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Estrutura Organizacional

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Apresentação em tema: "Estrutura Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Organizacional
Profª. Ana Paula Cossmann

2 Estrutura Organizacional
Delineada de acordo com: Objetivos e Estratégias Propósito: ferramenta para ajudar a alcançar as situações almejadas pela empresa.

3 Estrutura Organizacional
Mas, como melhorar o desempenho da empresa? Mudança planejada da estrutura organizacional, proporciona: Identificação das tarefas necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos; Organização das funções e responsabilidades;

4 Estrutura formal e a estrutura informal
"A estrutura formal é o objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma (Oliveira, 2007)". “uma estrutura formal é aquela que aparece nos organogramas, isso é , quando o organograma está atualizado” (Cruz pag. 62, 2010)

5 Estrutura formal São estruturas criadas, aprovadas, assumidas e divulgadas pela organização mediante organogramas e outros documentos internos e externos visando estabelecer a maneira como as interações devem-se operacionalizar no processo produtivo. (Cruz pag. 64, 2010)

6 ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades;
Estrutura formal Estrutura informal ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades; Controle; Normas, regulamentos; Extinção, mudanças; Autoridade: vem dos superiores; Estável. Ênfase nas pessoas e em suas relações; Ausência ou pouco controle; Resistências Não pode ser extinta Autoridade: vem de quem é objeto de controle; Instável.

7 A tendência da estrutura formal é crescer a um tamanho imenso, enquanto que da informal é a de ficar menor, reduzindo-se aos limites das relações pessoais. A estrutura informal é um bom lugar para um líder se desenvolver. Mas, nem sempre um líder informal se constitui no melhor líder formal.

8 Estrutura informal Não é planejada; Surge naturalmente da
interação social dos profissionais de uma empresa; Desaceleram o nível de produtividade; Os administradores devem identificar para criar mecanismos para acabar ou diminuir com essas influencias negativas.

9 Estrutural informal "é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem, apresentando, portanto, relações que não aparecem no organograma.“ (Oliveira 2000)

10 A estrutura informal e suas funções
Desejo de perpetuar sua cultura: os grupos informais surgem e persistem porque eles satisfazem aos desejos de seus membros. Comunicação, afim de atender a seus desejos e conservar seus membros informados do que está havendo; Controle social pelo qual o comportamento dos outros é influenciado e regulado.

11 Estrutura informal Apesar da estrutura informal ser considerada, algumas vezes, como uma força negativa ao trabalho, nem sempre isso ocorre, se seus interesses forem integrados com os da empresa então trabalhará pelos objetivos da empresa e não contra eles.

12 Estrutura informal Quando a estrutura formal é incompetente, uma dominante estrutura informal é desejada e necessária para manter o grupo trabalhando de maneira adequada. A liderança informal não conserva para sempre o grupo num curso em direção aos objetivos formais da empresa.

13 Vantagens da estrutura informal
Maior rapidez no processo decisório; Reduz distorções existentes na estrutura formal; Complementa a estrutura formal; Reduz a carga de comunicação dos chefes; e Motiva e integra as pessoas da empresa.

14 Desvantagens da estrutura informal
Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias; Dificuldade de controle; e Possibilidade de atrito entre as pessoas.

15 Fatores que condicionam o aparecimento de grupos informais
Os interesses comuns que se desenvolvem em certo número de pessoas; A interação provocada pela estrutura formal; Os defeitos na estrutura formal; A flutuação do pessoal dentro da empresa; Os períodos de lazer; e A disputa pelo poder.

16 Os tipos básicos de organização
São combinados de várias formas através dos negócios: -----Linha Funcional Linha e assessoria

17 Organograma É a representação gráfica e resumida da estrutura organizacional de uma empresa. Pode ser elaborado de diversas maneira e de acordo com o tipo de organização. Leva em consideração os órgãos que compõem a instituição, nível de hierarquia entre eles, níveis de administração.

18 Objetivos Demonstrar:
a divisão do trabalho (mediante o fracionamento da organização); cargos e funções (representados no interior de retângulos, quadrados, círculos); a relação superior-subordinado (representada através das ligações); dependendo do organograma podem aparecer descrições das funções mais importantes.

19 Significado dos componentes
Divisão horizontal do trabalho Autoridade e hierarquia (cadeia de comando) Unidades de trabalho (cargos e departamentos) Linhas de comunicação

20 Clássico ou Vertical

21 Organização em linha A autoridade passa pelos níveis de gerenciamento e de supervisão para chegar até o trabalhador, que é quem operacionaliza a atividade. Cada unidade é responsável pela aplicação de suas próprias técnicas e métodos. Uma das características marcantes desse tipo de organização, é que dentro de cada unidade a responsabilidade por todo o seu funcionamento é do supervisor da unidade.

22 Organização em linha

23 Organização funcional
Retrata a organização como um conjunto de funções que podem ou não, estar inter-relacionado através das atividades que compõem o processo; A autoridade passa pelos níveis de gerenciamento para ser compartilhada entre as funções técnicas e administrativas. As quais se baseiam num conjunto de tarefas comum a todas as funções;

24 Estrutura funcional

25 Organização linha e assessoria (staff)
A força da organização linha e assessoria combina o que de melhor existe nas organizações dos dois tipos.

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27 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
Análise e aprovação da diretoria; Análise e aprovação das várias unidades organizacionais; Implantação acompanhada de treinamento; Acompanhamento e avaliação do processo.

28 Organizações departamentalizadas
Caracteriza-se por dividir as atividades de uma organização em áreas com características bem delimitadas.

29 Departamentalização por processos
É muito utilizado nas industrias em geral, pois na prática, divide a fabricação do produto em função das operações industriais que os empregados terão que desempenhar para produzi-lo

30 Departamentalização por produtos e serviços
A empresa é dividida em função dos produtos que fabrica, ou de serviços que comercializa.

31 Departamentalização por localização geográfica
Procura adequar a estrutura à distribuição espacial dos mercados, criando representações da matriz em cada local onde a empresa atue.

32 Departamentalização por quantidade
É pouco utilizada. Simplesmente utilizada para dividir a organização pela quantidade de pessoas existente em cada conjunto. Ex: O exército e algumas outras entidades ainda utilizam esse tipo de estrutura.

33 Departamentalização por clientes
Procura concentrar esforços e especializar os funcionários no atendimento a um tipo de cliente. Vantagens: O foco fica mais concentrado; Desvantagem: Algumas divisões podem não agir de acordo com as práticas existentes na sociedade, ex: discriminação de algum grupo.

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35 Departamentalização por contingência ambiental
Pode ser criada para atender a uma determinada situação específica e, depois de ter atingido seus objetivos, ser simplesmente desativada. Exemplo: Uma empresa de materiais de construção. Ela tem a área de vendas que podemos chamar (normal). Se acontecer uma catástrofe, como um terremoto, a empresa pode criar uma área específica para atender a região destruída e desativa-la logo após o cumprimento de seus objetivos.

36 Departamentalização por projeto
Essa estrutura é perfeita para empresas cujo negócio seja a especialização e execução de projetos, pois tem como vantagem principal conseguir restringir a um grupo de especialistas a responsabilidade necessária a execução de cada projeto.

37 Departamentalização por tempo
Mostra que o trabalho não deve parar e que para operacionalizar essa necessidade os trabalhadores estão divididos em turnos. É utilizada apenas no nível de produção, onde diversos turnos precisam ser representados no organograma

38 Estrutura matricial É o resultado de duas outras.
A estrutura tradicional por departamentos mais a estrutura por projetos. Nela há dois tipos de autoridade, uma é funcional, representada quase sempre pela linhas pontilhadas, a outra é hierárquica, representada pelas linhas cheias;

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41 Estrutura circular ou radial
Pouco utilizado Suaviza a apresentação da estrutura Economiza espaço A autoridade é representada do centro para a periferia As linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificadas Reduz conflitos entre superiores e subordinados Exemplos de organizações: hospitais, universidades (área acadêmica) Representação de estruturas mais complexas torna-se difícil Representação de muitos níveis hierárquicos torna-se difícil Pode utilizar letras e números para simplificar Necessita de legendas

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44 Organograma O organograma é um facilitador da melhor compreensão do todo organizacional, visto que representa importantes relações intra- organizacionais. O organograma não é rígido, ou seja, a organização o utiliza como um guia para suas ações e não como algo definitivo que deve ser cumprido com rigidez.

45 Organograma O organograma apesar de não mostrar os relacionamentos informais, retrata fielmente a divisão do trabalho; exibe de forma clara quais posições existem na organização, como estas são agrupadas em unidades e como a autoridade formal flui entre elas. Através dele é possível identificar os 3 níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional).

46 Elaboração de um organograma
Todo organograma deve ter sua identificação no cabeçalho. Devem ser evitadas siglas e abreviaturas dos órgãos para que qualquer pessoa possa ver e entender a estrutura da organização.

47 Elaboração de um organograma
A subordinação de um órgão em relação a outro é representada por uma linha cheia, de cima para baixo, ou da esquerda para a direita. Órgãos de igual hierarquia não podem estar ligados uns aos outros, mas sim à linha da autoridade superior.

48 Elaboração de um organograma
Deve ser buscado o equilíbrio estético entre os espaços. Não devendo ser fracionado, ou seja, constar em parte numa folha e parte em outra. A representação de órgãos mais formais deve ser feita com a utilização de retângulos, sendo que o de maior dimensão seja dado ao órgão máximo da empresa, decrescendo até a base.

49 Elaboração de um organograma
Assessorias e comitês podem ser representados tanto por retângulos como por círculos. Para a representação de setores menos formais admite-se outras formas gráficas, como círculos, triângulos, elipses, chamada por linha sem circunscrição, etc.

50 Elaboração de um organograma
Se forem utilizadas siglas devem ser identificadas através de legenda no rodapé esquerdo do organograma. Deve-se atentar para a sequência em ordem alfabética. Linhas cheias: ligações hierárquicas. Linhas tracejadas: funcionais, técnicas, de cooperação ou fiscalização.

51 O desenho final do seu organograma vai depender de uma série de fatores como, por exemplo, a forma como a sua organização está estabelecida, quais tipos de produtos e serviços ela fornece e até mesmo a própria cultura gerencial, se é mais ou menos centralizada. 


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