃO TESE

8 RESUMINDO… QUAIS AS PRINCIPAIS IDÉIAS DO AUTOR?

9 RESENHANDO… QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?

10 REVISANDO… COMO REUNIR EM UM ÚNICO TEXTO TUDO QUE LI SOBRE O ASSUNTO?

11 . Resumo _____ Resenha. Resumo ____ 3a. Pessoa. Resumo ____ 1a. Pessoa. Resenha _____ 3a. Pessoa. Resenha ____ 1a. Pessoa. Resumo ____ Transcrição. Resumo ____Análise Própria. Resenha ____ Transcrição. Resenha ____ Análise Própria. Revisão ____ 1a. e 3a. Pessoa. Revisão ____ Transcrição e Análise Própria Matematizando….

12 2ª METODOLOGIA

13 Profa. Elizabeth Teixeira Profa. Elizabeth Teixeira Ciência com Consciência... Do Reducionismo ao Holismo Metodologia da Ciência Conhecimento… Ciência…Paradigmas … ?

14  PARA DAR CONTA DO PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A CIÊNCIA, OS PARADIGMAS E AS MUDANÇAS...  PARA DAR CONTA DE ATIVIDADES- EXERCÍCIOS QUE FAVORECEM O PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO...

15  O QUE PRIMEIRO LHE VEM A MENTE QUANDO OUVE OU LÊ A PALAVRA PARADIGMA? MODELO PADRÃO N EGRAR ORMA PRINCÍPIO

16 UM GRUPO DE CIENTISTAS COLOCOU 5 MACACOS NUMA JAULA. NO CENTRO DA JAULA PUSERAM UMA ESCADA E, SOBRE ELA, UM CACHO DE BANANAS. SOBRE PARADIGMAS…

17 QUANDO UM MACACO SUBIA A ESCADA PARA APANHAR AS BANANAS, OS CIENTISTAS LANÇAVAM UM JATO DE ÁGUA FRIA NOS QUE ESTAVAM NO CHÃO.

18 DEPOIS DE UM CERTO TEMPO, QUANDO UM MACACO IA SUBIR A ESCADA, OS OUTROS ENCHIAM-NO DE PANCADAS. PASSADO MAIS ALGUM TEMPO, NENHUM MACACO SUBIA MAIS A ESCADA, APESAR DA TENTAÇÃO DAS BANANAS.

19 ENTÃO, OS CIENTISTAS SUBSTITUÍRAM UM DOS CINCO MACACOS. A PRIMEIRA COISA QUE ELE FEZ FOI SUBIR A ESCADA, DELA SENDO RAPIDAMENTE RETIRADO PELOS OUTROS, QUE O SURRARAM. DEPOIS DE ALGUMAS SURRAS, O NOVO INTEGRANTE DO GRUPO NÃO MAIS SUBIA A ESCADA. UM SEGUNDO FOI SUBSTITUÍDO, E O MESMO OCORREU, TENDO O PRIMEIRO SUBSTITUTO PARTICIPADO, COM ENTUSIASMO, DA SURRA AO NOVATO.

20 UM TERCEIRO FOI TROCADO, E REPETIU-SE O FATO. UM QUARTO E, FINALMENTE, O ÚLTIMO DOS VETERANOS FOI SUBSTITUÍDO. OS CIENTISTAS FICARAM, ENTÃO, COM UM GRUPO DE CINCO MACACOS QUE, MESMO NUNCA TENDO TOMADO UM BANHO FRIO, CONTINUAVAM BATENDO NAQUELE QUE TENTASSE CHEGAR ÀS BANANAS

21 SE FOSSE POSSÍVEL PERGUNTAR A ALGUM DELES PORQUE BATIAM EM QUEM TENTASSE SUBIR A ESCADA, COM CERTEZA A RESPOSTA SERIA.... NÃO SEI, DESDE QUE CHEGUEI AQUI AS COISAS SEMPRE FORAM ASSIM !!!!!!

22 Dois pedreiros foram trabalhar numa mesma obra. O serviço era o mesmo: cortar pedras em blocos para a construção de uma grande catedral. Uma pessoa que ia passando, ao vê-los, perguntou o que estavam fazendo. O primeiro respondeu: estou cortando pedras em blocos. O segundo respondeu: estou construindo uma grande catedral. Qual a diferença entre os modos de ver e sentir o trabalho realizado? O que faz com que vejam e sintam de forma diferente?

23 ALBERT EINSTEIN DISSE QUE ERA MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO. A MEU VER… É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE MUDAR UM PARADIGMA...

24  É DIFICIL OU IMPOSSÍVEL MUDAR UM PARADIGMA?  POR QUE?  O QUE É REFORMAR?  REFORMAR É MUDAR?  O QUE É REVOLUCIONAR?  REVOLUCIONAR É MUDAR?  A CIÊNCIA FAZ REVOLUÇÕES DE PARADIGMA?  O QUE PODE PROVOCAR UMA REVOLUÇÃO NA CIÊNCIA?

25 3ª METODOLOGIA

26 Profa. Elizabeth Teixeira Profa. Elizabeth Teixeira Os Três Enfoques De Pesquisa O Relatório/TCC ? ? Metodologia Da Pesquisa O Pré-Projeto e os passos para chegar ao Projeto de Pesquisa 10 !

27  PARA DAR CONTA DO PROCESSO DE PESQUISA PASSO A PASSO...  PARA DAR CONTA DE ATIVIDADES- EXERCÍCIOS QUE FAVORECEM A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E RELATÓRIOS- TCC...

28 O QUE É PROJETAR? O QUE É PROJETAR?  PROLONGAR o pré-projeto  LANÇAR as escolhas realizadas  ARROJAR  ATIRAR em múltiplas direções  PLANEJAR passo a passo como irá desenvolver o estudo  JOGAR com as incertezas, o acaso e as emergências

29 Tipos de Projeto de Pesquisa  Se Projeto de Pesquisa de Revisão da Literatura- Pesquisa Bibliográfica, deverá ter duas partes: Introdução e Revisão Inicial. A metodologia será incluída na Introdução.  Se Projeto de Pesquisa Empírica- Pesquisa de Campo/ Pesquisa Prática-Experimental deverá ter três partes: Introdução, Revisão da Literatura, Metodologia.

30 Profa. Elizabeth Teixeira Profa. Elizabeth Teixeira Apêndices do Livro Modelo de Artigo Científico Modelo de Projeto de Pesquisa Modelos de Fichas de Avaliação

31  E então...as três metodologias tem aplicação na formação e na atuação de professores?  Quem tem experiências e quer trocar conosco aqui e agora?

32 etfelipe@hotmail.com

33 www.astresmetodologias.com

34

35


Carregar ppt "AS TRÊS METODOLOGIAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES Dra. Elizabeth Teixeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google