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Relato de Experiência: Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação Por: Profª Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Graduação.

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1 Relato de Experiência: Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação Por: Profª Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia FORGRAD Uberlândia/MG 18/06/2012

2 Cursos de Zootecnia Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Zootecnia 93 Cursos de Zootecnia autorizados no Brasil * Profissão nascida em 1968, pela Lei 5.550/1968 * Primeiro curso no Brasil em 1966 (PUC Uruguaiana) * Em 2011 – vagas ofertadas Curso de Ciências Agrárias – Área Animal > 80% dos cursos são de iniciativa pública (federais e estaduais)

3 Histórico O Curso de Zootecnia – UFRA/Belém Portaria Ministerial 854 de 21/06/2000 * 5º Curso da UFRA (Agronomia, Med. Vet., Florestal, Eng. Pesca) * Primeira turma: 2001 (30 vagas) * A partir de 2008, 50 vagas anuais Portaria Ministerial de 09/09/2005 Portaria Ministerial no. 01 de 06/01/2012

4 Histórico O Curso de Zootecnia – A EVASÃO * Vagas ofertadas (2001 a 2007): 210 * Concluintes (2004 a 2011): % 22%* *Silva Filho et al ZOOTECNIA UFRA/BELÉM MÉDIA NACIONAL*

5 Histórico O Curso de Zootecnia – O PROBLEMA * Turma de 2004: 2 formandos, 56% evasão no primeiro ano * Impacto nos estudantes * Impacto na UFRA

6 Nesta Apresentação 1o. Lugar: ESTUDAR O CASO 2o. Lugar: MÉTODOS DE COMBATE À EVASÃO 3o. Lugar: RESULTADOS ALCANÇADOS 4o. Lugar: PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

7 Estudo do Caso Quando a evasão ocorre?

8 Estudo do Caso Motivos apontados para a evasão? 4) Questões de Ordem Acadêmica 1) Perfil do Ingressante 2) Desconhecimento da Profissão 3) Frustração das Expectativas

9 1) Entendendo o Ingressante: Dedicação não exclusiva aos estudos Essencialmente urbano Baixo poder aquisitivo Vive com a família Estudo do Caso

10 2) Desconhecimento da Profissão: Não sabem o que é zootecnia Zootecnia não foi sua primeira opção Desconhecem o mercado de trabalho Confundiram com outras profissões Estudo do Caso

11 3) Frustração das Expectativas Conteúdo abordado Acesso a recursos da Instituição Infra-estrutura utilizada Interação com o Corpo Docente Estudo do Caso

12 4) Questões de ordem acadêmica Matriz Curricular Sistema de avaliação de aprendizagem Estudo do Caso

13 Combatendo a Evasão 1) Perfil do Ingressante Concentração dos horários de aulas em apenas um período Programas de auxílio (PNAES) Aulas práticas a campo

14 Combatendo a Evasão 2) Desconhecimento da Profissão Atuação dentro das escolas de ensino médio Feiras vocacionais Semana do calouro / introdução à profissão Guia do Estudante Abril

15 3) Frustração das Expectativas Reforma e reativação de setores de produção Estímulo Empresa Júnior/PET Aumento no número de projetos envolvendo estudantes Sala de Informática / Biblioteca Setorial Combatendo a Evasão Implantação da Tutoria

16 3) Frustração das Expectativas Combatendo a Evasão

17 4) Questões de Ordem Acadêmica Parecer 776/97 (CNE/CES) – A queda dos Currículos Mínimos Palavra de Ordem: FLEXIBILIDADE!!! Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos

18 Perfil do Formando/Egresso/Profissional Competências e Habilidades do Profissional Conteúdos Curriculares Organização do Curso Estágios e Atividades Complementares Acompanhamento e Avaliação 4) Questões de Ordem Acadêmica Combatendo a Evasão

19 4) Questões de Ordem Acadêmica

20 Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica Redução da Carga Horária das Disciplinas Retirada de Pré-Requisitos Modernização de Conteúdos Atendimento ao Mercado de Trabalho

21 Grade Curricular vs Matriz Curricular Matriz 2009Matriz 2010 DefasadaModerna EngessadaFlexível ArcaicaAtual com o Mercado Formava Profissionais RobôsProfissionais Pró-Ativos SufocanteLivre Formação dos Núcleos Fundamentação Desenvolvimento Profissional Sedimentação Profissional Combatendo a Evasão

22 A exposição do PPC à Sociedade Audiências Internas Audiências Públicas CONSEPE Combatendo a Evasão

23 Projeto Pedagógico Institucional – PPI/UFRA Combatendo a Evasão * Modificação do Sistema de Ensino-Aprendizagem * Adoção do Sistema de Eixos * Ensino Multidisciplinar – Interação dos Docentes * Regime de Dependência Acadêmica Atenção especial aos primeiros anos!

24 Novo Regulamento de Ensino - UFRA Combatendo a Evasão

25

26 O Papel do Coordenador Presidir um Colegiado Funcional Um colegiado de Curso fortalecido em geral é garantia de um curso atualizado, forte e moderno. Coordenadores vs Institutos/Centros Planos de Ensino de Disciplinas / Eixos

27 O Papel do Coordenador Núcleo docente estruturante * Formação do Núcleo Docente Estruturante Planejamento das Diretrizes do Curso De 20 a 30% dos Docentes do Curso

28 O Papel do Coordenador Acompanhamento da Nova Matriz Curricular Avaliações Discentes e Docentes Acompanhamento e Apoio aos Docentes e Discentes Acompanhamento dos Planos de Ensino/Planos de Eixo Avaliação dos Índices de Sucesso

29 O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Aprender com os erros do passado e atualizar sempre para fortalecer o futuro.

30 O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Preparar o Curso para a Visita in loco

31 O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Preparar o Curso para o ENADE

32 O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro Avaliar sempre!!! Histórico dos Índices do Curso

33 Resultados Alcançados Avaliação dos Índices de Sucesso Relação Candidatos por Vaga – Vestibular 2012: 20,5c/v!

34 Avaliação dos Índices de Sucesso Relação Matriculados por Processo Seletivo Números de Alunos chamados na Repescagem Reflete o prestígio do curso Percentuais de estudantes Concluintes – 70% (expectativa 2014) Evadidos – 47/52 = <10% no segundo ano Resultados Alcançados

35 Avaliação dos Índices de Sucesso Refletem a satisfação com o Curso % de reprovados por frequência % de reprovados por nota Gráficos de Absenteísmo por turma, turno e disciplina Evolução temporal destes indicadores Resultados Alcançados

36 O impacto da Nova Matriz A Avaliação do primeiro ano Erros grosseiros na concepção da matriz curricular Avaliação contínua até a implantação total da nova matriz Dependência reduziu drasticamente a retenção dos estudantes

37 Perspectivas para o Futuro A Tabela de Equivalência Otimizar a carga horária do professor Redução das CH das disciplinas obrigatórias Maior oferta de disciplinas eletivas

38 Perspectivas para o Futuro Metas Específicas do Curso de Zootecnia: Reduzir a retenção de 21% para 10% Reduzir a evasão de 47% para 25% TCC com análise de dados da primeira década Nova análise dos dados gerados!!

39 Agradecimentos Profa. Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Zootecnia ISPA/UFRA – Belém (91) /

40 Relato de Experiência: Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação Por: Profª Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia FORGRAD Uberlândia/MG 18/06/2012


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