A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
GEOGRAFIA 9º ANO JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS JANIERE MENDONÇA

2 1. Aspectos Gerais O arquipélago japonês localiza-se no hemisfério norte, em zona de média latitude, no extremo leste da Ásia. É formado por quatro ilhas de maior extensão (Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku) e por mais 3 mil ilhas menores. A tecnologia conseguiu unir essas 4 ilhas que permitiu a perfeita integração entre as mesmas. Aproximadamente 70% do território japonês é constituído por montanhas, devido a sua origem geológica do tipo vulcânica e se encontra em zonas de encontro de placas tectônicas, com as placas do Pacífico, Filipinas e Euro-asiática.

3

4 2. A industrialização japonesa
2.1. Da Era Meiji à derrota na 2ª Guerra Mundial A Era Meiji se deu após a substituição do poder feudal de Xoguns, em Foi um período de governo e de mudanças históricas no Japão (1868 a 1912), onde o Estado feudal passou ao industrial. Meiji adotou o sistema capitalista de produção, centralizou o poder, fortaleceu o Estado e recebeu o apoio dos comerciantes. A partir de então, investiu maciçamente na indústria, associando as empresas estatais às privadas. Com isso, outras medidas foram tomadas como melhoramento de infra-estrutura, interligação entre os espaços, etc. Ao longo do tempo a família ganha fortuna e se desenvolve mundialmente fazendo fortuna com bancos e indústrias (zaibatsu). 2.2. O expansionismo japonês ( ) No decorrer da sua história o Japão sempre se fechou a penetração estrangeira, se tornando no século XIX, potência industrial e a partir de então, correu a procura de novos mercados consumidores, como a Europa.

5 2.3. A economia japonesa do pós-guerra até hoje
Com o desejo nacionalista extremado e de formação de uma nova ordem na Ásia Oriental, levou o Japão a 2ª GM, em aliança com a Itália e Alemanha. Em 1945, o Japão se rendeu aos EUA, depois do lançamento das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Com a ocupação estadunidense no Japão, os zaibatsu foram dissolvidos e perderam o monopólio exercido por algumas famílias. 2.3. A economia japonesa do pós-guerra até hoje Depois do arraso econômico, o governo tenta recuperar o país e vários fatores contribuíram para isso: Créditos fornecidos pelos EUA para a reconstrução industrial; Período de Guerra Fria e luta contra a União Soviética; Constituição do país. Ressurgimento de grandes empresas com uso de tecnologias avançadas. A não-existência de gastos militares, tudo era voltado para indústria.

6 Produção em larga escala, na intenção da conquista de mercado externo.
Grande oferta de mão-de-obra e capacidade técnica e disciplinar do povo. Produção em larga escala, na intenção da conquista de mercado externo. Grandes investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas, na tentativa de obtenção de novos métodos, materiais e produtividade. Grande mercado interno e de alto poder aquisitivo. 2. 4. Milagre econômico e o poder das transnacionais Esse termo é utilizado para caracterizar os grandes impérios industriais estabelecidos no Japão, que propõe a integração do Estado e um excelente desenvolvimento econômico do país. A organização industrial baseia-se nas grandes e médias empresas, que das 100 maiores do mundo, 29 são sediadas no Japão, como a Toyota Motor, Nippon Tel Stel e Mitsubishi. Segundo dados do Banco Mundial, o PIB japonês só fica atrás da americana, com 4,6 trilhões de dólares.

7 É importante ressaltar que para manter esse nível de produção mantém relações estreitas com vários países, já que seu território é limitado para a produção de matérias-primas. A principal cidade é Tóquio, a capital, formando a megalópole do país, contando com toda infra-estrutura necessária. É o sexto país que mais emite dióxido de carbono, entre outros problemas, como: resíduos industriais, poluição dos cursos de água, entre outros. Destaca-se com o cultivo do arroz, pescado, monte Fuji e TGV.

8

9 TIGRES ASIÁTICOS O tigre, originário da Ásia, representa a astúcia e a força, é utilizado para designar que os países em curto espaço de tempo, apresentaram um intenso e contínuo desenvolvimento econômico e social, ou que se industrializaram com grande rapidez, sendo o caso de Cingapura, Taiwan ou Formosa, Hong Kong e Coréia do Sul.

10

11


Carregar ppt "JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google