A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESCONSTRUINDO O PARADIGMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESCONSTRUINDO O PARADIGMA"— Transcrição da apresentação:

1 DESCONSTRUINDO O PARADIGMA
Ou vendo as coisas por um novo ângulo !

2 O QUE É UM PARADIGMA ? “ toda ciência repousa sobre um conjunto de teorias e pressupostos conceituais, metodológicos e metafísicos, que se incorporam dentro de um todo, que lhe serve de modelo ou padrão, chamado paradigma.” Thomas Kuhn, (A Estrutura das Revoluções Científicas,1962)

3 PARADIGMA ... É O QUE NOS IMPEDE DE VER E ACEITAR NOVAS IDÉIAS !
Suposições compartilhadas que determinam como percebemos o mundo !

4 PARALISIA DE PARADIGMA
O Paradigma determina: Objeto; Métodos; Interpretação do que é observado. O Paradigma se torna: auto-sustentável promove continuidade/ estabilidade limita a percepção CUIDADO QUANDO UM PARADIGMA VIRA O PARADIGMA !!!

5 UMA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências   Aqui está o mais puro exemplo de como paradigmas antigos interferem nas decisões mais atuais: A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.

6 UMA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Por que esse número foi utilizado? - Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.  

7 UMA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Por que os ingleses usavam esta medida? - Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias, e se utilizavam das mesmas ferramentas das carroças.

8 UMA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? - Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.

9 UMA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências E por que tinham esta medida? - Porque essas estradas foram abertas pelo antigo império romano,quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas.  

10 UMA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências E por que as medidas das bigas foram definidas assim? - Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!

11 UMA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Finalmente... O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los mais largos, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

12 MORAL DA HISTÓRIA... O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.  

13 OUTRA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.  Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

14 OUTRA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

15 OUTRA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

16 OUTRA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

17 OUTRA HISTÓRIA DE PARADIGMA
... e suas Conseqüências Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:  “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...”

18 UM CONSELHO ... ... Não deixe de se questionar
de tempos em tempos porque está batendo e apanhando.

19 MUDANÇA DE PARADIGMA Flexibilização dessa base
Mudança nas “regras do jogo” (Oceano Vermelho x Azul ) Paradigmas novos colocam em risco todos os que praticam o paradigma antigo

20 MUDANÇA DE PARADIGMA O exercício de olhar o mundo sob ângulos diferentes EXIGE: “Abrir Mão” dos Pré-Conceitos/ Mudança de Atitude (cognitiva, emocional e comportamental) – aceitar o desconhecido/ risco da ausência de pré-conceitos ( os preconceitos facilitam a nossa vida, porque partimos de algo que já nos é conhecido!) Não ter medo de errar Não se preocupar se as idéias são bobas ou impossíveis

21 MUDANÇA DE PARADIGMA Então nós fomos para a Atari e dissemos:
- “Nós fizemos essa coisa construída com algumas peças de vocês; o que acham de nos financiar ? Também podemos dá-la para vocês. Só queremos produzi-la. Paguem nossos salários e trabalharemos para vocês”. E eles disseram: - “Nós não queremos vocês. Vocês nem terminaram a faculdade”. Steve Jobs, fundador da Apple, sobre as tentativas de atrair o interesse para o computador pessoal projetado por ele e Steve Wosniak

22 MUDANÇA DE PARADIGMA Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriu que as canetas esferográficas não funcionavam com gravidade zero. Para resolverem este enorme problema, empregaram uma década e 12 milhões de dólares. Conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo da água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de zero até mais de 300 graus Celsius…. Os Russos levaram o lápis!

23 MODELO DAS QUATRO ESTAÇÕES
que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? (MIOPIA DE MKT) que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?

24 Matriz eliminar-reduzir-criar-elevar
Função sentar Reduzir ? Conforto Criar??? Elevar????

25 DESAFIO .....


Carregar ppt "DESCONSTRUINDO O PARADIGMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google