A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO

2 Cartel Origem – O termo foi utilizado pela primeira vez na Alemanha e tiveram suas primeiras formações no início da Segunda Guerra Mundial; Definição: acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor. Wikipédia.

3 Cartel São considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores quando aumentam seus preços e restringem ofertas, fazendo com que os bens e serviços fiquem mais caro ou até indisponíveis; Outras práticas: Limitação de produção dos associados, para manter os preços a determinado nível; Divisão dos mercados em zonas nas quais os respectivos associados podem vender seus produtos; Funcionamento de um organismo coletivo de venda para associados.

4 Cartel Os cartéis atuam principalmente em indústrias pesadas, como a mineração, transportes, produtos químicos e combustíveis; Por serem considerados ilegais não é fácil achar exemplos atuais de cartel; Exemplos

5 Cartel

6 Truste O truste é uma prática monopolista que se diferencia do cartel. Enquanto no cartel empresas rivais fazem um acordo objetivando dominar o mercado dos produtos que comercializam, no truste notamos empresas mais fracas submetendo-se às mais fortes por meio de fusões e incorporações abrindo, assim, mão de sua independência legal.

7 Truste Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes; Os trustes, por sua vez, podem ser divididos de duas maneiras:

8 Truste Horizontais: consistem em uma união de empresas de mesmo setor como a fusão de bancos; Verticais: consistem em empresas que controlam as etapas de fabricação de determinado produto como uma empresa petrolífera que controla desde a retirada do petróleo até a sua distribuição em postos de combustíveis. Exemplos

9 Truste

10 Holding O holding surgiu no final do século XIX com o intuito de administrar um grupo de empresas também denominada conglomerado. Nessa forma de monopólio, empresas se unem objetivando dominar determinado setor do mercado e para isso elegem uma delas para assumir o controle acionário das demais; São criadas para atuar em vários ramos de atividade, muitas vezes para evitar a concentração do capital em um único setor.

11 Holding Exemplo fictício A empresa Acme fabrica sapatos no Brasil. Ela acha que pode ganhar dinheiro vendendo tênis também, mas ela não tem nenhuma experiência na fabricação de tênis. A empresa alemã Beta faz ótimos tênis e gostaria de vender seus produtos no Brasil, mas ela não tem uma rede de varejistas para distribuí-los. Acme e Beta então fecham uma parceria para distribuir seus produtos no país. Uma maneira de formalizar o acordo seria a criação da AB Importadora e Distribuidora Ltda. Acme criaria a Acme Holding que seria dona de 100% da antiga empresa Acme Sapatos e de 51% da AB. Beta seria dona dos outros 49% do capital da AB.

12 Holding A formação de Holding pode acontecer de duas maneiras: Pura: sua existência é condicionada a, apenas, participação acionaria nas outras sociedades; Mista: ocorre quando além da participação econômica no capital de outras empresas, ainda exploram um ou mais ramo de atividade (industria, comércio ou serviços). Exemplos

13 Holding

14


Carregar ppt "Geografia TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google