A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO E LITURGIA Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO E LITURGIA Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO E LITURGIA Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação

2 O QUE É COMUNICAÇÃO E LITURGIA? COMUNICAÇÃO = ARTE DE SE RELACIONAR (com pessoas, grupos, nas diversas situações, com vários objetivos) – GERA ALEGRIA LITURGIA = AÇÃO DO POVO = ação do povo reunido para celebrar a fé = ação (gestos e palavras que se transformam em sinais)

3 COMO SE DÁ A COMUNICAÇÃO Emissor Receptor Mensagem Feed-back RUÍDOS

4 LITURGIA É COMUNICÃO Tem um emissor, uma mensagem e um receptor

5 COMUNICAÇÃO HOJE NÃO EXISTEM MAIS DESTINATÁRIOS E SIM INTERLOCUTORES NÃO EXISTE MAIS COMUNICAÇÃO UM PARA TODOS, MAS COMUNICAÇÃO TODOS PARA TODOS

6 A COMUNICAÇÃO TEM FORMAS E VEÍCULOS PARA ACONTECER

7 COMUNICAÇÃO NA LITURGIA Tem um tempo Tem veículos Tem formas

8 FINALIDADE DA COMUNICAÇÃO NA LITURGIA? ENVOLVER LEVAR À PARTICIPAÇÃO PROMOVER A COMUNHÃO FAVORECER A EXPERIÊNCIA COM DEUS CELEBRAR

9 É PRECISO SABER: 1. QUEM É A PLATEIA (ASSEMBLEIA)O OBJETIVO. 2. TER CLARO O OBJETIVO ESPECÍFICO DAQUELE MOMENTO. 3. LEMBRAR TODO O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 4. CONHECER A TÉCNICA QUE SERÁ UTILIZADA

10 O QUE É LITURGIA É um evento (celebração) Ambiente - Vestes – tempo – ritual (ritos, gestos, momentos de participação etc....)

11 LITURGIA É PARTICIPAÇÃO A interação não pode ser mecânica,robôtica.... Tem que ser autêntica, de verdade, motivada

12 DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO DA LITURGIA AMBIENTE (S.13) PALAVRA (DIRIGENTE, LEITURAS, HOMILIA, AVISOS) (S.16) GESTOS (S. 24) RECURSOS TÉCNICOS (S. 25)

13 Comunicação e ambiente O ambiente comunica. Formas de trabalhar o ambiente: 1. Utilizar-se do tema do dia e modificar o ambiente 2. Utilizar os utensílios (materiais) da missa: Bíblia – Evangeliário (Evangelho de domingo e solenidades) – Lecionário (dominical, semanal e santoral) – ambão – velas e castiçais (podem ser utilizadas em diversos momentos: iluminar os momentos bons que nós não vemos, para reconhecer os erros etc...etc...)

14 CRIAR ALGUMAS SITUAÇÕES

15 COMUNICAÇÃO E AMBIENTE (genêrico) 3. Genêrico: festa e alegria (flores) oração (penumbra agradável) diálogo (roda) arrependimento (penumbra fria) surpresa/espanto (algo escondido que em certo momento será revelado)

16 COMUNICAÇÃO NA PALAVRA Quais são os momentos da missa que precisamos cuidar da palavra? 1. Comentarista ou animador breve objetivo convincente

17 Estatística 1999 uma pessoa retém 10% do que lê; 10% do que lê; 26% do que escuta; 26% do que escuta; 30% do que vê; 30% do que vê; 70% do que vê e escuta; 70% do que vê e escuta; 70% do que discute com outros; 70% do que discute com outros; 80% do que aprende experimentando; 80% do que aprende experimentando; 90% do que explica para outros 90% do que explica para outros 95% do que ensina para outros 95% do que ensina para outros

18 2. Leitores ler corretamente (pausas, pontuação, etc...) saber interpretar saber posicionar o microfone saber mudar tonalidade saber provocar interação

19 Exercício de leitura História e Gênesis

20 3. Homiliastas saber elaborar o pensamento ter princípio, meio e fim ideias sequenciadas (pontos a serem desenvolvidos) postura (vestes – posição – gestos – etc.)

21 HOMILIA Primeiro passo – definir a ideia principal Escolher a forma melhor de anunciar o que será dito Segundo passo – desenvolver tópicos que sejam um desdobramento da ideia e ao mesmo tempo conduzam para a ideia princial – definir quantos tópicos

22 Terceiro passo – desenvolver os tópicos ( eles têm que comprovar o que foi anunciado) Quarto passo – concluir afirmando o que foi anunciado Quinto passo definir qual o tempo para cada tópico (ítem)

23 EXEMPLO - ZAQUEU (INTRODUÇÃO - PRINCÍPIO): (INTRODUÇÃO - PRINCÍPIO): A CURIOSIDADE ÀS VEZES AJUDA AS PESSOAS A DESCOBRIREM COISAS IMPORTANTES. QUANDO ESSA CURIOSIDADE É BOA, DEUS REVELA-SE DE MANEIRA SURPREENDENTE. A CURIOSIDADE ÀS VEZES AJUDA AS PESSOAS A DESCOBRIREM COISAS IMPORTANTES. QUANDO ESSA CURIOSIDADE É BOA, DEUS REVELA-SE DE MANEIRA SURPREENDENTE.

24 Segundo passo Dividir o texto em 4 partes: PARTE 1 – FALAR DA CURIOSIDADE NEGATIVA E POSITIVA NEGATIVA E POSITIVA PARTE 2 – NARRAÇÃO DETALHADA DO AMBIENTE ONDE DO AMBIENTE ONDE ESTÁ ZAQUEU ESTÁ ZAQUEU PARTE 3 – A DESCOBERTA DEVE SERVIR PARA A MU- SERVIR PARA A MU- DANÇA (CRESCIMENTO DANÇA (CRESCIMENTO PESSOAL) PESSOAL) PARTE 4 – VAMOS CULTIVAR A CURIOSIDADE POSITIVA CURIOSIDADE POSITIVA

25 FIM (CONCLUSÃO) – VAMOS CULTIVAR A CURIOSIDADE POSITIVA. ELA AJUDA A DESCOBRIR COISAS IMPORTANTES, INCLUSIVE A ENCONTRAR DEUS. FIM (CONCLUSÃO) – VAMOS CULTIVAR A CURIOSIDADE POSITIVA. ELA AJUDA A DESCOBRIR COISAS IMPORTANTES, INCLUSIVE A ENCONTRAR DEUS.

26 Quinto passo Anunciar o tema – 30 segundos Tópico 1 – 1 minuto (curiosidade - +) Tópico 2 – 1 minuto (narração) Tópico 3 – 30 segundos (descoberta e mudança) Tópico 4 – 1 minuto (cultivar a curiosidade positiva = 4 Tempo real = 5

27 AVISOS COMO FAZER UM AVISO 1. SELECIONAR O QUE DEVE SER FALADO NA CELEBRAÇÃO 2. ESCOLHIDA A NOTÍCIA – ORGANIZAR OS DADOS POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA (DESDE O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA O QUE É MENOS IMPORTANTE)

28 EXEMPLO - PADROEIRO 1. O DIA DE NOSSO PADROEIRO ESTÁ CHEGANDO. TODOS NÓS, CERTAMENTE, QUEREMOS COMEMORAR ESTA DATA. O TRÍDUO COMEÇA NO DIA…. ÀS … HORAS… E NO DIA DA FESTA A CELEBRAÇÃO É ÀS…..HORAS

29 ENCONTRO PARA CASAIS JOVENS 2. PARA OS CASADOS COM MENOS DE CINCO ANOS ACONTECE UM ENCONTRO……. ORGANIZADO PELA …..

30 COMUNICAÇÃO DOS GESTOS GESTOS – podem falar por si mesmos ou não Os gestos na liturgia são muito mecânicos Valorizar mãos ao alto – mão no peito – água benta – aspersão – sinal da cruz – gestos diante de imagens ou locais no ambiente da celebração – joelhar etc.....

31 COMUNICAÇÃO E RECURSOS A PARTIR DA MENSAGEM – qual a melhor dinâmica? O USO DO MEIO – é adequado àquele ambiente?

32 POSSIBILIDADES CARTAZ DATASHOW MÚSICA EM DESTAQUE (AO VIVO OU GRAVADA) IMAGENS (INDIVIDUAIS OU DVD)


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO E LITURGIA Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google