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Tipos de Sistemas de Informação FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Curso de Administração Prof. Adalberto.

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1 Tipos de Sistemas de Informação FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Curso de Administração Prof. Adalberto

2 Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de SIs existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais. Sistemas integram os diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados Papel dos Sistemas de Informação:

3 Segundo O´Brien, SI podem ser divididos da seguinte forma: Sistemas de Apoio a Operação São os que efetivamente fornecem informações para os gerentes em sua tomada de decisão, para que esta seja eficiente e eficaz. Sistemas de Apoio a Gestão São os sistemas que produzem vários tipos de dados para uso interno e externo à organização. Sistemas de Informação para Gestão Sistemas de Apoio a Decisão Sistemas de Informação p/ Executivo Divisão dos Sistemas de Informação: Outros sistemas de informação Existem ainda alguns outros sistemas de informação, muito importantes. Sistemas Especialistas Sistemas de Inteligência Artificial Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas de Colaboração Empresarial

4 Sistemas Automatizados sistema automatizado para controle da produção A figura abaixo, mostra a estrutura de um sistema automatizado para controle da produção, representado por um sistema multinível.

5 Sistemas Automatizados – Nível de Negócio No qual as atividades de planejamento da produção (gerenciamento dos recursos, elaboração dos planos, entre outros) são executadas no primeiro nível usando o ERP (gestão da manutenção no gerenciamento dos dados).

6 No nível intermediário são realizadas as funções de controle da produção com a utilização do MÊS (Sistema de Execução da Manufatura). Sistemas Automatizados – Nível de Controle da Produção

7 No nível inferior, existe o sistema SCADA (Sistema de Controle e Aquisição de Dados), que é responsável por controle automático e monitoramento do chão-de-fábrica. SCADA - Video Sistemas Automatizados – Nível de Controle da Processo Tecnológico

8 SCP - Sistemas de Controle de Processos Controle O Controle de Processos consiste numa técnica de manter variáveis de um processo em valores pré- determinados a partir de um algoritmo geralmente proporcional a uma ou mais variáveis que são medidas em tempo real por um equipamento de controle baseado em microprocessador. As aplicações de controle de processos podem ser encontradas em todas as empresas que produzem um produto ou serviço onde existe a necessidade de um controle rígido dos processos envolvidos, como na produção siderúrgica, de combustíveis e gases, produtos químicos, fabricação de veículos, energia, controle de tráfego aéreo etc. Aço -> ponto de fusão = 1200ºC.

9 SCE - Sistemas de Colaboração Empresarial Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Objetivo dos SC é : diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo Essas ferramentas oferecer aos seus usuários : formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes.

10 Agenda, Repositório de Documentos, Áudio e Vídeo Conferência, Reuniões Virtuais, Suporte à Decisão, Fóruns de Discussão, Bate papo, Correio Eletrônico, Fluxo de trabalho (Workflow) e Geradores de Formulários. SCE - Sistemas de Colaboração Empresarial S.C deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes: É importante frisar que um S.C pode ser formado por todos esses itens ou por partes deles, a escolha destes dependerá da necessidade da organização.

11 Roteamento eletrônico e automático de documentos Utiliza a infra-estrutura de correio e BD Substitui com vantagens processos como: Contact Center´s Help-desk Aprovação de compra Aprovação de compra Sistema de atendimento a clientes (b2c) Sistema de atendimento a clientes (b2c) Demais processos internos c/ fluxo de documentos (Aprovação de atas de reunião) automação dos procedimentos de um processo de negócio Um sistema de gestão de workflow destina-se a fornecer a automação dos procedimentos de um processo de negócio, através da gestão da sequência das atividades de trabalho e da invocação dos recursos humanos e/ou de TI que estão associados aos vários passos da atividade SCE- Workflow (ou Workflow Management System)

12 Modelo de Wokflow

13 Solicitação De COMPRAS Solicit. > R$100,00 Monta para liberação e envia para Gerente Compras Liberação da solicitação de COMPRAS Solicitação Atendida Aguardando retorno Tempo de Liberação > 12h Ação humana ERP WorkFlow Liberação Automática Liberação por Workflow de Compras

14 Sistema de atendimento a clientes (b2c)

15 ENTERPRISE RESOURCES PLANNING Sistemas de gestão empresarial Sistemas de gestão empresarial

16 Introdução Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do: MRP - Material Requirements Planning (anos 60 e 70), passando pelo passando pelo MRPII - Manufacturing Resources Planning (anos 80) e chegando e chegando ERP - Enterprise Resource Planning (anos 90). Os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram a despertar o interesse da alta administração.

17 EMPRESARIAL Para começarmos a entender o ERP, é importante sabermos que ele não possui nenhuma ligação direta com a sua sigla. PLANEJAMENTO RECURSO Esqueça a palavra PLANEJAMENTO, ele não faz isso, e esqueça a palavra RECURSO, um termo descartável. Mas lembre-se da parte

18 Ele serve para integrar todos os departamentos e funções de uma companhia em um simples sistema de computador que pode servir a todas necessidades particulares de cada uma das diferentes seções. Para que serve ?

19 É um grande desafio construir um único programa ( software ) que supra as necessidades do: - departamento financeiro, assim como dos trabalhadores de recursos humanos e também do depósito. Cada um desses departamentos, tipicamente, possuem seu próprio sistema de computador, cada um aperfeiçoado para cada necessidade, para a forma de trabalho de cada departamento. Cada um desses departamentos, tipicamente, possuem seu próprio sistema de computador, cada um aperfeiçoado para cada necessidade, para a forma de trabalho de cada departamento. e é isso que o ERP faz.

20 Sistemas de gestão empresarial – antes da Integração

21 Sistemas de gestão empresarial – BD antes da Integração

22 O ERP combina todos eles juntos em um só programa de software integrado que trabalha com um banco de dados comum. Dessa forma, os vários departamentos podem mais facilmente dividir informações e se comunicar entre si.

23 Sistemas de gestão empresarial – ERP

24 Sistemas de gestão empresarial – BD depois da Integração

25 Características Desejáveis em um ERP Permitir informações detalhadas ou sumarizadas. Permitir informações detalhadas ou sumarizadas. Ser altamente integrável entre seus componentes, e ser flexível para promover a integração da empresa, no que tange a diversos idiomas, moedas, relatórios financeiros quando necessário. Ser altamente integrável entre seus componentes, e ser flexível para promover a integração da empresa, no que tange a diversos idiomas, moedas, relatórios financeiros quando necessário. Oferecer uma solução que viabilize todas as necessidades da empresa, mesmo quando o sistema funcione sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Oferecer uma solução que viabilize todas as necessidades da empresa, mesmo quando o sistema funcione sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

26 Oferecer ferramentas para customizações simples e fácil manutenção, acessível à empresa e suficientemente documentada para alterações futuras. Oferecer ferramentas para customizações simples e fácil manutenção, acessível à empresa e suficientemente documentada para alterações futuras. Suportar todos os processos do negócio, sendo ajustável às necessidades da empresa. Suportar todos os processos do negócio, sendo ajustável às necessidades da empresa. Possibilitar uma implementação rápida, reduzindo a espera do retorno de investimento (ROI). Possibilitar uma implementação rápida, reduzindo a espera do retorno de investimento (ROI). Ser fácil de usar, podendo ser gerenciado e manuseado por pessoas não-técnicas (TI). Ser fácil de usar, podendo ser gerenciado e manuseado por pessoas não-técnicas (TI). Características Desejáveis em um ERP

27 Softwares ERP proprietários: Baan – Datasul - JD Edwards - Microsiga - MKGroup (Computer Associates) - Oracle - Peoplesoft - SAP - SENIOR SISTEMAS - eGESTOR - WKSistemas- wk.com.br wk.com.br


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