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Intersecção Psicanalítica do Brasil – IPB

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Apresentação em tema: "Intersecção Psicanalítica do Brasil – IPB"— Transcrição da apresentação:

1 Intersecção Psicanalítica do Brasil – IPB Descrição de Funções e Atribuições Emissão 07/08/09

2 Intersecção Psicanalítica do Brasil Ensino / Transmissão Publicação Simpósio Enlaces NEPP Responsabilidade Social Geral Tesouraria Comunicação Conselho Fiscal ASSEMBLÉIA GERAL Secretarias Fórum Especial Consultivo Comissões

3 I – ASSEMBLÉIA GERAL

4 EMENTA : As atribuições da Assembléia Geral de IPB estão descritas e determinadas no Estatuto Social de IPB

5 I – ASSEMBLÉIA GERAL DA ASSEMBLÉIA GERAL (3) Artigo 9° À Assembléia Geral, o órgão máximo de deliberação de IPB, compete: I.Deliberar sobre todas as questões relativas ao funcionamento de IPB; II.Eleger os membros da Secretaria Administrativa e do Conselho Fiscal; III.Eleger os representantes de IPB junto às demais instituições e movimentos psicanalíticos, e junto às entidades da sociedade civil; IV.Deliberar sobre Projeto Orçamentário e Relatórios Financeiros apresentados pela Secretaria Administrativa, ouvido o Conselho Fiscal; V.Deliberar, em única instância, sobre desligamento de membros por iniciativa da Instituição; VI.Definir o local e o tema do próximo simpósio anual de IPB; VII.Alterar os Estatutos; VIII.Destituir ou afastar os membros da Secretaria Administrativa ou do Conselho Fiscal, assegurada a ampla defesa e o contraditório; (3)Texto extraído dos Estatutos de IPB – Capítulo II

6 I – ASSEMBLÉIA GERAL IX.Decidir sobre a dissolução e encerramento do funcionamento de IPB. § 1° - A Assembléia Geral será realizada ordinariamente uma vez por ano, especialmente para deliberar acerca dos incisos II, IV e V, do caput desse artigo. § 2° - A Assembléia Geral reunir-se-á em primeira convocação com a presença de, no mínimo, a maioria absoluta dos membros e" em segunda e última convocação, com qualquer número de membros. § 3° - As Assembléias Gerais são convocadas com no mínimo 30 dias úteis de antecedência e com uma pauta previamente organizada e divulgada pela Secretaria Administrativa, por qualquer meio eficaz. § 4° - A Assembléia pode reunir-se extraordinariamente, a qualquer momento para deliberar acerca de pauta especifica, por convocação da Secretaria Administrativa ou por iniciativa de vinte por cento de seus membros. § 5° - As Assembléias Gerais extraordinárias: podem ser realizadas por meios não presenciais1 tais como vídeo-conferência, tele-conferência ou internet; § 6º - Todos os membros em dia com suas obrigações estatutárias podem participar das Assembléias, com direito à voz e voto; § 7° - As decisões das Assembléias são todas pela maioria simples dos presentes, à exceção do previsto nos incisos VII e VIII do caput desse artigo, para o que se exige quorum qualificado de maioria absoluta de votos.

7 II – CONSELHO FISCAL

8 EMENTA: As atribuições do Conselho Fiscal de IPB estão descritas e determinadas no Estatuto Social de IPB: CONSTITUIÇÃO : Instância composta por seis membros de IPB, eleitos e consignados em Assembléia Geral Ordinária

9 II – CONSELHO FISCAL DO CONSELHO FISCAL (4) Art. 16. O Conselho Fiscal é composto por três membros efetivos e três membros suplentes, eleitos em Assembléia Geral. Art. 17. O mandato do Conselho Fiscal é de um ano, podendo ser renovado apenas uma vez. Art. 18. São atribuições do Conselho Fiscal: I - Fiscalizar as atividades da Secretaria Administrativa, zelando pelo bom cumprimento de suas atribuições, em consonância com os objetivos e finalidades da associação" tais como estabelecido nos presentes Estatutos. II – Analisar, anualmente as contas da Secretaria Administrativa, apresentando parecer conclusivo à Assembléia Geral. (4)Texto extraído dos Estatutos de IPB – Capítulo III

10 III - SECRETARIAS

11 III – SECRETARIAS Secretaria Geral EMENTA : CONSTITUIÇÃO: 1 Secretário Geral 1 Suplente

12 III – SECRETARIAS Secretaria Geral São atribuições do Secretário Geral de IPB: a.Representar em IPB judicial e extrajudicialmente b.Dialogar e acompanhar as ações e decisões do Secretário-Tesoureiro e Suplente de IPB. c.Representar IPB oficialmente junto às entidades psicanalíticas, quando necessário. d.Avaliar pedidos de adesão a IPB e emitir, em conjunto com a Secretaria de Comunicações, correspondências de acolhimento ou indeferimento aos interessados. e.Adotar medidas de desligamento de sócios a partir de solicitação justificada de cada local. f.Emitir correspondências institucionais em articulação com a Secretaria de Comunicações de acordo com as atribuições específicas de cada instância. g.Convocar o Fórum Especial Consultivo sempre que surgirem situações-problema não previstas em estatutos, nem deliberadas em Assembléia Geral Ordinária, decidindo com os demais componentes sobre a forma mais eficaz de realização dessa discussão (Internet, skype, vídeo-conferência etc.). h.Coordenar discussão durante o Fórum Especial Consultivo ou delegar outro membro quando achar conveniente.

13 III – SECRETARIAS Secretaria Geral São atribuições do Secretário Geral de IPB (cont.): i.Comunicar o resultado dessas discussões aos membros de IPB. j.Elaboração da pauta da Assembléia Geral Ordinária, animando/convocando a discussão preparatória dos assuntos em cada local de IPB. k.Convocar Assembléias Gerais com antecedência estabelecida nos Estatutos. l.Contratar, de forma terceirizada, os serviços necessários ao funcionamento das Secretarias de IPB tais como: contador, advogado, secretária, despachante etc. m.Contratar e administrar a sede de IPB instalada em um escritório virtual na cidade de Recife, Pernambuco. n.Providenciar, sempre que necessário, junto a Receita Federal a regularização do nome do representante legal de IPB. o.Apresentar, na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício.

14 III – SECRETARIAS Secretaria-Tesouraria EMENTA : CONSTITUIÇÃO: 1 Secretário-Tesoureiro 1 Suplente

15 III – SECRETARIAS Secretaria-Tesouraria São atribuições do Secretário-Tesoureiro e Suplente de IPB: a.Abrir contas bancárias, assinar cheques e realizar movimentação financeira da instituição, sempre em ação conjunta com o Secretário – Geral. b.Receber as anuidades e fornecer comprovantes. c.Aplicar, controlar e dispor as verbas destinadas aos gastos programados anualmente, conforme Programa-Orçamento aprovado anteriormente em A.G.O. do ano anterior. d.Elaborar balanço financeiro anual e apresentá-lo ao Conselho Fiscal, por ocasião da A.G.O. e.Contatar com os membros inadimplentes, buscando solução para as suas pendências financeiras. Na impossibilidade, agilizar as providências cabíveis, de acordo com as decisões f.Apresentar, na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício

16 III – SECRETARIAS Secretaria de Comunicações Subsecretaria de Correspondências EMENTA : Administrar as correspondências recebidas ou expedidas pela instituição. CONSTITUIÇÃO: Três membros de IPB, sob a coordenação de um

17 III – SECRETARIAS Secretaria de Comunicações Subsecretaria de Correspondências São atribuições da Subsecretaria de Correspondências de IPB: a.Receber e responder as correspondências recebidas por IPB. b.Administrar a correspondência interna da instituição. c.Zelar pela manutenção e atualização da lista de membros de IPB junto à provedora da lista de discussão. d.Zelar pela manutenção e atualização da lista de endereços virtuais e físicos de instituições psicanalíticas afins. e.Assessorar a secretária contratada no que se refere ao encaminhamento da correspondência recebida aos membros de IPB. f.Zelar pela manutenção da estrutura física adequada à prestação dos serviços de secretaria. g.Solicitar informações aos membros para a elaboração de folder impresso e virtual de divulgação das atividades de IPB.

18 III – SECRETARIAS Secretaria de Comunicações Subsecretaria de Correspondências São atribuições da Subsecretaria de Correspondências de IPB: h.Submeter proposta orçamentária para confecção do folder à Tesouraria de IPB. i.Contratar empresa prestadora de serviço para a confecção do folder. j.Encaminhar o folder impresso aos locais em que IPB possua membros. k.Receber e responder as correspondências recebidas por IPB, inclusive correspondências de acolhimento ou indeferimento aos interessados em ingressar na Instituição, em conjunto com a Secretaria Geral. l.Assessorar a secretária na redação de respostas a solicitações de ingresso em IPB. m.Apresentar, na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício.

19 III – SECRETARIAS Secretaria de Comunicações Subsecretaria Gestora do Portal Web de IPB EMENTA : Planejar e coordenar a organização do Portal de IPB, assegurando as condições necessárias para que o mesmo cumpra sua função de acolher as informações relativas à instituição e divulgar suas atividades. CONSTITUIÇÃO: Três membros de IPB, sob a coordenação de um

20 III – SECRETARIAS Secretaria de Comunicações Subsecretaria Gestora do Portal Web de IPB São atribuições da Subsecretaria Gestora do Portal Web de IPB: a.Planejar a organização e a arquitetura das informações. b.Zelar pelo cumprimento das obrigações com a empresa contratada para a manutenção do Portal. c.Centralizar o contato com a empresa contratada para manutenção do Portal. d.Desenvolver critérios de apresentação visual, acessibilidade, usabilidade e navegabilidade. e.Zelar pela qualidade e atualização das informações disponibilizadas. f.Definir critérios para inserção dos conteúdos publicados. g.Estudar e propor ações para promover o uso do Portal como ferramenta de trabalho dos membros de IPB.

21 III – SECRETARIAS Secretaria de Comunicações Subsecretaria Gestora do Portal Web de IPB São atribuições da Subsecretaria Gestora do Portal Web de IPB (cont.): h.Favorecer mecanismos de interação com o público e usuários internos. i.Estabelecer canal direto de interação com os usuários para receber sugestões e buscar soluções para problemas identificados. j.Buscar meios de conhecer as necessidades dos usuários em relação ao Portal, a fim de planejar e priorizar o atendimento das demandas a serem implementadas. k.Receber e analisar relatório de atividades a ser apresentado pela empresa contratada para a manutenção do Portal. l.Apresentar, na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício.

22 IV - COMISSÕES

23 IV – COMISSÕES Comissão de Ensino e Transmissão EMENTA : CONSTITUIÇÃO: Quatro membros de IPB, um em cada Estado em que IPB mantenha membros (de preferência) ou Dois membros de dois locais diferentes

24 IV – COMISSÕES Comissão de Ensino e Transmissão São atribuições da Comissão de Ensino e Transmissão : 1.Propor ou incentivar uma estrutura mínima de estudos que faça intersecção com todos os locais em que IPB se estabelece, respeitando a autonomia que cada local poderá ter para se organizar dentro dessa estrutura. 2.Cuidar para que haja diversas formas de sustentação dos estudos na formação permanente dos participantes: Grupos de Estudos Introdutórios, (Grupos de Freud, Conceitos e fundamentos da Psicanálise, Conceitos e Fundamentos lacanianos, História da Psicanálise, de Freud, Lacan e outros), etc. Grupos de Estudos Específicos (Leitura dos Seminários de Lacan, estudos sobre lógica, arte, filosofia, lingüística, matemática, e outras ciências afins articuladas com o ensino da Psicanálise), Grupos de leitura comentada, Grupos de Cartéis, Leitura Clínica (textos e recortes da clínica na direção de interrogar as questões nodais da práxis analítica lacaniana), Seminários e/ou Debates temáticos (ou sobre filmes) abertos ao público em geral e/ou fechados para os membros da instituição. 3.Propor atividades para que os estudos realizados nos diferentes locais possam criar uma rede de intersecção de debates, seja via IPB-Lista, seja nos Simpósios, Jornadas e/ou Congressos, como também com convites a membros da instituição a apresentarem seminários em locais diferentes que residem.

25 IV – COMISSÕES Comissão de Ensino e Transmissão São atribuições da Comissão de Ensino e Transmissão (cont.) : 4.Cuidar para que cada local possa incluir grupos e/ou Seminários Introdutórios em Freud e Lacan, como porta de entrada da instituição. Convidando membros da instituição a coordenarem tais grupos. 5.Cuidar para que os temas específicos definidos para o Simpósio anual de IPB, bem como para a Jornada e Congresso de CONVERGENCIA possam circular nos grupos de estudos, debates e atividades de cada local. 6.Cuidar para que o andamento das atividades em cada local de IPB sejam informadas, convocando e incentivando a participação de todos os membros, regularmente. Por exemplo: que cada grupo de estudo possa, de forma resumida, pontuar uma questão da lição ou texto que está estudando, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. 7.Incentivar junto aos coordenadores de grupos, seminários, participantes de cartéis, ou mesmo junto a cada participante, produções que possam se definir desde pequenos resumos comentados, questões retiradas de leituras e/ou da práxis clínica e/ou trabalhos, de modo a que estas produções possam circular via IPB-Lista e/ou nos mini-simpósios ou jornadas locais.

26 IV – COMISSÕES Comissão de Ensino e Transmissão São atribuições da Comissão de Ensino e Transmissão (cont.) : 8.Propor grupos que se destinem a acompanhar o trabalho de escrita tanto para aqueles que estão iniciando essa atividade bem como para aqueles que, permanentemente em formação, necessitam desse exercício. 9.Acolher e acompanhar os colegas novatos no sentido de encaminhamentos para grupos de estudos e ou atividades de encontros locais, ou anuais da instituição 10.Propor e organizar atividades de abertura ou encerramento das atividades de ensino e transmissão semestrais, nas quais os grupos, cartéis e /ou membros possam expor e debater as produções de seus estudos, incentivando a participação de cada membro, um a um. 11.Assessorar todas as Comissões, quando convocada, para dar unidade ao programa de estudos de IPB, garantidas as disposições para eleição de outros temas. 12.Apresentar na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo

27 IV – COMISSÕES Comissão de Publicação EMENTA : Planejar, operacionalizar e acompanhar a publicação gráfica de todo o material institucional que se fizer necessário e estipulado de acordo com as prioridades estabelecidas em AGO. CONSTITUIÇÃO: Três membros de IPB (no mínimo), sob a coordenação de um

28 IV – COMISSÕES Comissão de Publicação São atribuições da Comissão de Publicação de IPB: 1.Propor na AGO um programa de publicação para o ano, incluindo os custos necessários para sua realização. 2.Programar e supervisionar a elaboração dos anais do Simpósio Anual, desde que deliberado na AGO. 3. Apresentar orçamento atualizado das publicações autorizadas na AGO. 4.Contratar serviços de concepção, editoração e confecção das publicações, em articulação com a Secretaria Geral e a Secretaria de Comunicações. 5. Supervisionar os serviços contratados para que cumpram as condições e cláusulas acordadas. 6. Providenciar a padronização da imagem visual de IPB, cuidando de sua manutenção em todas as peças publicitárias da instituição. 7.Programar a distribuição das peças publicitárias nos locais onde existe IPB e junto ao público externo de interesse para IPB e o desenvolvimento da Psicanálise. 8.Definir a programação do preço das publicações a serem vendidas e a maneira como o montante recebido será repassado para a Tesouraria. 9.Apresentar na AGO de IPB um relatório das ações desenvolvidas.

29 IV – COMISSÕES Comissão de Simpósio EMENTA : Planejar e coordenar a realização do Simpósio Anual, criando as condições necessárias para que o mesmo cumpra sua função enodadora das atividades da instituição, dentro da lógica de transmissão e formação do analista, no local determinado para sua realização, decidido e aprovado na Assembléia Geral Ordinária anual. CONSTITUIÇÃO: Três membros de IPB (no mínimo), sob a coordenação de um

30 IV – COMISSÕES Comissão de Simpósio São atribuições da Comissão de Simpósio de IPB: 1.Escolha do local (hotel) do Simpósio; 2.Negociação com o hotel escolhido sobre aluguel de sala, recursos áudios-visuais e hospedagem dos participantes; 3.Divulgação para os participantes de IPB sobre o local do evento e condições de hospedagem; 4.Elaboração de orçamento do Simpósio (com antecedência mínima de dez meses da data do evento) e negociação junto à Secretaria e Tesouraria de IPB. O orçamento deverá contemplar previsão de gastos com a estrutura física (auditório), recursos áudio-visuais, um coffee-break por dia, arte gráfica e material de papelaria (pastas, canetas, blocos de anotação), podendo, para fins de orçamento, ser considerado o mesmo número de participantes do simpósio anterior, acrescido ou diminuído em virtude das particularidades de cada local; 5.Elaboração do material de divulgação do Simpósio (folder, virtual e impresso, e cartaz) e distribuição do mesmo entre os vários locais de IPB; 6.Definição do formato do Programa do Simpósio incluindo dispositivos, tempo e coordenação das apresentações de trabalhos;

31 IV – COMISSÕES Comissão de Simpósio São atribuições da Comissão de Simpósio de IPB (cont.): 7.Contratação de serviços de secretaria, de gráfica e cerimonial (se for o caso); 8.Envio de correspondência para convidados de outras instituições; 9.Divulgação do Simpósio junto a outras instituições de Psicanálise, dentro e fora da cidade onde se realiza o evento; 10.Busca e negociação de patrocínio do Simpósio junto a instituições de fomento à cultura, quando for o caso. 11.Coordenação do desenvolvimento do programa durante a realização do Simpósio; 12.Supervisão dos serviços contratados (secretaria, gráfica e cerimonial); 13.Emissão de certificados para os participantes do Simpósio; 14.Apoio à Comissão de Publicação na elaboração e produção dos anais do Simpósio (quando for o caso); 15.Elaboração da Prestação de Contas das despesas do Simpósio e apresentação à Tesouraria; 16.Apresentação de sugestões para uma programação social mínima dos participantes: guia da cidade, roteiro gastronômico, eventos culturais e passeios;

32 IV – COMISSÕES Comissão de Simpósio São atribuições da Comissão de Simpósio de IPB (cont.): 17.Preparação, junto com o Secretário Geral, da pauta da Assembléia Geral Ordinária anual, incluindo providências para discussão prévia dos assuntos em cada local. 18.Apresentar na Assembléia Geral Ordinária de IPB um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior. Obs.: Quando ocorrer evento simultâneo ao acontecimento do Simpósio, será constituída comissão para sua coordenação e definição de atividades.

33 IV – COMISSÕES Comissão de Enlaces Subcomissão Enlace Convergencia EMENTA : CONSTITUIÇÃO:

34 IV - COMISSÕES Comissão de Enlaces Subcomissão Enlace Convergencia São atribuições da Subcomissão Enlace Convergencia de IPB: 1.Representar IPB nos eventos locais, nacionais ou internacionais já convencionados. 2.Intermediar as comunicações entre a CONVERGENCIA e FID e os membros de IPB. 3.Facilitar o acesso dos participantes de IPB às inscrições. 4.Promover e incentivar a apresentação de trabalhos pelos participantes de IPB. 5.Apresentar na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício

35 IV – COMISSÕES Comissão de Enlaces Subcomissão Enlace Jornada Freud-Lacaniana EMENTA : CONSTITUIÇÃO:

36 IV - COMISSÕES Comissão de Enlaces Subcomissão Enlace Jornada Freud-Lacaniana São atribuições da Subcomissão Enlace Jornada Freud-Lacaniana de IPB: 1.Representar IPB nas comissões organizadas para a realização do evento 2.Intermediar as comunicações entre a comissão do evento e os membros de IPB. 3.Facilitar o acesso dos participantes de IPB às inscrições. 4.Promover e incentivar a apresentação de trabalhos pelos participantes de IPB. 5.Articular, em conjunto com os demais membros da comissão organizadora, os contatos necessários para a obtenção de patrocínios e/ou publicidade para o evento. 6.Apresentar na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício.

37 IV – COMISSÕES Comissão de Enlaces Subcomissão Enlace Reunião Lacanoamericana EMENTA : CONSTITUIÇÃO: REPRESENTANTES ATUAIS:

38 IV - COMISSÕES Comissão de Enlaces Subcomissão Enlace Reunião Lacanoamericana São atribuições da Subcomissão Enlace Reunião Lacanoamericana de IPB: 1.Representar IPB nas comissões organizadas para a realização do evento 2.Intermediar as comunicações entre a comissão do evento e os membros de IPB. 3.Facilitar o acesso dos participantes de IPB às inscrições. 4.Promover e incentivar a apresentação de trabalhos pelos participantes de IPB. 5.Articular, em conjunto com os demais membros da comissão organizadora, os contatos necessários para a obtenção de patrocínios e/ou publicidade para o evento. 6.Apresentar na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício.

39 IV – COMISSÕES Comissão NEPP EMENTA : CONSTITUIÇÃO: Grupo de até 12 membros de IPB, sob a coordenação de um.

40 IV – COMISSÕES Comissão NEPP São atribuições da Comissão NEPP de IPB: 1.Zelar pela observância dos princípios contidos na Carta de Princípios de IPB. 2.Representar os interesses de IPB junto à comunidade psicanalítica no Brasil e no exterior, no que diz respeito ao assunto específico do Núcleo de Estudos e Pesquisa Psicanálise cm Bebês e Crianças - NEPP (Estudo e Pesquisa Psicanálise com Bebês e Crianças). 3.Difundir o trabalho clínico com bebês e crianças, nas diferentes situações em que se fizer necessário; 4.Colocar em movimento um desejo de psicanalistas que, submetidos a um lugar transferencial, necessitam falar da invenção que emerge de sua clínica e, transferencialmente, elaborar o significante lacaniano junto aos seus pares; 5.Contribuir para com a continuidade da formação psicanalítica; 6.Contribuir para com a produção teórica e dinamização do ensino e da transmissão em psicanálise; 7.Contribuir para com a integração entre participantes de IPB de diversas localizações geográficas;

41 IV – COMISSÕES Comissão NEPP São atribuições da Comissão NEPP de IPB (cont.): 8.Apresentar anualmente, na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP, um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício, com as devidas prestações de contas. 9.Organizar e coordenar, Simpósio anual de IPB, uma ou mais mesa/s de trabalho, voltada/s ao tema dos bebês e das crianças. 10.Reportar-se sempre ao conjunto de colegas de IPB, através de lista de discussão (IPB- e através da Secretaria. 11.Consultar a Tesouraria de IPB no caso da necessidade de dispêndios financeiros, para informar-se da disponibilidade. 12.Contribuir para com a promoção de novas inscrições, em nome próprio, de interessados em participar da Instituição; 13.Contribuir para com a promoção e favorecimento de enlaces locais com outras instituições e entidades 14.Contribuir para com a reflexão contínua sobre a teoria e a clínica psicanalíticas e seu lugar na cultura. 15.Programar as atividades do período entre as Assembléias Gerais Ordinárias anuais, enviando para a Comissão Simpósio os itens a serem incluídos na pauta.

42 IV – COMISSÕES Comissão NEPP São atribuições da Comissão NEPP de IPB (cont.): 16.Realizar atividades voltadas ao estudo e à pesquisa, através da formação de grupos de estudo, cartéis, seminários, cursos, congressos, etc. 17.Atuar junto à comunidade psicanalítica e da saúde pública e privada em geral, no sentido de buscar alianças e parcerias que viabilizem a posta em prática da psicanálise com bebês e crianças. 18.Contatar parceiros (iniciativa pública, privada e ONG´s), no sentido de viabilizar projetos voltados para a saúde mental de bebês e crianças. 19.Executar contratos celebrados com estes parceiros, acompanhando todos os trâmites destes contratos, para isso: capacitar, dar supervisão e realizar atendimentos clínicos de bebês e crianças, em âmbito privado ou dentro do campo da responsabilidade social (atendimentos socializantes). 20.Apresentar, na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício.

43 IV – COMISSÕES Comissão de Responsabilidade Social EMENTA : Administrar as reuniões, projetos e parcerias estabelecidas com a iniciativa pública ou privada, no sentido de empreender ações voltadas para o campo da responsabilidade social. CONSTITUIÇÃO: Grupo formado por, no mínimo, 3 membros de IPB, sob a coordenação de um.

44 IV – COMISSÕES Comissão de Responsabilidade Social São atribuições da Comissão de Responsabilidade Social de IPB: 1.Representar os interesses de IPB junto à comunidade psicanalítica no Brasil e no exterior, no que diz respeito ao assunto específico de sua disciplina. 2.Difundir a importância de uma atuação responsável no campo da responsabilidade social, nas diferentes situações em que se fizer necessário; 3.Colocar em movimento um desejo de psicanalistas que, submetidos a um lugar transferencial, necessitam falar da invenção que emerge de sua clínica e, transferencialmente, elaborar o significante lacaniano junto aos seus pares; 4.Contribuir para com a continuidade da formação psicanalítica; 5.Contribuir para com a produção teórica e dinamização do ensino e da transmissão em psicanálise; 6.Contribuir para com a integração entre participantes de IPB de diversas localizações geográficas; 7.Contribuir para com a promoção de novas inscrições, em nome próprio, de interessados em participar da Instituição; 8.Contribuir para com a promoção e favorecimento de enlaces locais com outras instituições e entidades 9.Contribuir para com a reflexão contínua sobre a teoria e a clínica psicanalíticas e seu lugar na cultura.

45 IV – COMISSÕES Comissão de Responsabilidade Social São atribuições da Comissão de Responsabilidade Social de IPB (cont.): 10.Apresentar no Simpósio anual de IPB, um ou mais trabalhos voltados para o campo da responsabilidade social 11.Consultar a Tesouraria de IPB no caso da necessidade de dispêndios financeiros, para informar-se da disponibilidade. 12.Programar as atividades do período entre as Assembléias Gerais Ordinárias anuais, enviando para a Comissão Simpósio os itens a serem incluídos na pauta. 13.Atuar junto à comunidade psicanalítica e da saúde pública e privada em geral, no sentido de buscar alianças e parcerias que viabilizem a posta em prática da psicanálise no campo da responsabilidade social. 14.Contatar parceiros (iniciativa pública, privada e ONG´s, além de psicanalistas que acolham atendimentos clínicos em seus consultórios), no sentido de viabilizar projetos voltados o campo da responsabilidade social. 15.Executar contratos celebrados com estes parceiros, acompanhando todos os trâmites destes contratos, para isso: capacitar, dar supervisão e realizar atendimentos clínicos, em âmbito privado ou dentro do campo da responsabilidade social (atendimentos socializantes). 16.Apresentar anualmente, na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP, um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior e o planejamento das ações para o próximo exercício, com as devidas prestações de contas.

46 V – FORUM ESPECIAL CONSULTIVO

47 EMENTA : Instância de IPB que se reúne de forma virtual e eventualmente para resolver assuntos imprevistos e extraordinários, a partir de convocação do Secretário-Geral. Composição-mínima: CONSTITUIÇÃO: Composição mínima : o Secretário-Geral, o Secretário-Tesoureiro, o Secretário de Comunicações e dois representantes de Comissões, definidas a critério do Secretário-Geral, em função da afinidade dessas comissões com a situação-problema a ser discutida. Também, a critério do Secretário Geral, outros participantes de IPB poderão ser convocados (não ultrapassando o número total de sete pessoas), cujas presenças se constituam um fator facilitador para a eficácia da reunião.

48 V – FORUM ESPECIAL CONSULTIVO São atribuições Forum Especial Consultivo de IPB: 1.Assessorar a Secretaria e as demais Comissões no que concerne à deliberação sobre assuntos imprevistos ou extraordinários. 2.Apresentar na Assembléia Geral Ordinária anual de IBP um relatório das ações desenvolvidas no exercício anterior.

49 V – FORUM ESPECIAL CONSULTIVO Nota : Tendo em vista que a reunião do Fórum Especial Consultivo pode se dar em função de alguma questão que tenha caráter de urgência, os membros convocados (além do Secretário Geral, o Secretário Tesoureiro, o Secretário de Comunicações), precisarão estar disponíveis para se articularem e deliberarem. Considerando que muitas vezes temos problemas de conexão com a Internet, os membros do Fórum Especial Consultivo (fixos e convocados) devem se precaver, no sentido de verificarem seus e- mails diariamente) ou avisarem com antecedência quando estiverem viajando.


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