A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR."— Transcrição da apresentação:

1 ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR

2 ALOTROPIA  Fenômeno no qual um elemento químico pode formar diferentes substâncias simples, denominadas formas alotrópicas ou variedades alotrópicas.  As formas alotrópicas podem diferenciar-se na atomicidade (número de átomos) ou na estrutura cristalina. Elas possuem propriedades físicas diferentes, porém, propriedades químicas semelhantes.

3 A ALOTROPIA NO OXIGÊNIO gás oxigênio (O 2 ) gás oxigênio (O 2 )O gás ozônio (O 3 ) gás ozônio (O 3 ) As formas alotrópicas se diferenciam pela atomicidade.

4 A MOLÉCULA DE OZÔNIO

5 A FORMAÇÃO DO OZÔNIO

6

7 COMO A CAMADA DE OZÔNIO PROTEGE A TERRA? Quimicamente, temos: COMO SE FORMA O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO? Os CFCs sobem lentamente para camadas superiores à camada de ozônio. Os raios ultravioletas decompõe os CFCs, liberando átomos de Cloro (Cl). O cloro como é mais denso, desce, voltando para a camada de ozônio, destruindo-o. Quimicamente, temos:

8 A ALOTROPIA NO CARBONO Carbono (C) C (gr) = grafite C(d) = diamante C(n) = fulerenos

9 Carbono (grafite) APLICAÇÕES APLICAÇÕES. contatos elétricos,. equipamentos para altas temperaturas,. lubrificantes sólidos.. bom condutor de calor e eletricidade ao longo das camadas.

10 Carbono (diamante) O diamante possui uma estrutura com átomos extremamente unidos, sendo a substância natural mais dura existente no mundo.

11 FULERENOS – C(n) Os fulerenos são formados por uma rede de pentágonos e hexágonos unidos na forma de uma esfera. Os carbonos possuem hibridização sp², formando ligações simples com três outros átomos de carbono, restando um elétron de cada carbono, que fica deslocalizado num sistema que atribui à molécula o caráter aromático. Os fulerenos são formados por uma rede de pentágonos e hexágonos unidos na forma de uma esfera. Os carbonos possuem hibridização sp², formando ligações simples com três outros átomos de carbono, restando um elétron de cada carbono, que fica deslocalizado num sistema que atribui à molécula o caráter aromático.

12 FULERENOS – C(n) Existem fulerenos com quantidades diferentes de átomos de carbono. Existem fulerenos com quantidades diferentes de átomos de carbono. C 20,C 60, C 70, C 100, C 180, C 240, C 540. C 20,C 60, C 70, C 100, C 180, C 240, C 540. APLICAÇÕES DOS FULERENOS. lubrificantes,. semicondutores,. supercondutores,. ponto de partida na síntese de novos fármacos.

13 . 1000X MELHOR CONDUTOR DE ELETRICIDADE QUE O COBRE.. 100X MAIS RESISTENTES À TRAÇÃO QUE O AÇO.. NANOPROCESSADO- -RES MAIS RÁPIDOS QUE OS ATUAIS DE SILÍCIO.. COLETES À PROVA DE BALA E ROUPAS ESPACIAIS.

14

15 ALOTROPIA NO FÓSFOROP P 4 – FÓSFORO BRANCO P(n) – FÓSFORO VERMELHO

16 ALOTROPIA NO FÓSFORO O fósforo branco – P 4 - é uma substância que pode queimar espontaneamente se estiver em contato com o oxigênio do ar. Por isso, é guardado submerso em água. O elemento fósforo também forma macromoléculas, isto é, moléculas muito grandes, nas quais estão presentes milhões de átomos. Elas são representadas por P(n) e pertencem à substância denominada fósforo vermelho. Esta variedade alotrópica não precisa ser guardada submersa em água, uma vez que não apresenta a propriedade de queimar espontaneamente em contato com o ar. O fósforo branco – P 4 - é uma substância que pode queimar espontaneamente se estiver em contato com o oxigênio do ar. Por isso, é guardado submerso em água. O elemento fósforo também forma macromoléculas, isto é, moléculas muito grandes, nas quais estão presentes milhões de átomos. Elas são representadas por P(n) e pertencem à substância denominada fósforo vermelho. Esta variedade alotrópica não precisa ser guardada submersa em água, uma vez que não apresenta a propriedade de queimar espontaneamente em contato com o ar.fósforo vermelhofósforo vermelho

17 ESTRUTURA DA MOLÉCULA VISTA LATERAL ALOTROPIA NO ENXOFRE - S 8

18 Enxofre Rômbico (α) Enxofre Monoclínico (β) ENXOFRE COM ESTRUTURAS CRISTALINAS DIFERENTES

19 LIGAÇÃO METÁLICA

20 Os átomos de metais, ao perderem elétrons, tornam-se cátions. Esses cátions permanecem unidos graças aos elétrons livres (mar de elétrons) que rodeiam os cátions.

21 LIGAS METÁLICAS São misturas de metais, podendo ocorrer a presença de semi-metais e ametais em pequenas quantidades. Exemplos Aço = Fe + C Bronze = Cu + Sn Latão = Cu + Zn Ouro 18K = Au + Ag / Cu Ouro branco = Au + Ag + Pt + Pd Amálgama dental = Hg + Ag + Cu + Sn

22 CARACTERÍSTICAS DOS METAIS. Alta condutibilidade elétrica e térmica.. Brilho característico.. Altos pontos de fusão e ebulição.. Resistência à tração.. Maleabilidade (podem ser transformados em lâminas).. Ductibilidade (podem ser transformados em fios).


Carregar ppt "ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google