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Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial
Prof. Claudio Benossi

2 Professor Prof. Ms. Claudio Benossi www.benossi.com.br

3 Alunos Quem são vocês????

4 Ainda não entendi??? Vídeo – “All work and all play” ou “Todo o trabalho e todo o jogo”

5 A importância da Jornada
Valores Percebidos Amadurecimento Compromisso Planejamento Engajamento A importância da Jornada Satisfação Empreendedorismo Flexibilidade Novas competências Forever Beta

6 Alunos E agora já dá para dizer, Quem são vocês?

7 O que queremos e o que temos.
Sucesso ou Fracasso

8 Sucesso

9 Comunicação Empresarial

10 Habilidades Relacionar as formas de comunicação nas diversas áreas do ciclo de desenvolvimento de produto e serviços; Gerenciar as informações de acordo com os canais e necessidades pertinentes; Saber diferenciar público, cliente, consumidores, usuários e massa; Controlar e dimensionar o feedback como fundamento do processo comunicacional; Conhecer e gerenciar a ferramenta CRM para ‘stakeholders’, colaboradores e consumidores.

11 Competências do Curso Relacionar os Negócios Internacionais com as áreas de comunicação empresarial, através das mídias estabelecidas e possibilidades financeiras. Identificar os modelos e sistemas de comunicação organizacional (interna e externa), considerando o público alvo.

12 Bases Cientificas e Tecnológicas
Procedimentos direcionados para comunicação; Relatórios gerenciais; Comunicação Interna e Endomarketing; Elementos do processo de comunicação e ruído; Desenvolvimento da comunicação Interpessoal e em grupo; Regulamentação das mídias.

13 Metodologia

14 Critério de Avaliação AC1 + AC2 + TGI + AR Média >= 7.0 – Aprovado
PESO PESO PESO PESO 5 Média >= 7.0 – Aprovado Média < 7.0 e >= 4.0 – Exame Média < 4.0 – DP

15 Comunicação Empresarial

16 Comunicação Empresarial
#partiu#comunicação#empresarial

17 Comunicação Empresarial
Definição: Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou uma entidade junto aos seus públicos de interesse ou à opinião pública.

18 Comunicação Empresarial
“A linguagem, uma construção social da humanidade através dos tempos, é o instrumento usado para comunicação.” (PIMENTA, 2006, p. 24)

19 Formas de Comunicação Oral Escrita Científica Musical

20 Signos A linguagem é um conjunto de signos com regras para serem combinadas. O signo é qualquer coisa que faz referência a outra coisa ou ideia. Significante é a forma concreta do que ele representa, como a palavra, o gesto, o som etc.

21 Comunicação Empresarial
Signos

22 Significado dos Signos
Gramatical: depende da relação com os outros signos. Contextual: varia conforme o contexto em que está inserido. Significado referencial: o próprio sentido atribuído às palavras pelo dicionário. Denotativo: quando o próprio signo indica um objeto ou suas qualidades.

23 Elementos do processo de Comunicação Empresarial
Emissor: aquele que envia a mensagem. Código: conjunto organizado de signos. Meio: canal, mídia utilizada. Receptor: aquele que recebe a mensagem.

24 Elementos do processo de Comunicação Empresarial
Decodificação: entender o código. Ambiente: contexto da comunicação. Ruído: atrapalha a compreensão. Feedback: retorno ao emissor.

25 Processo de Comunicação
“Consiste em um emissor transmitindo uma mensagem, através de um meio, para um receptor que reage.” (KOTTER, 1977)

26 Contexto O conteúdo e o contexto de uma comunicação se combinam para confirmar o significado. O contexto é o cenário total, o sistema completo que o envolve.

27 Significado A linguagem em comum é que empresta significado à mensagem. Linguagem é tudo o que serve à comunicação humana: palavras, sons, gestos, sinais, símbolos etc.

28 Dificuldades na Comunicação
Faltando qualquer um dos elementos (emissor, mensagem, receptor), a comunicação não acontece. Falta de disponibilidade. Importância do fator humano.

29 Interatividade Qual dos seguintes elementos não faz parte do processo de comunicação? a) Emissor. b) Receptor. c) Feedback. d) Canal. e) Pretexto.

30 Comunicação interpessoal
É um método de comunicação que promove a troca de informações entre as pessoas. “Quem comunica, comunica alguma coisa a alguém.”

31 Comunicação interpessoal
Sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder, de forma adequada, às situações interpessoais.

32 Fatores que interferem na comunicação interpessoal
Pessoais Sociais Fisiológicos Personalidade Linguagem Psicológicos

33 Fatores pessoais Conhecimento Aparência Linguagem corporal
Contato visual Expressão facial Voz

34 Fatores sociais Educação Cultura Crenças Normas sociais Religião

35 Outros fatores Fisiológicos: dificuldades causadas pelas limitações pessoais. Personalidade: esforço de objetividade e evitar subjetividade nas relações. Linguagem: código x audiência. Psicológicos: rótulos e estereótipos.

36 “Não se fala como se escreve, nem se escreve como se fala.”
Fala x Escrita “Não se fala como se escreve, nem se escreve como se fala.” Fala: possui recursos como sonoridade, gestos e expressão facial. Escrita: supera os limites do espaço e do tempo, tem a tendência de ser melhor elaborada.

37 Comunicação Oral Palavras faladas carregam emoção:
Diversidade de significados (contexto); Inflexões da voz: entonação pode mudar a direção do discurso. Gesto: ação comunicativa, uso comedido. Fisionomia do comunicador.

38 Comunicação Escrita Mais eficiente no caso de:
Mensagens longas; Dados quantitativos. Evita mudanças no conteúdo simbólico das mensagens. Tangibilidade.

39 Falhas de comunicação

40 Comunicação Empresarial
O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Comunicação Empresarial Institucional Organizacional Vertente Mercadológica

41 Comunicação Empresarial
Conceituação: “Conjunto integrado de ações, estratégias, planos, políticas e produtos planejados e desenvolvidos por uma organização para estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos de interesse” Wilson da Costa Bueno

42 Comunicação Empresarial
Stakeholders Funcionários Clientes Acionistas Imprensa Sindicatos Políticos Entidades e grupos sociais

43 Quem pratica a Comunicação Empresarial
Todos aqueles que integram a empresa Assessores de Imprensa Agências de Propaganda Secretárias, telefonistas, vendedores.

44 Comunicação Empresarial na atualidade
Valorização da Cultura de Comunicação Valorização dos Públicos Internos Adoção de atributos à comunicação Profissionalismo Ética Transparência Agilidade

45 Comunicação Empresarial na atualidade
A Comunicação Empresarial se prepara para ascender a um novo patamar constituindo-se num elemento importante de processo de inteligência empresarial. Novas tecnologias Bancos de dados inteligentes Explorar as novas mídias Maximizar a interface entre as empresas e a sociedade House organs CAPITAL INTELECTUAL DAS ORGANIZAÇÕES


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