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Cores Anderson Medeiros Gomes. Roteiro Radiação Eletromagnética Luz Cor Percepção da Cor Sistema de Cores RGB Sistema de Cores CMYK Sistema de Cores HSV.

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1 Cores Anderson Medeiros Gomes

2 Roteiro Radiação Eletromagnética Luz Cor Percepção da Cor Sistema de Cores RGB Sistema de Cores CMYK Sistema de Cores HSV Conversão RGB para HSV Conversão HSV para RGB Conversão RGB para CMY Conversão CMY para RGB Referências...

3 Radiação Eletromagnética É uma combinação entre um campo elétrico e um campo magnético, que se propagam no espaço e transmitem energia.

4 Luz Porção do espectro eletromagnético a que o olho humano é sensível.

5 Luz (2) Porção do espectro eletromagnético a que o olho humano é sensível.

6 Cor Informações interpretadas pelo sistema nervoso humano logo que ondas eletromagnéticas atingem células especializadas da retina. A cor branca é a superposição de todas as ondas eletromagnéticas do espectro da luz, com amplitudes iguais. A cor negra é a ausência total de ondas pertencentes a esse espectro. A cor de um objeto é dada pela superposição das ondas que incidem sobre o mesmo e refletem até os nossos olhos. Um objeto tem cor azul porque, ao incidir sobre ele um feixe de luz branca, o objeto faz refletir para os nossos olhos somente as ondas de comprimento próximo a 462nm. Ao incidir sobre esse mesmo objeto um feixe de luz vermelha, qual será a cor do objeto?

7 Percepção da Cor No homem, a percepção de cor é tricromática - existem na retina 3 grupos de células fotossensíveis - nomeadas ”cones” - que diferenciam entre si pelo intervalo do espectro da luz que reconhecem. Os cones Short, Medium e Long reconhecem, respectivamente, os componentes Azul, Verde e Vermelho da fonte de luz. Teste de cores de Ishihara - detecção de problemas de sensibilidade a cores (daltonismo). Arquivo ishihara.pps.ishihara.pps

8 Sistema de Cores RGB Cores obtidas aditivamente. Cores Primárias Vermelho Verde Azul Cores Secundárias Amarelo = Vermelho + Verde Magenta = Vermelho + Ciano Ciano = Verde + Azul Sistema utilizado com emissores de luz (monitores, projetores, etc). Maneira mais comum de representar cores em programas.

9 Sistema de Cores CMYK Cores obtidas subtrativamente. Cores Primárias Ciano Magenta Amarelo Preto Cores Secundárias Azul = Ciano + Magenta Verde = Ciano + Amarelo Vermelho = Magenta + Amarelo Maneira com que as impressoras coloridas produzem cor.

10 Sistema de Cores HSV Hue (Tonalidade) - tonalidade da cor, entre 0º e 360º. Saturation (Saturação) - pureza da cor, entre 0 e 100%. Value (Valor) - intensidade da cor, entre 0 e 100%. Talvez não exista hardware que funcione com esse sistema de cor, mas softwares gráficos decentes devem reconhecê-lo!

11 Conversão RGB > HSV

12 Conversão HSV > RGB

13 Conversão RGB > CMY

14 Conversão CMY > RGB

15 Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_electromagn%C3%A9tica http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor http://www.cbu.edu/~jvarrian/252/emwave.html http://br.geocities.com/neurokidsbr/Vision.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Rgb http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK http://pt.wikipedia.org/wiki/Hsv http://graphs.ucpel.tche.br/luzzardi/Sandro_Cor.ppt http://en.wikipedia.org/wiki/Color_vision http://www.isoolhos.com.br/upload/ishihara.pps http://www.google.com/ http://en.wikipedia.org/wiki/Optical_illusion

16 Recreio...

17 Recreio (2)

18 Recreio (3)

19 Recreio (4)

20

21 Recreio (5)

22 Recreio (6)

23 Recreio (7)


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