A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão."— Transcrição da apresentação:

1 Japão

2 Japão: país insular Área: 377 mil km2, corresponde às dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina somados); Formado por montanhas e estreitas planícies, portanto com pouquíssimas terras agricultáveis, a maioria na zona temperada do planeta, a qual não oferecia condições para o cultivo dos cobiçados produtos tropicais da época do mercantilismo. Geologicamente, o Japão é formado por uma combinação de dobramentos e vulcanismo.

3 Características Físicas
“O Japão foi formado por uma espada” O arquipélago Japonês situa-se na zona de encontro de três placas tectônicas, esse fato explica a enorme instabilidade geológica (vulcões em atividades, maremotos e terremotos), no território nipônico. Placa Eurasiática Placa do Pacífico Placa das Filipinas

4 Características Físicas
“ Os antigos deuses enfiaram uma espada de ouro no oceano e, quando a retiraram, quatro gotas perfeitas respingaram no mar...” O Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas de maior extensão e por mais de 3900 ilhas menores

5 Características Físicas
O relevo apresenta uma enorme quantidade de cadeias de montanhas, com altitudes superiores a 2 mil metros. O Monte Fuji situado na Ilha de Honshu, a maior do arquipélago, tem 3776 metros de altitude. Cerca de 60% do território apresenta-se com cobertura vegetal Essas características interferem na ocupação da terra fazendo com que cada espaço seja super valorizado

6 Tokugawa Yoshinobu - décimo quinto e último xogum Tokugawa
O Japão permaneceu isolado do mundo exterior do século XVII ao século XIX, período em que foi governado pelo clã Tokugawa. Em 1639, sob o xogunato Iyemitsu (ditadura militar feudal estabelecida no Japão em 1603 por Tokugawa Ieyasu e governada pelos xoguns da família Tokugawa até 1868), o país iniciou um período de reclusão chamado sakoku, palavra que siginifica “país fechado”. A partir de então, os estrangeiros foram proibidos de entrar no país e os japoneses, de sair. Houve apenas uma exceção: as trocas comerciais feitas com os holandeses, que mantinham um entreposto comercial na cidade de Nagasaki. Tokugawa Yoshinobu - décimo quinto e último xogum Tokugawa

7 Quando os norte-americanos aportaram no Japão em 1853, pondo fim ao isolamento do país e ao domínio dos Tokugawa, encontram um país ainda feudal e defasado economicamente em relação ao mundo ocidental. Tentando realizar seu projeto geopolítico de controle dos oceanos, os norte-americanos forçaram a abertura do Japão através do Tratado de Kanagawa, assinado em Essa abertura acelerou a desintegração do sistema feudal japonês e, em 1868, encerrou o domínio do Clã Tokugawa.

8 Mudanças no perfil político, econômico e administrativo
Restauração Meiji

9 Restauração Meiji O processo de industrialização do Japão só ocorreu efetivamente após 1868, ano que marcou o fim do xogunato e a restauração do império, com a ascensão do imperador Mitsuhito. Esse novo reinando, conhecido como Era Meiji , palavra que significa “governo ilustrado”, estendeu-se até 1912 e foi marcado por políticas modernizantes do Estado japonês: Maciços investimentos em educação, universalizada e voltada à qualificação de mão-de-obra; Abertura à tecnologia e aos produtos estrangeiros; Implementação dos Zaibatsu – (zai significa “riqueza” e batsu, “grupo), organizações originadas de antigos e poderosos clãs, como a Mitsubishi, a Mitsui, a Sumitomo e a Yassuda, passaram a dominar cada vez mais a economia do Japão. (leia o texto pg. 212)

10 Expansionismo Japonês

11 Expansionismo japonês
A restauração Meiji provocou uma rápida modernização e industrialização, que levará o Japão a buscar novas fontes de matéria-prima e mercado consumidor. O Japão tornou-se uma potência industrializada e lançou-se às conquistas imperiais na Ásia, passando a competir com as potências européias na tomada de territórios e na formação de colônias. Esse movimento expansionista, baseado num nacionalismo e ideais imperialistas, levou o Japão a participar da 2ªGM do lado dos países que formaram o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

12 Expansionismo japonês

13 Pós 2ª Guerra Mundial

14

15 Hiroshima - 6 de agosto de 1945
Nagasaki – 9 de agosto de 1945 Japão

16 Pós Segunda Guerra Mundial
Com a rendição japonesa aos EUA, o império nipônico foi obrigado a: Se desmilitarizar (objetivo era neutralizar o poderio militar do país - Somente em 1990, foi votada uma mudança na constituição japonesa que permitiu o país investir 1% do total do seu PIB em defesa); E a dissolver os Zaibatsu (com isso os norte-americanos pretendiam enfraquecer o poder dos grandes grupos e estimular a concorrência na economia japonesa). Reforma Agrária; Assim, o Japão passou a se beneficiar-se da ajuda financeira do Tesouro norte-americano.

17 Outras medidas... Grande disponibilidade de mão-de-obra barata, disciplinada e relativamente qualificada; Maciços investimentos estatais em educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; Reconstrução da infra-estrutura e dos conglomerados em bases mais modernas Com o passar do tempo os salários foram aumentando como um reflexo da elevação de produtividade resultante dos avanços tecnológicos incorporados aos processo de produção.

18 A crise japonesa da década de 1990
Na década de 90, os trabalhadores japoneses alcançaram salários bastante elevados, entre os mais altos do mundo, o que sustentou um gigantesco mercado interno e lhes garantiu um dos maiores padrões de vida do planeta. A estagnação econômica verificada desde meados dos anos 1990, provocou um aumento do desemprego e queda dos salários. O grande sucesso econômico do Japão foi uma eficiente combinação de livre mercado com planejamento estatal. A crise japonesa é, de certa forma, consequência do sucesso dos anos anteriores. O grande acúmulo de riquezas no país levou os agentes econômicos a uma crescente especulação com ações, provocando uma enorme alta nas Bolsas de Valores de Tóquio; Ao mesmo tempo, os bancos japoneses, que chegaram a ocupar oito das dez primeiras posições entre os maiores do mundo em 1990 (em 2002 não havia mais nenhum entre os dez primeiros), fizeram grandes empréstimos sem critério, principalmente para o ramo imobiliário, o que gerou grande especulação no setor. Essas transformações recentes na economia japonesa apontam para um processo de regionalização da produção. Especialmente, cabe destacar o fortalecimento das parcerias do país com os chamados TIGRES ASIÁTICOS.


Carregar ppt "Japão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google