A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunas:Dayane Cris 07 Jéssica F. Souza 15 9 B Professora: Meirieli. Escola Estadual Bráz Sinigáglia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunas:Dayane Cris 07 Jéssica F. Souza 15 9 B Professora: Meirieli. Escola Estadual Bráz Sinigáglia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Alunas:Dayane Cris 07 Jéssica F. Souza 15 9 B Professora: Meirieli. Escola Estadual Bráz Sinigáglia.

3 TIGRES ASIÁTICOS

4 O termo Tigres Asiáticos ou Quatro Tigres Asiáticos refere-se às economias desenvolvidas: Hong KongHong Kong; Coreia do SulCoreia do Sul; SingapuraSingapura; TaiwanTaiwan. Esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e crescimentoindustrialização

5 HISTÓRIA A partir da década de 1980, alguns territórios do Pacífico malaio-asiático começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos.década de 1980 Pacíficocrescimento econômicomercado

6 Os termos lembram agressividade e é exatamente essa a característica fundamental das quatro economias (Hong Kong e Taiwan não são considerados Estados Nacionais) que formam esse grupo. Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresasagressividadeHong KongTaiwanEstadoscapitalmão-de-obraimpostosempresas

7 A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacífico. O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. O crescimento mais marcante foi o apresentado pela Coreia do Sul, um dos mais pobres países em desenvolvimento na década de 1960, que se transformou numa semi-industrializada nação de renda média. O progresso de Taiwan seguiu o mesmo rumo. O país asiático que iniciou esse ciclo rápido de crescimento foi o Japão, com uma bem sucedida reforma agrária, seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado local para novas fábricas.economiaPacíficoJapãoCoreia do Suldécada de 1960 Taiwan reforma agráriafábricas

8 No final da década de 1990, as exportações chegavam a 202% do PNB (produto nacional bruto) em Singapura e a 132% em Hong Kong. O índice de crescimento era alto nos tigres, e, a despeito da crise asiática, a população tinha um alto nível de alfabetização e a economia girava em torno da construção naval, produtos têxteis, petroquímicos e equipamentos elétricos.década de 1990%PNBSingapuraHong Kongpopulação

9 O crescimento mais notável ocorreu principalmente na economia de entrepostos. Hong Kong, graças à economia de mercado puro e, apesar de sobrecarregada pelas desvantagens do colonialismo (anteriormente existente enquanto colônia britânica), elevou sua renda per capita para cerca de seis vezes mais que a da China continental.entrepostos Hong KongcolonialismoChina continental

10 Os Tigres compartilham muitas características com outras economias asiáticas, como Japão e China. Iniciaram o que passou a ser visto como uma particular aproximação asiática do desenvolvimento econômico. Alguns desses países estavam na década de 1960 com indicadores sociais semelhantes a de países africanos altamente estagnados; as principais transformações basearam-se em acesso à educação e criação de infra-estrutura de transportes (fundamental para a exportação competitiva).Japão Chinadécada de 1960 africanos educaçãoinfra-estrutura

11 Com o tempo, o termo Tigre tornou-se sinônimo de nação que alcançou o crescimento com um modelo econômico voltado para exportação. Recentemente, nações do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia também passaram a ser consideradas Tigres formando assim os Tigres Asiáticos de Segunda Geração ou os Novíssimos Tigres Asiáticos.[1]exportaçãoSudeste asiáticoIndonésia MalásiaFilipinasTailândia[1]

12 ECONOMIA DOS TRIGRES Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá- los a países industrializados. O consumo doméstico é desestimulado por altas tarifas governamentais.países

13 Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade [carece de fontes?]. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis, assegurando que toda criança freqüente o ensino fundamental e o ensino médio. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário. Além disso, destaca-se a prática de incentivos fiscais a multinacionais.carece de fontes

14 Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata. Juntamente com a reforma educacional eles conseguiram aproveitar essa vantagem, criando uma força de trabalho de baixo custo, mas muito produtivo.década de 1960mão-de-obra

15 Eles promoveram a igualdade na forma de reforma agrária, para promover o direito de propriedade e para assegurar que os trabalhadores rurais não se prejudicassem. Também foram implantadas políticas de subsídios à agricultura.reforma agráriapolíticassubsídios agricultura

16 FATORES DO DESENVOLVIMENTO Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países. Alguns fatores muito importantes:

17 Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês, que via nesses países uma localização estratégica para fortalecer o capitalismo contra o socialismo, na época da Guerra Fria;norte-americano capitalismosocialismoGuerra Fria

18 Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas - as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência social restrita;matérias-primasfériasprevidência social

19 Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas;países Estados altamente centralizados e ditatoriais; Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo;

20 Ética confucionista - estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo. As grandes empresas são vistas como grandes famílias, viabilizando, muitas vezes, a ordem e a maior produtividade.confucionista hierarquianacionalismofamílias

21 CRITICA AO MODELO EXPORTADOR Uma das principais críticas ao sistema econômico dos Tigres Asiáticos é o foco exclusivo na exportação, deixando de lado a importação.exportaçãoimportação

22 Com isso, essas economias tornam-se extremamente dependentes da saúde econômica de suas nações compradoras, ou seja, uma grande crise econômica que afete a saúde financeira dos países que importam seus produtos iria afetar drasticamente a economia dos Tigres.crise econômica

23 Objetivo: Integrar os países asiáticos, visando o fim das barreiras alfandegárias e desenvolver novas tecnologias no processo competitivo que toma conta do mundo atual.

24 Características dos Tigres Asiáticos: Os países chamados de "Tigres Asiáticos" são Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul, e estão em desenvolvimento com altas taxas de crescimento. A partir de 1960, esses países adotaram, processo de substituição de importação para bens de consumo não duráveis e, numa Segunda etapa, a exportação desses produtos. Na década de 70, o mesmo processo ocorreu para bens duráveis. As principais razões para o crescimento econômico foram o baixo custo da mão de obra e a produção em larga escala para exportações a partir dos anos 60.

25 Comércio: O Japão e os Estados Unidos são os principais parceiros e investidores. Os Estados Unidos, em especial, abrem seu mercado para os produtos dos Tigres.

26 Principais produtos de exportação dos Tigres Asiáticos: Os principais produtos de exportações concentram-se nos produtos têxteis e eletrônicos (setor priorizado). Por que Tigres Asiáticos ? Este apelido faz com que a gente se lembre do animal TIGRE, que é forte, agressivo e impetuoso.

27 TIGRES ASIÁTICOS

28 FIM


Carregar ppt "Alunas:Dayane Cris 07 Jéssica F. Souza 15 9 B Professora: Meirieli. Escola Estadual Bráz Sinigáglia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google