A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização."— Transcrição da apresentação:

1 CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta fcpaletta@usp.br A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

2  A Cultura Organizacional e os Serviços de Informação  A Organização: Missão, Visão, Estrutura Organizacional  Linguagem e Cultura Organizacional  Elaboração do Perfil do Potencial Usuário

3 Metodologia: O que é “Gestão da Mudança”? Gestão da Mudança é o processo de alinhamento das pessoas e da cultura organizacional, com mudanças que ocorrem no nível da estratégia, da operação, da estrutura, dos sistemas e de processos na organização Change Management Sentido de responsabilidade e comprometimento com a mudança Melhoria sustentável e mensurável Maior capacidade para obter mudanças futuras A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

4 Entendemos que processos de mudança de magnitude, tem impacto nas principais dimensões da organização: estratégia, estrutura, processos, sistemas, cultura organizacional, pessoas. GAP Situação Atual Situação Futura Mudanças Organizacionais são usualmente quantificáveis e passíveis de verificação e previsão. Portanto, podem ser planejadas e controladas Mudanças individuais são imprescindíveis para o processo de transição, sem elas as mudanças organizacionais não acontecem. Mas, são mais complexas e não podem ser controladas e nem quantificadas com precisão. Amplitude da Mudança Visao Geral da Abordagem do Processo de Mudanças - Amplitude da Mudança Qual o Papel da Informação neste Contexto?

5 Gestão da Mudança - As Pessoas no Contexto da Mudança Sedução pelo novo Desejo de mudar TRANSIÇÃO Estado Futuro Estado Atual Sentimento de Perda Medo da mudança + - Padrão de Referência A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

6 As várias faces da mudança Gestão da Mudança - As várias faces da mudança Mudança Positiva Negativa Mudança Proativa Reativa A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

7 7 Mudança de Comportamento: Conceitos O que é uma Mudança Estratégica Processos de Mudança Resistência e Compromisso Papéis Poder de Recuperação Trabalho em Equipe Cultura G B I Mudança de Comportamento

8 COMPROMETIMENTO: Entendendo e Agindo sobre os Elementos Críticos Mudança Organizacional - COMPROMETIMENTO: Entendendo e Agindo sobre os Elementos Críticos ATORES CAMPO DE FORÇAS RESISTÊNCIA À MUDANÇA Forças Propulsoras Forças Restritivas MUDANÇA A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

9 COMPROMETIMENTO: Mapeando os Atores da Mudança Patrocinador Dirigente de alto nível que “compra” a idéia Remove barreiras, dá suporte e protege o processo na organização Agente Conduz o processo de mudança na prática Ultrapassa obstáculos De Defesa Acredita na idéia Percebe benefícios “vende” a idéia na organização Dá suporte às ações De Acusação Desacredita Introduz o teste da realidade Procura e cobra pelos resultados “detona” a idéia na organização ADVOGADOS ALVOS São aqueles ou aquilo que estamos tentando mudar Envolve todos aqueles que sentirão “na pele” a mudança A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

10 Situação Atual Situação Futura GAP Barreiras Consenso Futuro GAPs Barreiras Oportunidades Caminhos Change Master Plan O que fazer Como fazer Quando fazer Projeto A B C Abordagem Metodológica - Gestão da Mudança A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

11 Visão Geral do Modelo  Todos os aspectos de mudança devem ser tratados sistematicamente: O Modelo de Burke-Litwin Metodologia Aplicada: O Modelo de Burke-Litwin A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

12 Gestão da Liderança Gestão dos Stakeholders Processo de Comunicação Alinhamento Organizacional Preparo / prontidão para a Mudança Gestão da Performance/ RH Treinamento e Gestão do Conhecimento Planejamento da Mudança Aspectos Relevantes Gestão da Mudança - Aspectos Relevantes A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

13 SITUAÇÃO ATUAL GESTÃO DOS STAKEHOLDERS COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO DOS IMPACTOS ORGANIZACIONAIS (AÇÕES ESPECÍFICAS) VISÃO DO FUTURO Gaps, riscos, barreiras e oportunidades IMPLEMENTAÇÃO E SUSTENTAÇÃO Metodologia Change Management A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

14 SITUAÇÃO ATUAL VISÃO DA MUDANÇA IMPLEMENTAÇÃO E SUSTENTAÇÃO Processos Organização e Gestão Cultura e Valor Liderança e Estilo Tecnologia e Infraestrutura Usuários Cultura e Valor Liderança e Estilo Requisitos de Gestão, Tecnologia, Infra-estrutura Requisitos Organizacionais e de Processo Articulação entre poder, estrutura e gestão Assertividade dos indicadores e sistema de informação Gestão e Performance do RH Treinamento, Educação e Conhecimento ESTRATÉGIA E DIRECIONADORES RESULTADO, DESEMPENHO E PAY-BACK DO INVESTIMENTO Necessidades de Negócio Perfil de Competências Requerido Efetividade novos processos, gestão e organização Liderança, Estilo e Cultura Abordagem Metodológica - Gestão da Mudança A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

15 Características da Mudança Gestão da Mudança - Características da Mudança A mudança não é facilmente entendida e aceita pelas pessoas Quais serão minhas prioridades? Farei meu trabalho de forma diferente? ??? Eu não sei fazer e agora? Ilustração: Maringoni A quem recorrer quando tiver dúvidas? Não está quebrado. Por que consertar? Como explicaremos a mudança para os outros? Será que eu vou perder poder? O que os outros vão pensar? Entendi, mas não gosto! Acontecerã o cortes por aqui? A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

16 Feedback / Gestão da Mudança - Feedback / Comunicação Fases da Comunicação Para que a comunicação seja efetiva, ela precisa satisfazer necessidades de informações específicas para cada segmento do ciclo de vida do processo de mudança. Assim como as respostas pessoais variam de acordo com a evolução do projeto, também os objetivos e mensagens da comunicação variam com o projeto. A estratégia de comunicação abrange quatro fases; 1. Entendimento 2. Questionamento 3. Aceitação 4. Sustentação Link entre Comunicação e a resposta à Mudança Entendimento Sustentação Questionamento Aceitação Ciclo de Vida da Mudança Expectativa Expectativas Objetivos Atingidos A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

17 Gestão da Mudança - Reações as mudanças As pessoas tem sentimentos diversos e ambíguos durante a mudança Imobilização RESPOSTA EMOCIONAL TEMPO Ativa Passiva Recusa Raiva Barganha Teste Depressão Aceitação A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

18 Gestão da Mudança - FLEXIBILIDADE: mudando a mudança  monitorando o ambiente  interno  externo  monitorando os grupos de poder  tratando as informações  tomando decisões A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

19 A Equação da Mudança Bem Sucedida IMPLANTAÇÃO BEM SUCEDIDA NECESSIDADE VISÃO MEIOS COMPROMETIMENTO FLEXIBILIDADE IBS = N + V + M + C + F +R RECOMPENSA aa A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização

20 Conclusão & Debate

21 CBD0244 ESTUDO DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO Discussão e Conclusão

22 Próxima Aula Produzir Novo Conhecimento Informação Agente de Mudanças Conhecimento Adquirido Serviço de Informação Contexto Organizacional

23 Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta fcpaletta@usp.br CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização


Carregar ppt "CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google