A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”"— Transcrição da apresentação:

1 LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”

2 TIGRES ASIÁTICOS A grande maioria dos países membros da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) faz parte da categoria dos chamados Tigres Asiáticos: Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. A imagem do tigre representa a força, o poder, a astúcia e a vitalidade e por isso esse felino é o símbolo dos países asiáticos recentemente industrializados. Velhos ou Primeiros Tigres: Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura. Nos anos 1960, as primeiras economias asiáticas a apresentar em aumentos sucessivos de PIB (Produto Interno Bruto) foram Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Cingapura. A partir do fim da década de 1970, começaram a despontar, na região, Tailândia, Indonésia e Malásia, que nos anos 1980, já seriam conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos ao lado de Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Cingapura.

3 TIGRES ASIÁTICOS

4 O desenvolvimento desses Estados está fortemente ligado ao processo de recuperação da economia japonesa pós Segunda Guerra Mundial. Os maciços investimentos recebidos pelo Japão em sua reconstrução por parte dos EUA (“Plano Colombo”), que acabou levando ao milagre econômico japonês, acabou influenciando as economias vizinhas que passaram a se beneficiar dos investimentos norte-americanos e do capital produtivo japonês.

5 TIGRES ASIÁTICOS A base das indústrias dos “Tigres” se assentava em aspectos tecnológicos e organizacionais. Tecnológicos – As indústrias com menor intensidade tecnológica foram se instalando em território com mão-de-obra e crédito mais barato. Eram filiais de transnacionais dedicadas a tarefas menos especializadas, típicas de indústrias de bens de consumo não- duráveis (roupas, sapatos, alimentos, brinquedos, medicamentos) e de bens de consumo duráveis do setor eletroeletrônico (televisores, calculadoras, aparelhos domésticos). Hoje, as indústrias de bens de consumo não-duráveis estão bem mais modernizadas nos primeiros Tigres nos setores têxtil, alimentício, e de papel e celulose e Taiwan. Organizacionais – A organização do trabalho e da produção é mais hierarquizada e a produção é feita em grande escala (produção em massa – modelo fordista).

6 TIGRES ASIÁTICOS Fatores do desenvolvimento dos “Tigres” Agressividade comercial – plataformas de exportação de produtos japoneses; Formação dos “Chaebols” – Grandes conglomerados industriais (Coréia do Sul), que surgiram com grande apoio econômico do Estado – ex: LG, Samsung, Hyundai... Investimentos externos maciços; Mão-de-obra barata, qualificada, sem grandes custos com direitos trabalhistas; Ética e disciplina no trabalho; Posição estratégica para o comércio.


Carregar ppt "LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google