Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRuy Salazar Carneiro Alterado mais de 7 anos atrás
2
AS TRÊS METODOLOGIAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES Dra. Elizabeth Teixeira
3
Metodologia no singular ou no plural? Um pouco de história ou quando tudo começou por volta de 1998 Afinal, quais são as três metodologias?
4
1ª METODOLOGIA
5
Dra. Profa. Elizabeth Teixeira Metodologia Acadêmica Os Três Atos Os Trabalhos Acadêmicos As Três Preocupações Resumos…Resenhas… Artigos…...Citação…Referências …Apresentação…
6
PARA DAR CONTA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO... PARA DAR CONTA DE ATIVIDADES- EXERCÍCIOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO...
7
NÍVEISPEDRO DEMOMETODOLOGIA 1INTERPRETAÇÃO REPRODUTIVA RESUMO 2INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA RESENHA 3 RECONSTRUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA 4 CONSTRUÇÃO PESQUISA 5CRIAÇÃO TESE
8
RESUMINDO… QUAIS AS PRINCIPAIS IDÉIAS DO AUTOR?
9
RESENHANDO… QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
10
REVISANDO… COMO REUNIR EM UM ÚNICO TEXTO TUDO QUE LI SOBRE O ASSUNTO?
11
. Resumo _____ Resenha. Resumo ____ 3a. Pessoa. Resumo ____ 1a. Pessoa. Resenha _____ 3a. Pessoa. Resenha ____ 1a. Pessoa. Resumo ____ Transcrição. Resumo ____Análise Própria. Resenha ____ Transcrição. Resenha ____ Análise Própria. Revisão ____ 1a. e 3a. Pessoa. Revisão ____ Transcrição e Análise Própria Matematizando….
12
2ª METODOLOGIA
13
Profa. Elizabeth Teixeira Profa. Elizabeth Teixeira Ciência com Consciência... Do Reducionismo ao Holismo Metodologia da Ciência Conhecimento… Ciência…Paradigmas … ?
14
PARA DAR CONTA DO PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A CIÊNCIA, OS PARADIGMAS E AS MUDANÇAS... PARA DAR CONTA DE ATIVIDADES- EXERCÍCIOS QUE FAVORECEM O PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO...
15
O QUE PRIMEIRO LHE VEM A MENTE QUANDO OUVE OU LÊ A PALAVRA PARADIGMA? MODELO PADRÃO N EGRAR ORMA PRINCÍPIO
16
UM GRUPO DE CIENTISTAS COLOCOU 5 MACACOS NUMA JAULA. NO CENTRO DA JAULA PUSERAM UMA ESCADA E, SOBRE ELA, UM CACHO DE BANANAS. SOBRE PARADIGMAS…
17
QUANDO UM MACACO SUBIA A ESCADA PARA APANHAR AS BANANAS, OS CIENTISTAS LANÇAVAM UM JATO DE ÁGUA FRIA NOS QUE ESTAVAM NO CHÃO.
18
DEPOIS DE UM CERTO TEMPO, QUANDO UM MACACO IA SUBIR A ESCADA, OS OUTROS ENCHIAM-NO DE PANCADAS. PASSADO MAIS ALGUM TEMPO, NENHUM MACACO SUBIA MAIS A ESCADA, APESAR DA TENTAÇÃO DAS BANANAS.
19
ENTÃO, OS CIENTISTAS SUBSTITUÍRAM UM DOS CINCO MACACOS. A PRIMEIRA COISA QUE ELE FEZ FOI SUBIR A ESCADA, DELA SENDO RAPIDAMENTE RETIRADO PELOS OUTROS, QUE O SURRARAM. DEPOIS DE ALGUMAS SURRAS, O NOVO INTEGRANTE DO GRUPO NÃO MAIS SUBIA A ESCADA. UM SEGUNDO FOI SUBSTITUÍDO, E O MESMO OCORREU, TENDO O PRIMEIRO SUBSTITUTO PARTICIPADO, COM ENTUSIASMO, DA SURRA AO NOVATO.
20
UM TERCEIRO FOI TROCADO, E REPETIU-SE O FATO. UM QUARTO E, FINALMENTE, O ÚLTIMO DOS VETERANOS FOI SUBSTITUÍDO. OS CIENTISTAS FICARAM, ENTÃO, COM UM GRUPO DE CINCO MACACOS QUE, MESMO NUNCA TENDO TOMADO UM BANHO FRIO, CONTINUAVAM BATENDO NAQUELE QUE TENTASSE CHEGAR ÀS BANANAS
21
SE FOSSE POSSÍVEL PERGUNTAR A ALGUM DELES PORQUE BATIAM EM QUEM TENTASSE SUBIR A ESCADA, COM CERTEZA A RESPOSTA SERIA.... NÃO SEI, DESDE QUE CHEGUEI AQUI AS COISAS SEMPRE FORAM ASSIM !!!!!!
22
Dois pedreiros foram trabalhar numa mesma obra. O serviço era o mesmo: cortar pedras em blocos para a construção de uma grande catedral. Uma pessoa que ia passando, ao vê-los, perguntou o que estavam fazendo. O primeiro respondeu: estou cortando pedras em blocos. O segundo respondeu: estou construindo uma grande catedral. Qual a diferença entre os modos de ver e sentir o trabalho realizado? O que faz com que vejam e sintam de forma diferente?
23
ALBERT EINSTEIN DISSE QUE ERA MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO. A MEU VER… É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE MUDAR UM PARADIGMA...
24
É DIFICIL OU IMPOSSÍVEL MUDAR UM PARADIGMA? POR QUE? O QUE É REFORMAR? REFORMAR É MUDAR? O QUE É REVOLUCIONAR? REVOLUCIONAR É MUDAR? A CIÊNCIA FAZ REVOLUÇÕES DE PARADIGMA? O QUE PODE PROVOCAR UMA REVOLUÇÃO NA CIÊNCIA?
25
3ª METODOLOGIA
26
Profa. Elizabeth Teixeira Profa. Elizabeth Teixeira Os Três Enfoques De Pesquisa O Relatório/TCC ? ? Metodologia Da Pesquisa O Pré-Projeto e os passos para chegar ao Projeto de Pesquisa 10 !
27
PARA DAR CONTA DO PROCESSO DE PESQUISA PASSO A PASSO... PARA DAR CONTA DE ATIVIDADES- EXERCÍCIOS QUE FAVORECEM A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E RELATÓRIOS- TCC...
28
O QUE É PROJETAR? O QUE É PROJETAR? PROLONGAR o pré-projeto LANÇAR as escolhas realizadas ARROJAR ATIRAR em múltiplas direções PLANEJAR passo a passo como irá desenvolver o estudo JOGAR com as incertezas, o acaso e as emergências
29
Tipos de Projeto de Pesquisa Se Projeto de Pesquisa de Revisão da Literatura- Pesquisa Bibliográfica, deverá ter duas partes: Introdução e Revisão Inicial. A metodologia será incluída na Introdução. Se Projeto de Pesquisa Empírica- Pesquisa de Campo/ Pesquisa Prática-Experimental deverá ter três partes: Introdução, Revisão da Literatura, Metodologia.
30
Profa. Elizabeth Teixeira Profa. Elizabeth Teixeira Apêndices do Livro Modelo de Artigo Científico Modelo de Projeto de Pesquisa Modelos de Fichas de Avaliação
31
E então...as três metodologias tem aplicação na formação e na atuação de professores? Quem tem experiências e quer trocar conosco aqui e agora?
32
etfelipe@hotmail.com
33
www.astresmetodologias.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.