A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simone Thomaz. Frase: Qualquer enunciado que possui sentido completo. Letra maiúscula no início; Sinal de pontuação no final(. ! ?...) Valor enunciativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simone Thomaz. Frase: Qualquer enunciado que possui sentido completo. Letra maiúscula no início; Sinal de pontuação no final(. ! ?...) Valor enunciativo."— Transcrição da apresentação:

1 Simone Thomaz

2 Frase: Qualquer enunciado que possui sentido completo. Letra maiúscula no início; Sinal de pontuação no final(. ! ?...) Valor enunciativo de : exclamação, pedido, ordem, pergunta, etc. A frase tem que estar associada à outras frases para ter sentido. Ex: Não somente é desnecessário como também é indesejável. Falta um sintagma nominal (SN) O que é desnecessário e indesejável? SN= leite O leite não somente é desnecessário como também é indesejável

3 As frases se apresentam em orações: Orações simples Um único verbo. Orações complexas Mais de um verbo. Obs.: O Dr. Frossard parece saber tudo sobre o leite. verbo verbo auxiliar principal oração simples

4

5 1°quadrinho Vejamos: verbo da primeira oração Muda: verbo da segunda oração (Complexa) 2°quadrinho Parece: verbo da oração (Simples) 3°quadrinho Falta: verbo da primeira oração Achar: verbo da segunda oração Significa: verbo da terceira oração. (complexa)

6 Observe o verbo (ação): _________?__________DERRAMOU_________?__________ Quem? (Arg.1- agente) O quê? (Arg.2 – obj. afetado) O verbo derramou tem uma estrutura argumental, pois exige dois argumentos. Pedro derramou o leite Observe o verbo (ligação) O leite é benéfico Verbos de ligação são desprovidos de estrutura argumental, pois é aquele que liga o sujeito com seus atributos. Frase verbal verbo de ação Frase nominal Verbo de ligação V. Ligação: ser, estar, permanecer, ficar, continuar, andar.

7 A ênfase significativa está no nome Exemplos: O leite permanece fresco. Socorro! Fogo! O trem está atrasado.

8 O verbo funciona como elemento principal da rede argumental. Exemplos: O leite derramou. Ele leu o jornal pela manhã. Calvin acredita no valor da novidade. O trem chegou atrasado.

9 Virgula: Na enumeração (comp. Nominal) Na aposição (aposto) Na explicação Na ordem indireta A combinação de grãos, cereais e leguminosas, como arroz integral e qualquer tipo de feijão, milho e lentilha, pão integral e grão-de-bico ou ervilhas, entre outros A conjunção e marca o fim da enumeração.

10 Na enumeração todos os termos possuem a mesma função. Exemplo: Fui ao mercado comprar leite, pão,queijo e manteiga. (leite, pão, queijo e manteiga são complementos verbais.) Na aposição a vírgula tem função de separar o termo que explica o anterior. Exemplo: A proteína desses alimentos, a caseína, está entre os maiores alérgenos conhecidos.

11 Na explicação algumas expressões explicativas devem vir sempre separadas por vírgulas, como: (...), ou seja, (...) (...), por exemplo,(...) (...), isto é, (...) (...), ou melhor, (...) (...), quer dizer, (...)

12 Na ordem indireta: qualquer alteração na ordem direta da frase abre a possibilidade do uso da vírgula. Ordem direta: Sujeito+verbo+complementos+expressões circunstanciais.(Adverbiais) Exemplo: Após uma pesquisa histórica e epidemiológica, qualquer pessoa sincera descobrirá evidências dos benefícios do vegetarianismo. Sujeito: qualquer pessoa sincera Verbo: descobrirá Complemento verbal: os benefícios do vegetarianismo Circunstâncias: Após uma pesquisa histórica e epidemiológica.

13 Pode indicar: Uma citação: O ministro afirmou com segurança: a violência está sob controle. Uma enumeração: O sucesso de um atleta depende de vários fatores: esforço, habilidade, saúde, alimentação e patrocínio. Esclarecimento: Doenças cardiovasculares: hipertensão e aterosclerose.


Carregar ppt "Simone Thomaz. Frase: Qualquer enunciado que possui sentido completo. Letra maiúscula no início; Sinal de pontuação no final(. ! ?...) Valor enunciativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google