A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga."— Transcrição da apresentação:

1 Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga Formosa).

2 A denominação de “tigre”é dada em referência à agressividade destas economias, que na década de 60 eram relativamente pobres e possuíam certos indicadores sociais semelhantes aos de países africanos. A partir da década de 80, o perfil econômico dos Tigres Asiáticos começou a mudar significativamente; desta forma, passaram a apresentar grandes taxas de crescimento e uma rápida industrialização.

3 Fatores de Desenvolvimento EXTERNOS
Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês; Localização estratégica para fortalecer o capitalismo contra o socialismo; Cordão Sanitário; •Crescimento econômico japonês

4 Fatores de Desenvolvimento INTERNOS
Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas -as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência social restrita com leis trabalhistas frágeis e pouco atuantes, Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas;

5 Fatores de Desenvolvimento INTERNOS •
incentivos tributários e os baixos custos para a instalação de empresas oriundas de capitais externos, além de forte investimento estatal na economia; Estados altamente centralizados e ditatoriais; Consideráveis investimentos em educação e na qualificação da mão-de-obra;

6 Plataformas de Exportação
As economias são voltadas fundamentalmente para o mercado externo.

7 Principais produtos de exportação: Concentram-se nos produtos têxteis e eletrônicos (setor priorizado). PIB: 4,25 trilhões de dólares, e um mercado consumidor de bilhão de pessoas.

8 Novos Tigres Indonésia Tailândia Malásia Filipinas

9 JAPÃO

10 Bandeira: O disco vermelho da bandeira japonesa representa a sinceridade e a paixão, e o fundo branco, a honestidade e a pureza. O Sol é um símbolo nacional do Japão e do seu imperador desde pelo menos o século XIV. Essa bandeira foi adotada oficialmente em 1870.

11 ERA MEIJI A Era Meiji (que se estende de 1868 a 1912), foi um período de abertura da economia japonesa para o Ocidente. A industrialização e a modernização foram seus traços principais. As medidas mais importantes foram: a criação de infra-estrutura, como ferrovias e portos; a instalação de indústrias de bens de produção; os grandes investimentos na educação para obter mão-de-obra qualificada; os investimentos feitos na indústria pelos grupos familiares, ZAIBATSUS, que se tornariam grandes conglomerados; adoção do xintoísmo.

12 ZAIBATSU O zaibatsu era as empresas diversificadas de famílias que se levantaram ao prominence na era de Meiji. Alguns zaibatsus: MITSUI; MITSUBISHI(TRÊS DIAMANTES); YASUDA; OKURA; SUMITOMO; FUJITA; ASANO; SUZUKI; KUHARA; FURUKAWA.

13 Por que o Japão também protagonizou uma expansão imperialista no início do século XX?
•No início do século XX, o processo de industrialização japonês deparou com um problema estrutural que, se não fosse resolvido, poderia inviabilizá-lo: a escassez crônica de matérias-primas e de fontes de energia, a limitação de seu mercado interno a exigüidade (falta) das terras agricultáveis

14 Na tentativa de solucionar esses problemas, o Japão trilhou o mesmo caminho já seguido pelos europeus e norte-americanos, ou seja, procurou expandir-se territorialmente. O imperialismo japonês apoderou-se de vastos territórios no leste e sudeste da Ásia. A fase de maior expansão territorial coincidiu com a Segunda Guerra Mundial, que, no entanto, também marcou o fim do Imperialismo japonês após a sua derrota.

15 Fatores que permitiram a reconstrução econômica do Japão após a Segunda Guerra.
•Depois de ter sido derrotado na Segunda Guerra Mundial, a reconstrução do Japão foi favorecida por vários fatores: Os Estados Unidos investiram capital na reconstrução japonesa com medo da influência sino-soviética. A ajuda norte-americana recebeu o nome de Plano Colombo, que correspondeu ao que o Plano Marshall significou para a reconstrução européia; O Japão investiu maciçamente na educação da população e a presença dessa mão-de-obra qualificada, numerosa e mais barata que a européia ou norte-americana facilitou a reestruturação econômica e industrial do Japão;

16 As indústrias bélicas transformaram-se em indústrias de alta tecnologia;
O governo privilegiou e incentivou as exportações de produtos industrializados; Os fatores culturais também contribuíram para essa ascensão; no início da retomada os trabalhadores guardaram seus salários e foi essa poupança interna que permitiu novos investimentos sociais e industriais direcionados pelo Estado.


Carregar ppt "Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google