A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas. Voltaire.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas. Voltaire."— Transcrição da apresentação:

1

2 Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas. Voltaire

3 Existem dois legados duradouros que podemos deixar para nossos filhos. Um deles, raízes. O outro, asas. Hodding Carter

4 A guerra pela audiência, como toda guerra, é covarde e é suja. Rede Globo, SBT Band, Record

5 E na guerra pela audiência, como em toda guerra, as principais vítimas são as crianças. Rede Globo, SBT Band, Record

6 A Infância & a Televisão

7 A educação dos olhos. E a educação do olhar.

8 É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...

9 Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente. Rubem Alves

10 A fome de pão, e a fome de beleza. O que é que torna uma vida plena?...

11 Uma infância amorosa e ordenada é o chão pelo qual caminharemos até a velhice...

12 ...e a nossa aventura existencial terá mais ou menos chances à medida que esse chão for confiável. Lya Luft

13 E qual a infância que hoje estamos construindo?

14 Nos tempos recentes, mais do que em qualquer outro, temos descuidado gravemente da atenção devida à infância.

15 E a televisão ocupa um lugar central nos descaminhos dos rumos que a infância tem tomado.

16 A televisão existe para vender os produtos que anuncia. A única função da televisão nos tempos presentes é a de formar consumidores.

17 Incitar desejos consumistas e glorificar o consumo, a fim de incrementar as vendas dos anunciantes.

18 Na atual sociedade de consumo, a exposição excessiva a valores materiais está arruinando o bem-estar das crianças.

19 Numa sociedade de mercado, tudo é tratado como mercadoria. Inclusive a infância.

20 Sentido da vida Felicidade = Consumir

21 Sentido da vida Felicidade = Consumir Até os quatro anos de idade, as crianças não conseguem diferenciar propagandas de programas.

22 Conforme atestam pesquisas realizadas, bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciá-las.

23 Enquanto as crianças assistem a programas infantis veiculados pelas emissoras de TV,...

24 ...nas inserções de merchandising e nos intervalos comerciais a educação para o consumo vai se instalando de forma poderosa.

25 Quanto mais cedo nutrirmos o desejo consumista nas crianças, maiores os nossos lucros, avaliam os donos das emissoras.

26 A ideologia midiática repudia a solidariedade e exalta a ostentação, o desperdício e a individualidade.

27 A vaidade e o hedonismo semeados na mente na mais tenra idade – num mundo tão carente de cidadania, compaixão e dignidade.

28 Rede Globo, SBT, Band e Record – com suas ações de marketing voltadas ao público infantil – perderam totalmente a noção de ética e civilidade.

29 Que futuro estamos construindo?...

30 Que futuro estamos construindo?... Beba mais cerveja; Troque de carro; Troque de celular, Para ser feliz!

31 Você é o que você ostenta! Quem não consome não existe!...

32 Big Brother Brasil As vídeo -cassetadas do Faustão Zorra Total A Turma do Didi

33 Domingo Legal Topa tudo por Dinheiro A Fazenda O Melhor do Brasil

34 Segundo dados do Ibope, as crianças brasileiras passam uma média de cinco horas diárias em frente à TV.

35 Ainda segundo o Ibope, as crianças brasileiras ficam expostas a aproximadamente 40 mil propagandas em um ano.

36 Segundo dados do Ibope, as crianças brasileiras ficam expostas a aproximadamente 40 mil propagandas em um ano. Qual a influência de tal exposição massiva na formação da subjetividade de uma criança?

37 Qual a influência de tal exposição massiva na formação da subjetividade de uma criança? A primeira infância, marcada pela fragilidade de suas estruturas de personalidade, ainda em formação.

38 Como fazer para subverter a ordem estabelecida de consumismo desenfreado e resgatar a Educação e a Cultura, e todos os demais valores que nos fazem humanos?...

39 e resgatar a Educação e a Cultura, e todos os demais valores que nos fazem humanos?... Darcy Ribeiro, um dos maiores educadores do Brasil – apelidado de O Poeta da Educação – dizia:...

40 Enquanto num turno a escola educa, no contra-turno a televisão deseduca. Como será possível avançar assim?...

41 Darcy Ribeiro faleceu em Desde então, os abusos e os desvios promovidos pela televisão têm piorado. E muito.

42 Apesar dos impérios televisivos – que manipulam, mandam e desmandam no país – é preciso confiar no poder transformador e regenerador da Educação e da Cultura.

43 A seguir, alguns conselhos de educadores e especialistas sobre o assunto:

44 Em ambientes com a presença de crianças menores de quatro anos, mantenha os aparelhos de TV desligados.

45 Lembre-se de que a atenção periférica nas crianças pequenas é bastante apurada, mais até do que nos adultos.

46 Enquanto brincam inocentemente num canto da sala, vão assimilando e absorvendo tudo que acontece ao seu redor.

47 Os olhos e os ouvidos das crianças pequenas são sensíveis demais para a futilidade das novelas,...

48 ...as coberturas sensacionalistas dos dramas e tragédias humanas dos telejornais,...

49 ...e a incessante torrente abusiva e invasiva de propagandas e comerciais.

50 Recomenda-se que somente após completar quatro anos de idade a criança tenha contato com programas televisivos.

51 E mesmo assim, não mais do que por 45 minutos diários, e sempre com a presença de um adulto, a orientá-la diante do caráter persuasivo dos comerciais.

52 E mesmo assim, não mais do que por 45 minutos diários, e sempre com a presença de um adulto, a orientá-la diante do caráter persuasivo dos comerciais. Se, devido à corrida rotina da vida moderna, você tenha que recorrer ao babá- eletrônico para distrair crianças pequenas, dê preferência a vídeos e dvds.

53 Assim, ao menos, as mentes ternas não ficarão à mercê de uma torrente desumana e desleal de publicidade.

54 Como nesta fase a criança sente prazer na repetição, sendo ela indispensável para sua aprendizagem, e com a popularização de dvds, procure sempre recorrer a tal recurso no lugar da TV.

55 Desenhos são lúdicos e, vistos moderadamente, estimulam a fantasia e a criatividade.

56 Lembre-se de que os programas infantis veiculados pela Rede Globo, SBT, Band e Record têm unicamente por fim perversos interesses econômicos e comerciais.

57 O que as emissoras de TV intentam com suas atrações infantis é formatar mentes precocemente consumistas.

58 Por sua vez, na quase totalidade dos países desenvolvidos existem severas restrições no campo da publicidade infantil – como a proibição de intervalos comerciais em meio a atrações infantis.

59 As nações desenvolvidas cuidam da infância porque são desenvolvidas, ou vieram a se tornar desenvolvidas porque em algum momento de sua trajetória histórica resolveram priorizar a educação e a infância?

60 No Brasil, algum dia ainda também haveremos de aprender que a infância é sagrada, e que existem valores anteriores ao lucro.

61 No Brasil, algum dia também haveremos de criar leis e mecanismos visando restringir a publicidade infantil e proteger a infância.

62 Enquanto este dia não chega, cabe aos pais, diante da ganância desmedida das emissoras de TV, proteger os filhos dos incessantes apelos consumistas.

63 Lembre-se de que filho não é direito; É dom, é graça, é um presente da Vida.

64 E se o destino confiou um pequenino ser aos teus cuidados, reveja a tua rotina e as tuas prioridades.

65 Desacelere, reduzindo os compromissos sociais e profissionais, de modo a poder passar o maior tempo de qualidade possível com os filhos.

66 A primeira infância passará rapidamente – o tempo, a atenção e o carinho doados nestes anos iniciais irão reverberar por toda a jornada existencial que se segue.

67 Nestes tempos de severa manipulação midiática, um dos maiores desafios enfrentados é como resgatar a individualidade, a solidariedade e a criatividade.

68 O urgente deasfio de providenciar uma atenção e uma educação capazes de fazer com que as crianças e os adolescentes não sejam tragados pelo consumismo.

69 Faz-se necessário cuidar não somente da saúde física e intelectual, mas, principalmente, da saúde ética, emocional e espiritual das futuras gerações.

70 Quais os valores, visões de mundo, saberes e percepções que queremos nutrir nas crianças?

71 Resgatar o espaço perdido dos sonhos, utopias e ideais mobilizadores. A esperança de um outro mundo ainda possível.

72 O Amor e a Bondade. Um outro mundo, capaz de valorizar a felicidade verdadeira, resultante do cultivo de bens infinitos.

73 O Amor e a Bondade. Um outro mundo, capaz de valorizar a felicidade verdadeira, resultante do cultivo de bens infinitos. Um outro mundo, capaz de acolher a Justiça, a Ternura, a Compaixão e a Caridade.

74 Um outro mundo, onde reina a verdadeira Liberdade.

75 Há muito por ser feito ainda. Quem semear, colherá.

76 A infância é sagrada, E deverá ser a prioridade primeira. Sempre.

77 Formatação: Compartilhe esta mensagem com pais, avós, professores, educadores, diretores escolares e com todos aqueles que se preocupam com a Infância e com os caminhos da Educação

78 Voltar à página do EngWhere

79


Carregar ppt "Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas. Voltaire."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google