A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valorização de Destinos BaltimoreBaltimore Em 1999 a cidade recebeu 14 milhões de visitantes locais avolumados por 6,5 milhões de turistas que gastaram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valorização de Destinos BaltimoreBaltimore Em 1999 a cidade recebeu 14 milhões de visitantes locais avolumados por 6,5 milhões de turistas que gastaram."— Transcrição da apresentação:

1

2 Valorização de Destinos

3 BaltimoreBaltimore Em 1999 a cidade recebeu 14 milhões de visitantes locais avolumados por 6,5 milhões de turistas que gastaram cerca de US$3 bilhões.

4 BarcelonaBarcelona A taxa geral de desemprego em Barcelona caiu de 18,4% para 9,6% (contra 15,5% no resto da Espanha), entre outubro de 1986 e julho de 1992. A cidade passou da 11ª posição em 1990 para a 5ª posição em 2006 dentre as principais cidades da Europa.

5 BilbaoBilbao As taxas de ocupação hoteleira aos finais de semana, antes do Museu Guggenheim eram somente de 20%. Hoje, é praticamente impossível encontrar hospedagem neste período.

6

7 ObjetivosObjetivos

8 ObjetivoObjetivo Sensibilizar sobre o Turismo como um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico e de redução da pobreza, por meio da exposição de boas práticas e do debate de temas chaves na atual conjuntura econômica e social na escala internacional.

9 Sensibilizar os gestores públicos do Brasil e da região das Américas sobre a importância do Turismo nos processos de desenvolvimento econômico e social. Analisar os desafios atuais do desenvolvimento do Turismo à luz da situação econômica e social internacional e do Brasil, com base na experiência e nas prioridades definidas pelas instituições internacionais. ObjetivoObjetivo

10 Compartilhar experiências exitosas de desenvolvimento sustentável do Turismo na América Latina, especialmente as direcionadas à redução da pobreza, integração regional, e preservação e valorização do patrimônio natural e cultural. Trocar experiências sobre o papel do Turismo nos megaeventos desportivos. Difundir as conclusões mais relevantes da Conferência. ObjetivoObjetivo

11 Instituições Organizadoras

12 Governo do Estado do Ceará | Secretaria do Turismo. Governo Federal | Ministério do Turismo. Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Organização Mundial do Turismo – OMT. Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Instituições Organizadoras

13 ProgramaçãoProgramação

14 Dia 28 de Novembro 8h às 9h Credenciamento 9h às 10h45 Solenidade de Abertura da Conferência Boas-vindas do Secretário Estadual do Turismo – SETUR/CE (Bismarck Maia) Pronunciamentos dos Governadores Presentes Pronunciamento do Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo – OMT (Taleb Rifai) Pronunciamento do Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (Luís Alberto Moreno) Pronunciamento do Ministro do Turismo do Brasil (Gastão Vieira) Abertura Oficial: Cid Ferreira Gomes (Governador do Estado do Ceará) Moderador: Bismarck Maia (Secretário Estadual do Turismo)

15 11h15 às 11h35 Apresentação Inaugural 1 O Turismo na América Latina e no Mundo. Análise Comparativa (Márcio Fávilla - Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da Organização Mundial do Turismo – OMT ) 11h35 às 11h55 Apresentação Inaugural 2 Visão do BID e Atuação no Turismo da América Latina. (Alexandre Meira da Rosa - Gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID) Moderador: Carlos Vogeler (Diretor Regional para as Américas da OMT) Dia 28 de Novembro

16 Bloco Temático 1 O Impacto Econômico do Turismo 14h15 às 14h50 Apresentação Introdutória A Importância do Turismo para as Economias Locais na América Latina. (Sérgio Arzeni - Diretor do Centro para Empreendedorismo e Desenvolvimento Local da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico – OCDE) Moderador: Hector Malarin (Chefe de Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do BID) Dia 28 de Novembro

17 Bloco Temático 1 O Impacto Econômico do Turismo 14h50 às 16h05 Painel 1 : Os Benefícios do Turismo na Economia Local O Impacto do Turismo em Outros Setores Econômicos do Destino. Caso de Buenos Aires. (Carlos Gutierrez – Diretor de Turismo de Buenos Aires) Participação Local na Cadeia Produtiva do Turismo - Balanço do Programa de Fomento à Iniciativa Privada no Turismo do Brasil. Ministério do Turismo. Aumentando os Benefícios do Turismo nas Comunidades Locais. (Jonathan Guy Buxton Mitchell – Chefe do Programa do Setor Privado e Mercados do Overseas Development Institute – ODI – UK) Moderador: Hector Malarin (Chefe de Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do BID) Dia 28 de Novembro

18 Bloco Temático 2 O Turismo e a Inclusão Social 16h20 às 16h55 Apresentação Introdutória O Turismo como Gerador de Equidade Social. (Eugenio Yunes - Vice-Presidente Executivo da Federação de Empresas de Turismo do Chile – FEDETUR) Moderador: Vicente J. Molés (Consultor Internacional em Turismo – BID) Dia 28 de Novembro

19 Bloco Temático 2 O Turismo e a Inclusão Social 16h55 às 18h10 Painel 2 : Impacto Social do Turismo O Turismo como Importante Instrumento para a Geração de Empregos. (Elizabeth Tinoco - Diretora Regional da Organização Internacional do Trabalho para América Latina e Caribe) Contribuição do Turismo para a Inclusão Social e de Grupos Vulneráveis. Caso Bolívia. (Ricardo Cox - Ex Vice-Ministro da Bolívia) Turismo: Estratégias de Prevenção e Controle da Exploração Sexual Infantil. (Luiz Clovis Guido Ribeiro - Diretor de Programas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente - Brasil) Moderador: Vicente J. Molés (Consultor Internacional em Turismo – BID) Dia 28 de Novembro

20 18h10 Encerramento da Sessão do Primeiro Dia Secretário de Estado do Turismo do Ceará (Bismarck Maia) Representante do Brasil no BID (José Seligmann Silva) Diretor Regional da Organização Mundial do Turismo – OMT para as Américas (Carlos Vogeler) 20h Jantar oferecido pelo Governo do Estado do Ceará Dia 28 de Novembro

21 Bloco Temático 3 O Turismo como indutor da Integração Regional e da Mudança de Imagem de um Pais no Exterior 9h às 9h20 Apresentação Turismo e Integração Regional – Estratégias de Promoção Turística da América Central. (Mercedes Melenes de Mena - Secretária de Integração Turística Centro Americana – SITCA) 9h20 às 9h40 Apresentação Turismo e Integração Regional – Caso Mercosul – Tríplice Fronteira. (Liz Cramer Campos - Ministra de Turismo do Paraguay) Moderador: Carlos Vogeler (Diretor Regional da OMT para as Américas) Dia 29 de Novembro

22 Bloco Temático 3 O Turismo como indutor da Integração Regional e da Mudança de Imagem de um Pais no Exterior 9h40 às 10h Apresentação Posicionamento de Destinos – Reposicionamento da Imagem de um Destino – Caso Colômbia (Nubia Stella Martinez Rueda - Ex-Presidente da Proexport – Promocíon de Turismo, Inversión y Exportaciones – Colômbia) Moderador: Carlos Vogeler (Diretor Regional da Organização Mundial do Turismo para as Américas) Dia 29 de Novembro

23 Bloco Temático 4 O Turismo e os Mega Eventos Desportivos 10h30 às 11h Apresentação Introdutória O Legado dos Megaeventos Desportivos para o Setor do Turismo e Para a População Local – A Experiência da África do Sul. (Tokozila Xasa King - Vice-Ministra de Turismo da África do Sul ) 11h às 12h15 Painel 4 : Desafios e Oportunidades do Turismo nos Megaeventos Desportivos O Desafio na Gestão dos Grandes Fluxos Turísticos nos Megaeventos – Caso Brasil. (Jeanine Pires - Ex-Assessora Especial do Ministro do Esporte do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016) Moderador: Fernando Carrilo-Florez (Representante do BID no Brasil) Dia 29 de Novembro

24 Bloco Temático 4 O Turismo e os Mega Eventos Desportivos 11h às 12h15 Painel 4 : Desafios e Oportunidades do Turismo nos Megaeventos Desportivos Promoção do Turismo no Contexto dos Eventos Desportivos – Parcerias Público-Privadas – Atenas 2004. (George Drakopoulos - Diretor da Association of Greek Tourist Enterprise – SETE) Planificação Territorial e Reordenação Urbana dos Destinos Turísticos no Contexto dos Megaeventos Desportivos. Caso Barcelona. (Manuel de Forn - Plano Estratégico de Barcelona para a Olimpíada de 1992) Moderador: Fernando Carrilo Flores (Representante do BID no Brasil) Dia 29 de Novembro

25 Bloco Temático 5 O Turismo e Patrimônio Natural e Cultural 14h15 às 14h45 Apresentação Introdutória Valorização e Promoção Turística do Patrimônio Cultural – O Mundo Maia. (Gloria Guevara Manzo - Secretária do Turismo do México) 14h45 às 15h15 Apresentação Introdutória Turismo e Patrimônio Cultural – Experiência da Costa Rica. (Carlos Ricardo Benavides- Ministro da Presidência da Costa Rica) Moderador: Joseph Milewski - Especialista em Recursos Naturais do BID. Dia 29 de Novembro

26 Bloco Temático 5 O Turismo e Patrimônio Natural e Cultural 15h30 às 17h Painel 5 : Gestão Turística do Patrimônio Gestão Turística dos Sítios Culturais. (Vincent Defourny - Representante da UNESCO no Brasil) Gestão Ambiental e Turismo: Visão Rio + 20 Gestão de Turismo Sustentável em Zonas Costeiras. (Márcio Fávilla - OMT) Moderador: Joseph Milewski - Especialista em Recursos Naturais do BID. Dia 29 de Novembro

27 Encerramento Oficial do Evento 17h Palavra do Secretário Estadual do Turismo (Bismarck Maia) Palavra do Chefe de Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do BID (Héctor Malarin) Palavra do Presidente do Banco do Nordeste (Jurandir Santiago) Leitura da Carta de Fortaleza - Diretor Regional da OMT (Carlos Vogeler) Palavra do Gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do BID (Alexandre Meira da Rosa) Palavra do Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da Organização Mundial do Turismo – OMT (Márcio Fávilla) Palavra do Representante do Ministério do Turismo do Brasil Encerramento Oficial: Cid Ferreira Gomes (Governador do Estado do Ceará) Moderador: Bismarck Maia (Secretário de Estado do Turismo do Ceará) Dia 29 de Novembro

28 (Site em finalização)

29


Carregar ppt "Valorização de Destinos BaltimoreBaltimore Em 1999 a cidade recebeu 14 milhões de visitantes locais avolumados por 6,5 milhões de turistas que gastaram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google