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Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.

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1 Prof. Claudio Benossi 1

2 O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso

3 Sucesso 3

4 Comunicação Empresarial 4 #partiu#comunicação#empresarial

5 Comunicação Empresarial Definição: Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou uma entidade junto aos seus públicos de interesse ou à opinião pública. 5

6 Comunicação Empresarial “A linguagem, uma construção social da humanidade através dos tempos, é o instrumento usado para comunicação.” (PIMENTA, 2006, p. 24) 6

7 Formas de Comunicação Oral Escrita Científica Musical 7

8 Signos A linguagem é um conjunto de signos com regras para serem combinadas. O signo é qualquer coisa que faz referência a outra coisa ou ideia. Significante é a forma concreta do que ele representa, como a palavra, o gesto, o som etc. 8

9 Comunicação Empresarial Signos 9

10 Significado dos Signos Gramatical: depende da relação com os outros signos. Contextual: varia conforme o contexto em que está inserido. Significado referencial: o próprio sentido atribuído às palavras pelo dicionário. Denotativo: quando o próprio signo indica um objeto ou suas qualidades. 10

11 Elementos do processo de Comunicação Empresarial Emissor: aquele que envia a mensagem. Código: conjunto organizado de signos. Meio: canal, mídia utilizada. Receptor: aquele que recebe a mensagem. 11

12 Elementos do processo de Comunicação Empresarial Decodificação: entender o código. Ambiente: contexto da comunicação. Ruído: atrapalha a compreensão. Feedback: retorno ao emissor. 12

13 Processo de Comunicação “Consiste em um emissor transmitindo uma mensagem, através de um meio, para um receptor que reage.” (KOTTER, 1977) 13

14 Contexto O conteúdo e o contexto de uma comunicação se combinam para confirmar o significado. O contexto é o cenário total, o sistema completo que o envolve. 14

15 Significado A linguagem em comum é que empresta significado à mensagem. Linguagem é tudo o que serve à comunicação humana: palavras, sons, gestos, sinais, símbolos etc. 15

16 Dificuldades na Comunicação Faltando qualquer um dos elementos (emissor, mensagem, receptor), a comunicação não acontece. Falta de disponibilidade. Importância do fator humano. 16

17 Interatividade Qual dos seguintes elementos não faz parte do processo de comunicação? a) Emissor. b) Receptor. c) Feedback. d) Canal. e) Pretexto. 17

18 Comunicação interpessoal É um método de comunicação que promove a troca de informações entre as pessoas. “Quem comunica, comunica alguma coisa a alguém.” 18

19 Comunicação interpessoal Sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder, de forma adequada, às situações interpessoais. 19

20 Fatores que interferem na comunicação interpessoal Pessoais Sociais Fisiológicos Personalidade Linguagem Psicológicos 20

21 Fatores pessoais Conhecimento Aparência Linguagem corporal Contato visual Expressão facial Voz 21

22 Fatores sociais Educação Cultura Crenças Normas sociais Religião 22

23 Outros fatores Fisiológicos: dificuldades causadas pelas limitações pessoais. Personalidade: esforço de objetividade e evitar subjetividade nas relações. Linguagem: código x audiência. Psicológicos: rótulos e estereótipos. 23

24 Fala x Escrita “Não se fala como se escreve, nem se escreve como se fala.” Fala: possui recursos como sonoridade, gestos e expressão facial. Escrita: supera os limites do espaço e do tempo, tem a tendência de ser melhor elaborada. 24

25 Comunicação Oral Palavras faladas carregam emoção: Diversidade de significados (contexto); Inflexões da voz: entonação pode mudar a direção do discurso. Gesto: ação comunicativa, uso comedido. Fisionomia do comunicador. 25

26 Comunicação Escrita Mais eficiente no caso de: Mensagens longas; Dados quantitativos. Evita mudanças no conteúdo simbólico das mensagens. Tangibilidade. 26

27 Falhas de comunicação 27

28 Comunicação Empresarial O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 28 Comunicação Empresarial Comunicação Institucional Comunicação Organizacional Vertente Mercadológica

29 Comunicação Empresarial Conceituação: “Conjunto integrado de ações, estratégias, planos, políticas e produtos planejados e desenvolvidos por uma organização para estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos de interesse” Wilson da Costa Bueno 29

30 Comunicação Empresarial 30 Stakeholders Funcionários Clientes Acionistas Imprensa Sindicatos Políticos Entidades e grupos sociais

31 Quem pratica a Comunicação Empresarial 31 Todos aqueles que integram a empresa Assessores de Imprensa Agências de Propaganda Secretárias, telefonistas, vendedores.

32 Comunicação Empresarial na atualidade Valorização da Cultura de Comunicação Valorização dos Públicos Internos Adoção de atributos à comunicação  Profissionalismo  Ética  Transparência  Agilidade 32

33 Comunicação Empresarial na atualidade A Comunicação Empresarial se prepara para ascender a um novo patamar constituindo-se num elemento importante de processo de inteligência empresarial. Novas tecnologias Bancos de dados inteligentes Explorar as novas mídias Maximizar a interface entre as empresas e a sociedade House organs CAPITAL INTELECTUAL DAS ORGANIZAÇÕES 33


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