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PublicouGabriel Cea Alterado mais de 10 anos atrás
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Relato de Experiência: Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação
FORGRAD ✓ Uberlândia/MG 18/06/2012 Por: Profª Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia
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Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Zootecnia
93 Cursos de Zootecnia autorizados no Brasil Curso de Ciências Agrárias – Área Animal > 80% dos cursos são de iniciativa pública (federais e estaduais) * Profissão nascida em 1968, pela Lei 5.550/1968 * Primeiro curso no Brasil em 1966 (PUC Uruguaiana) * Em 2011 – vagas ofertadas
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Histórico O Curso de Zootecnia – UFRA/Belém
Portaria Ministerial 854 de 21/06/2000 Portaria Ministerial de 09/09/2005 Portaria Ministerial no. 01 de 06/01/2012 * 5º Curso da UFRA (Agronomia, Med. Vet., Florestal, Eng. Pesca) * Primeira turma: 2001 (30 vagas) * A partir de 2008, 50 vagas anuais
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47% Histórico 22%* O Curso de Zootecnia – A EVASÃO
* Vagas ofertadas (2001 a 2007): 210 * Concluintes (2004 a 2011): 111 ZOOTECNIA UFRA/BELÉM MÉDIA NACIONAL* 47% 22%* *Silva Filho et al. 2007
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Histórico O Curso de Zootecnia – O PROBLEMA
* Turma de 2004: 2 formandos, 56% evasão no primeiro ano * Impacto nos estudantes * Impacto na UFRA
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Nesta Apresentação 1o. Lugar: ESTUDAR O CASO
2o. Lugar: MÉTODOS DE “COMBATE À EVASÃO” 3o. Lugar: RESULTADOS ALCANÇADOS 4o. Lugar: PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
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Estudo do Caso Quando a evasão ocorre?
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Estudo do Caso Motivos apontados para a evasão?
1) Perfil do Ingressante 2) Desconhecimento da Profissão 3) Frustração das Expectativas 4) Questões de Ordem Acadêmica
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Estudo do Caso 1) Entendendo o Ingressante:
Dedicação não exclusiva aos estudos Baixo poder aquisitivo Vive com a família Essencialmente urbano
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Estudo do Caso 2) Desconhecimento da Profissão:
Não sabem o que é zootecnia Desconhecem o mercado de trabalho Confundiram com outras profissões Zootecnia não foi sua primeira opção
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Estudo do Caso 3) Frustração das Expectativas Conteúdo abordado
Infra-estrutura utilizada Interação com o Corpo Docente Acesso a recursos da Instituição
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Estudo do Caso 4) Questões de ordem acadêmica Matriz Curricular
Sistema de avaliação de aprendizagem
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Combatendo a Evasão 1) Perfil do Ingressante
Concentração dos horários de aulas em apenas um período Programas de auxílio (PNAES) Aulas práticas a campo
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Combatendo a Evasão 2) Desconhecimento da Profissão
Atuação dentro das escolas de ensino médio Feiras vocacionais Semana do calouro / introdução à profissão Guia do Estudante Abril
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Combatendo a Evasão 3) Frustração das Expectativas
Reforma e reativação de setores de produção Aumento no número de projetos envolvendo estudantes Sala de Informática / Biblioteca Setorial Estímulo Empresa Júnior/PET Implantação da Tutoria
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Combatendo a Evasão 3) Frustração das Expectativas
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Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica
Parecer 776/97 (CNE/CES) – A queda dos Currículos Mínimos Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos Palavra de Ordem: FLEXIBILIDADE!!!
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Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica
Perfil do Formando/Egresso/Profissional Competências e Habilidades do Profissional Conteúdos Curriculares Organização do Curso Estágios e Atividades Complementares Acompanhamento e Avaliação
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Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica 2006 2010
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Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica
Redução da Carga Horária das Disciplinas Retirada de Pré-Requisitos Modernização de Conteúdos Atendimento ao Mercado de Trabalho
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Combatendo a Evasão Grade Curricular vs Matriz Curricular Matriz 2009
Defasada Moderna Engessada Flexível Arcaica Atual com o Mercado Formava Profissionais “Robôs” Profissionais Pró-Ativos Sufocante Livre Formação dos Núcleos Fundamentação Desenvolvimento Profissional Sedimentação Profissional
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Combatendo a Evasão A exposição do PPC à Sociedade Audiências Internas
Audiências Públicas CONSEPE
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Combatendo a Evasão Projeto Pedagógico Institucional – PPI/UFRA
* Modificação do Sistema de Ensino-Aprendizagem * Adoção do Sistema de Eixos * Ensino Multidisciplinar – Interação dos Docentes * Regime de Dependência Acadêmica Atenção especial aos primeiros anos!
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Combatendo a Evasão Novo Regulamento de Ensino - UFRA
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Combatendo a Evasão
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O Papel do Coordenador Presidir um Colegiado Funcional
Um colegiado de Curso fortalecido em geral é garantia de um curso atualizado, forte e moderno. Coordenadores vs Institutos/Centros Planos de Ensino de Disciplinas / Eixos
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* Formação do Núcleo Docente Estruturante
O Papel do Coordenador Núcleo docente estruturante * Formação do Núcleo Docente Estruturante Planejamento das Diretrizes do Curso De 20 a 30% dos Docentes do Curso
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O Papel do Coordenador Acompanhamento da Nova Matriz Curricular
Avaliações Discentes e Docentes Acompanhamento e Apoio aos Docentes e Discentes Acompanhamento dos Planos de Ensino/Planos de Eixo Avaliação dos Índices de Sucesso
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O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro
* Aprender com os erros do passado e atualizar sempre para fortalecer o futuro.
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* Preparar o Curso para a Visita in loco
O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Preparar o Curso para a Visita in loco
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* Preparar o Curso para o ENADE
O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Preparar o Curso para o ENADE
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Histórico dos Índices do Curso
O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro Avaliar sempre!!! Histórico dos Índices do Curso
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Resultados Alcançados
Avaliação dos Índices de Sucesso Relação Candidatos por Vaga – Vestibular 2012: 20,5c/v!
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Resultados Alcançados
Avaliação dos Índices de Sucesso Relação Matriculados por Processo Seletivo Números de Alunos chamados na Repescagem Reflete o prestígio do curso Percentuais de estudantes Concluintes – 70% (expectativa 2014) Evadidos – 47/52 = <10% no segundo ano
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Resultados Alcançados
Avaliação dos Índices de Sucesso Refletem a satisfação com o Curso % de reprovados por frequência % de reprovados por nota Gráficos de Absenteísmo por turma, turno e disciplina Evolução temporal destes indicadores
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O impacto da Nova Matriz
A Avaliação do primeiro ano Erros grosseiros na concepção da matriz curricular Avaliação contínua até a implantação total da nova matriz Dependência reduziu drasticamente a retenção dos estudantes
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Perspectivas para o Futuro
A Tabela de Equivalência Otimizar a carga horária do professor Redução das CH das disciplinas obrigatórias Maior oferta de disciplinas eletivas
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Perspectivas para o Futuro
Metas Específicas do Curso de Zootecnia: Reduzir a retenção de 21% para 10% Reduzir a evasão de 47% para 25% TCC com análise de dados da primeira década Nova análise dos dados gerados!!
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Profa. Maria Cristina Manno
Agradecimentos Profa. Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Zootecnia ISPA/UFRA – Belém (91) /
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Relato de Experiência: Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação
FORGRAD ✓ Uberlândia/MG 18/06/2012 Por: Profª Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia
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