A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof°: Leandro Penitente. QUEM SÃO OS BENDITOS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof°: Leandro Penitente. QUEM SÃO OS BENDITOS?"— Transcrição da apresentação:

1 Prof°: Leandro Penitente

2 QUEM SÃO OS BENDITOS?

3

4 SALMOS 104:24 Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

5

6 A COBRA CEGA É UM MAMÍFERO, AVES, RÉPTIL OU ANFÍBIO?

7 ANFÍBIO

8 Invertebrado Possui a pele úmida Anéis no comprimento do corpo

9 CARACTERÍSTICAS DOS ANFÍBIOS ANFÍBIOS ambos os ladosvida Animais Invertebrado (Não possuem a coluna vertebral) Noturnos = Saem a noite para caçar. Habitam locais úmidos Geralmente perto de lagos, rios, brejos, etc.. Animais ECTOTÉRMICO = Temperatura do corpo varia com a do meio.

10 CARACTERÍSTICAS DOS ANFÍBIOS São animais aquáticos Não existe anfíbios marinhos Precisam da água para se reproduzir. Possui dois pares de patas

11 REPRODUÇÃO DO ANFÍBIOS O macho Coaxa (Canta) A fêmea é atraída O macho abraça a fêmea A fêmea libera os óvulos (Na água) O macho libera os espermatozoides (Na água) Há concepção formando os ovos Os ovos NÃO possuem cascas Estão revestidos por uma substância gelatinosa.

12 REPRODUÇÃO DOS ANFÍBIOS Fecundação é externa Depende OBRIGATORIAMENTE da água

13 METAMORFOSE Transformação da larva de um anfíbio (Girino) até se transformar na fase adulta.

14 REPRODUÇÃO DOS ANFÍBIOS Os ovos começam a se desenvolver desde quando são liberados. 1° Fase: Girinos (Vida exclusiva aquática) 1° Estágio: Não tem abertura bucal e apresentam brânquias externas. 2° Estágio: Desenvolvem os opérculos (recobrem as brânquias). 3° Estágio: Desenvolvimento dos membros posteriores e anteriores. 4° Estágio: Formação dos pulmões. 5° Estágio: Encolhimento da cauda.

15 METAMORFOSE GIRINO

16

17

18 PELE DOS ANFÍBIOS Úmida Ausência de escamas e pelos Permeável a água Indefeso contra a desidratação Motivo a viverem em locais úmidos Existem glândulas produtoras de muco, o que deixa a pele lisa e escorregadia A secagem do muco impede as trocas gasosas, levando a animal a morte.

19 RESPIRAÇÃO DOS ANFÍBIOS Girino = Brânquias Adulto = Pulmões e pele (Cutânea)

20

21 ALIMENTAÇÃO DOS ANFÍBIOS INSETOS VERMES Alimentam-se de animais vivos, sendo atraído pelos seus movimentos Em caso de falta de alimento, podem pratica o canibalismo.

22 IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA Controle de pragas

23 CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA ORDENS Anuros = Sem Cauda na fase adulta. Urodelos = Possuem cauda na fase adulta. Ápodes = Sem pés.

24 ANUROS Fecundação externa (Em água) Não possuem cauda na fase adulta

25 DIFERENÇA DOS ANUROS Sapo = Possui a pele mais rugosa Perereca = Possui as ventosas (Discos nos dedos) Rãs = Menores e possui as patas traseiras mais desenvolvidas.

26

27 URODELOS Animais Raros Possuem cauda na fase adulta Fecundação é interna EX: Salamandra, Tritão Chinês Tritão Chinês Salamandra

28 ÁPODES Possui o corpo cilíndrico, comprido e sem patas Vivem em ambientes aquáticos ou enterrados no solo Alimentam-se de pequenos vertebrados Cobra-cega Ou Cecília

29 ANATOMIA DO SAPO

30 ATIVIDADES Leitura da página 161 a 166 Responder os exercícios da página 164; 167.


Carregar ppt "Prof°: Leandro Penitente. QUEM SÃO OS BENDITOS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google