A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Sistemas de Informação
FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Curso de Administração Tipos de Sistemas de Informação Prof. Adalberto

2 administrador que identifica quais setores precisam estar interligados
Papel dos Sistemas de Informação: Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de SIs existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais. Sistemas integram os diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados

3 Segundo O´Brien , SI podem ser divididos da seguinte forma:
Divisão dos Sistemas de Informação: Segundo O´Brien , SI podem ser divididos da seguinte forma: Sistemas de Apoio a Operação Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas de Colaboração Empresarial São os sistemas que produzem vários tipos de dados para uso interno e externo à organização. Sistemas de Apoio a Gestão São os que efetivamente fornecem informações para os gerentes em sua tomada de decisão, para que esta seja eficiente e eficaz. Sistemas de Informação para Gestão Sistemas de Apoio a Decisão Sistemas de Informação p/ Executivo Outros sistemas de informação Existem ainda alguns outros sistemas de informação, muito importantes. Sistemas Especialistas Sistemas de Inteligência Artificial

4 Sistemas Automatizados
A figura abaixo, mostra a estrutura de um sistema automatizado para controle da produção, representado por um sistema multinível.

5 ERP (gestão da manutenção no gerenciamento dos dados).
Sistemas Automatizados – Nível de Negócio No qual as atividades de planejamento da produção (gerenciamento dos recursos, elaboração dos planos, entre outros) são executadas no primeiro nível usando o ERP (gestão da manutenção no gerenciamento dos dados).

6 MÊS (Sistema de Execução da Manufatura).
Sistemas Automatizados – Nível de Controle da Produção No nível intermediário são realizadas as funções de controle da produção com a utilização do MÊS (Sistema de Execução da Manufatura).

7 No nível inferior, existe o sistema
Sistemas Automatizados – Nível de Controle da Processo Tecnológico No nível inferior, existe o sistema SCADA (Sistema de Controle e Aquisição de Dados), que é responsável por controle automático e monitoramento do chão-de-fábrica. SCADA - Video

8 SCP - Sistemas de Controle de Processos
As aplicações de controle de processos podem ser encontradas em todas as empresas que produzem um produto ou serviço onde existe a necessidade de um controle rígido dos processos envolvidos, como na produção siderúrgica, de combustíveis e gases, produtos químicos, fabricação de veículos, energia, controle de tráfego aéreo etc. Controle O Controle de Processos consiste numa técnica de manter variáveis de um processo em valores pré-determinados a partir de um algoritmo geralmente proporcional a uma ou mais variáveis que são medidas em tempo real por um equipamento de controle baseado em microprocessador. Aço -> ponto de fusão = 1200ºC.

9 diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo
SCE - Sistemas de Colaboração Empresarial Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Essas ferramentas oferecer aos seus usuários : formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes. Objetivo dos SC é : diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo

10 S.C deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes:
SCE - Sistemas de Colaboração Empresarial S.C deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes: Agenda, Repositório de Documentos, Áudio e Vídeo Conferência, Reuniões Virtuais, Suporte à Decisão, Fóruns de Discussão, Bate papo, Correio Eletrônico, Fluxo de trabalho (Workflow) e Geradores de Formulários. É importante frisar que um S.C pode ser formado por todos esses itens ou por partes deles, a escolha destes dependerá da necessidade da organização.

11 Roteamento eletrônico e automático de documentos
SCE- Workflow (ou Workflow Management System) Um sistema de gestão de workflow destina-se a fornecer a automação dos procedimentos de um processo de negócio, através da gestão da sequência das atividades de trabalho e da invocação dos recursos humanos e/ou de TI que estão associados aos vários passos da atividade Roteamento eletrônico e automático de documentos Utiliza a infra-estrutura de correio e BD Substitui com vantagens processos como: ⇒ Contact Center´s ⇒ Help-desk ⇒ Aprovação de compra ⇒ Sistema de atendimento a clientes (b2c) ⇒ Demais processos internos c/ fluxo de documentos (Aprovação de atas de reunião)

12 Modelo de Wokflow

13 Gerente Compras Workflow de Compras Liberação por email Monta email
para liberação e envia para Solicit. > R$100,00 ERP Solicitação De COMPRAS Ação humana WorkFlow Liberação por Gerente Compras Aguardando retorno Liberação da solicitação de COMPRAS Tempo de Liberação > 12h Liberação Automática Solicitação Atendida

14 Sistema de atendimento a clientes (b2c)

15 ENTERPRISE RESOURCES PLANNING “Sistemas de gestão empresarial”

16 Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do:
Introdução Os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram a despertar o interesse da alta administração. Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do: MRP - Material Requirements Planning (anos 60 e 70), passando pelo MRPII - Manufacturing Resources Planning (anos 80) e chegando ERP - Enterprise Resource Planning (anos 90).

17 Para começarmos a entender o ERP, é importante sabermos que ele não possui nenhuma ligação direta
com a sua sigla. Esqueça a palavra PLANEJAMENTO, ele não faz isso, e esqueça a palavra RECURSO, um termo descartável. Mas lembre-se da parte EMPRESARIAL

18 Para que serve ? Ele serve para integrar todos os departamentos e funções de uma companhia em um simples sistema de computador que pode servir a todas necessidades particulares de cada uma das diferentes seções.

19 É um grande desafio construir um único programa ( software ) que supra as necessidades do:
- departamento financeiro, assim como dos trabalhadores de recursos humanos e também do depósito . e é isso que o ERP faz. Cada um desses departamentos, tipicamente, possuem seu próprio sistema de computador, cada um aperfeiçoado para cada necessidade, para a forma de trabalho de cada departamento.

20 Sistemas de gestão empresarial – antes da Integração

21 Sistemas de gestão empresarial – BD antes da Integração

22 O ERP combina todos eles juntos em um só programa de software integrado que trabalha com um banco de dados comum. Dessa forma, os vários departamentos podem mais facilmente dividir informações e se comunicar entre si.

23 Sistemas de gestão empresarial – ERP

24 Sistemas de gestão empresarial – BD depois da Integração

25 Características Desejáveis em um ERP
 Permitir informações detalhadas ou sumarizadas.  Ser altamente integrável entre seus componentes, e ser flexível para promover a integração da empresa, no que tange a diversos idiomas, moedas, relatórios financeiros quando necessário.  Oferecer uma solução que viabilize todas as necessidades da empresa, mesmo quando o sistema funcione sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

26 Características Desejáveis em um ERP
 Oferecer ferramentas para customizações simples e fácil manutenção, acessível à empresa e suficientemente documentada para alterações futuras.  Suportar todos os processos do negócio, sendo ajustável às necessidades da empresa.  Possibilitar uma implementação rápida, reduzindo a espera do retorno de investimento (ROI).  Ser fácil de usar, podendo ser gerenciado e manuseado por pessoas não-técnicas (TI).

27 Baan – http://www.baan.com
Softwares ERP proprietários: Baan – Datasul - JD Edwards - Microsiga - MKGroup (Computer Associates) - Oracle - Peoplesoft - SAP - SENIOR SISTEMAS - eGESTOR -   WKSistemas- wk.com.br


Carregar ppt "Tipos de Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google