A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
BOA NOITE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 11/11/2010 Aulas: 27 e 28 Alex Sandro Souza de Oliveira

2 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
- Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) - Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

3 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO Planejamento das Necessidades de Materiais
MRP Material Requirement Planning Planejamento das Necessidades de Materiais

4 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO Planejamento dos Recursos de Manufatura
MRP II Manufacturing Resources Planning Planejamento dos Recursos de Manufatura

5 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO Planejamento dos Recursos da Empresa
ERP Enterprise Resource Planning Planejamento dos Recursos da Empresa

6 MRP MRP é a sigla de material requirement planning, que pode ser traduzido por planejamento das necessidades de materiais. Uma breve história...

7 MRP VANTAGENS Instrumento de planejamento Permite o planejamento de compras, de contratações ou demissões de pessoal, necessidades de capital de giro, necessidades de equipamentos e demais insumos produtivos.

8 É um excelente instrumento para a tomada de decisões gerenciais.
MRP VANTAGENS Simulação Situações de diferentes cenários de demanda podem ser simuladas e ter seus efeitos analisados. É um excelente instrumento para a tomada de decisões gerenciais.

9 MRP VANTAGENS Custos Como o MRP baseia-se na "explosão" dos produtos, levando ao conhecimento detalhado de todos os seus componentes, e, no caso do MRP II, de todos os demais insumos necessários à fabricação... ...fica fácil o cálculo detalhado voltado justamente para o custeio dos produtos.

10 MRP VANTAGENS Reduz a influência dos sistemas informais Nesses sistemas a informação sobre um determinado produto por vezes fica armazenada "na cabeça de fulano". Com a implantação do MRP, deixam de existir os sistemas informais, muitos usuais nas fábricas ainda hoje.

11 MRP RESUMINDO É um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos mas, mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa

12

13 MRP II SOBRE... Como a sigla de manufacturing resources planning (MRP) é a mesma de material requirement planning (MRP), convencionou-se chamar a primeira de MRP II. Hoje em dia é cada vez maior o número de autores que chamam o MRP II de ERP, sigla de Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa. Os softwares com maiores capacidades de processamento passaram a ser denominados sistemas de manufacturing resources planning, que pode ser traduzido por planejamento dos recursos de manufatura

14 MRP II Mudanças muito freqüentes em previsões de vendas
SURGIMENTO ... Mudanças muito freqüentes em previsões de vendas Aperfeiçoamentos continuamente requeridos na produção

15 MRP II IMPORTÂNCIA... contempla o planejamento operacional em unidades, o planejamento financeiro na moeda do país, junção com a área comercial, tem a capacidade de simulações para responder questões “o que acontece se”

16 MRP II Plano Mestre de Produção (MPS)
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES Plano Mestre de Produção (MPS) Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data) Lista de Materiais (BOM) - (Technical Data)

17 MRP II Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data)
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data) Movimentação e Controle de Estoque (Inventory Control)

18 MRP II Gerenciamento de Compras
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES Gerenciamento de Compras Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) Controle do Chão de Fábrica (SFC) Planejamento de Necessidades de Capacidade (CRP) Custeio Padrão (Cost Control) Gerenciamento e Demonstrações de Custos (Cost Control) Planejamento de Recursos de Distribuição (DRP)

19 MRP II Junta-se aos Sistemas Tradicionais e relaciona-se com os sistemas gerais

20 ERP É uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

21

22 Havia vários inconvenientes: - redundância de dados
ERP Havia vários inconvenientes: - redundância de dados - dados desatualizados em diferentes bases. Há quatro décadas não existia a idéia de sistemas integrados Os sistemas não utilizavam a mesma base de dados

23 Processos lentos Alto índice de retrabalho ERP
Quando uma empresa decide por adquirir um ERP, ela já teve ter levantado os seguintes problemas: Informações fluindo com velocidade menor do que a esperada Demora na consolidação dos resultados Alto índice de retrabalho Oportunidade de negócios perdidas Processos lentos

24 Importância estratégica
ERP Ao analisar um ERP, as empresas levam em consideração os seguintes pontos de importância: Importância estratégica se a competitividade da organização no mercado em que atua será fortalecida

25 ERP Se os custos irão cair e os ganhos aumentar
Ao analisar um ERP, as empresas levam em consideração os seguintes pontos de importância: Importância ecônomico-financeira: Se os custos irão cair e os ganhos aumentar

26 Importância organizacional Se o trabalho será facilitado.
ERP Ao analisar um ERP, as empresas levam em consideração os seguintes pontos de importância: Importância organizacional Se o trabalho será facilitado.

27 ERP “Além disso, empresas vêm adotando sistemas ERP para abandonarem o desenvolvimento de sistemas, já que esse não é o foco dos negócios”

28 consultorias conversão e análise de dados integração e teste
ERP O CUSTO ESCONDIDO DO ERP na substituição de pessoal - com a constante implementação conversão e análise de dados consultorias integração e teste de treinamento

29 MKGroup (Computer Associates)
ERP S O F T W A R E Baan Datasul JD Edwards Microsiga MKGroup (Computer Associates) Oracle Peoplesoft SAP

30 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Obrigado Alex Sandro Souza de Oliveira


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google