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Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 1 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo Comércio Eletrônico.

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1 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 1 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo Comércio Eletrônico

2 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 2 Internet no Brasil e no Mundo Segundo a UIT – União Internacional de Tecnologia, em 2011 haviam mais de 2 bilhões usuários de internet no mundo todo. Segundo o Ibope e-Ratings, os brasileiros entre 12 e 17 anos que acessam a Web em casa navegam mais tempo que os alemães, franceses, ingleses, italianos e espanhóis. "Cada vez mais constatamos que o público que já acessa a internet não consegue mais viver sem ela, e a cada dia acrescenta alguma atividade nova em sua rotina na web, quer seja acessar seu banco online, fazer uma compra de supermercado, enviar um , ler as notícias, procurar o endereço de um restaurante que ouviu falar... a lista é infinita", declara Alexandre Magalhães, analista de internet do IBOPE eRatings.com.

3 3 Audiência da Internet Cada um dos cinco principais portais brasileiros (Globo.com, IG, MSN, Terra e UOL) têm entre 6 e 7,5 milhões de visitantes passando por suas páginas virtuais todos os meses. Segundo a Boston Consulting, 6 em cada 10 brasileiros trocariam o café pela web. E outros 59% abririam mão do chocolate por um tempo na rede. E ainda 12% deixariam sexo de lado em troca de uma ano de acesso à rede. Mais de 39,5 milhões de pessoas acessam a Internet no Brasil, todo mês, considerando os diferentes pontos de acesso - casa, trabalho, escola e pontos de acessos públicos e privados. Pontos de acesso público: CyberCafés, SESCs, Tele-Centros, Escolas, Museus, Universidades, Rodoviárias.

4 4 Audiência da Internet Embora as A e B liderem (com 84%). A classe C cresceu de 31% para 43% no período. As classes mais baixas, D e E, dobraram de 8% para 17%. De acordo com o DATANEXUS, a população que não tem internet em casa gasta 12% de seu tempo vendo televisão, já as pessoas que têm internet dedicam 9,4% do seu tempo à TV. Os dados mostram que as pessoas que têm internet vêem menos televisão justamente no horário nobre. No horário nobre, 23,5% da população sem internet está vendo TV, contra apenas 15,8% dos que têm internet.

5 5 A compra e venda de produtos ou serviços sobre um meio eletrônico qualquer Distribuição de informação, produtos/serviços ou pagamentos via linha telefônica ou redes Ferramenta que aumenta a qualidade de mercadorias e serviços de entrega Aplicação da TI para automatização de processos de negócios Comércio Eletrônico: Definições

6 6 História do Comércio Eletrônico Anos Transferência eletrônica de fundos EDI (redes privadas) Mensagens eletrônicas Comércio na Internet Programas de Transferência de Arquivo (FTP) Chats (IRC) WWW – World Wide Web

7 7 Tipos de Comércio Eletrônico

8 8 Modelos de negócio são as diversas formatações que os empreendimentos adquirem ao utilizar a Internet como canal primário ou secundário de comercialização. Modelos de negócios na Internet COMERCIANTE CORRETAGEM PUBLICIDADE

9 9 Modelos de negócios na Internet Comercialização de serviços ou produtos tangíveis/digitais para pessoas físicas (e-tailers) ou jurídicas. Pode ser um negócio totalmente baseado na Internet ou com reforço de uma loja tradicional. Comércio Misto Comércio Virtual Comércio Virtual Puro Mercantil Direto COMERCIANTE

10 10 Modelos de negócios na Internet Comércio Misto Negócio tradicional baseado em instalações físicas e que utiliza a rede como mais um canal de comercialização para os seus produtos.

11 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 11 Modelos de negócios na Internet Comércio Virtual Comercialização de produtos e/ou serviços exclusivamente pela internet.

12 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 12 Modelos de negócios na Internet Comércio Virtual Puro Comercialização de produtos digitais. É a forma mais pura de Comercio Eletrônico uma vez que todo o processo de divulgação, a venda e a entrega é feita pela Internet. Empresas de software ou cursos on-line bem como livrarias especializadas em e- books são os principais exemplos.

13 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 13 Modelos de negócios na Internet Mercantil Direto Empresas produtoras de mercadorias que se utilizam da web como canal direto de venda para o consumidor final, eliminando total ou parcialmente os intermediários.

14 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 14 São os chamados facilitadores de negócios. Sites que facilitam e estimulam a realização de transações, através da manutenção de um ambiente virtual, que coloca em contato e aproxima os fornecedores e os potenciais compradores. Shopping Virtual Leilões on-line Portal Vertical Intermediários CORRETAGEM Modelos de negócios na Internet

15 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 15 Site que reúne diversas lojas virtuais. Receita é obtida através de uma taxa mensal + comissão sobre as vendas realizadas Modelos de negócios na Internet Shopping Virtual

16 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 16 Ambiente virtual que possibilita a oferta de mercadorias e a realização de lances até se chegar a a melhor oferta disponível. A Receita é obtida através de taxas de cadastramento + comissão no caso de empresas (B2B) ou comissão sobre venda no caso de pessoas físicas (C2C). Possui variantes como o Leilão reverso, onde os vendedores é que fazem os lances, e o menor preço ofertado leva o pedido. Modelos de negócios na Internet Leilões On-Line

17 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 17 Possibilita a interação entre empresas do mesmo setor de negócio e incentiva a realização de transações através de negociação direta ou leilões. Comunidades de Negócios ou Agregador de compras Modelos de negócios na Internet Portal Vertical

18 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 18 Aproxima compradores e vendedores sendo que a receita é geralmente obtida através de comissões sobre as transações realizadas através do site. É o caso dos Corretores Financeiros que facilitam a realização de investimentos por parte da pessoa física, disponibilizando acesso a um ou mais fornecedores de serviços financeiros como compra de ações, seguros, investimentos, entre outros. Modelos de negócios na Internet Intermediários

19 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 19 Utiliza o mesmo conceito das emissoras de TV e Radio, o chamado Broadcasting. Oferece produtos e serviços gratuitamente como informação ou entretenimento, gera um grande volume de tráfego e obtém receita através de anunciantes que desejam atingir esse público. Portais Genéricos Portais Especializados Gratuidade PUBLICIDADE Modelos de negócios na Internet

20 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 20 São os grande portais de acesso a Internet. Embora a maioria dos portais já não utiliza a gratuidade em sua forma pura e cobra pelo acesso, ainda existem grandes portais gratuitos. Modelos de negócios na Internet Portais Genéricos

21 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 21 Sites especializados em determinado público ou segmento de mercado. Geram menos volume de tráfego que os portais genéricos mas com um perfil de público mais concentrado, o que é valorizado pelos anunciantes. Modelos de negócios na Internet Portais Especializados

22 Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 22 Sites que oferecem algum serviço ou produto gratuita- mente para gerar volume de tráfego. É o caso típico dos mecanismos de busca e serviços de correio eletrônico. Modelos de negócios na Internet Gratuidade

23 Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais 23 Tipos de Comércio Eletrônico Ocorre quando as empresas compram e vendem bens e serviços para e entre elas, se refere a uma situação completa de comércio eletrônico que pode ocorrer entre duas organizações. Entre outras atividades, o comércio B2B inclui compra de bens (podendo ser através de e-procurement), gestão da cadeia de fornecimento, gestão de estoques, gestão de canais, atividades de venda, gerenciamento de pagamentos, serviços e suporte. Estima-se que 80% das operações de comércio eletrônico, em relação ao montante de valor negociado, são de B2B, e onde os consórcios e parcerias estão se tornando comuns; B2Bbusiness-to-business Existem três tipos básicos de portais B2B : Portais de intranet – Portal que promove o encontro e a comunicação interna entre os colaboradores de uma empresa. É uma área restrita para troca de informações e tomadas de decisão em locais remotos; Portais de extranet – São redes que possibilitam a troca entre a empresa e seus parceiros comerciais; Portais de e-markeplaces – Plataformas virtuais que realizam a intermediação entre várias empresas, nestes espaços virtuais, várias organizações e instituições privadas podem contratar e oferecer serviços mutuamente.

24 B2B Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 24

25 Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais 25 São empresas vendendo para consumidores; refere-se à troca de bens entre empresas e consumidores. Inclui atividades de venda, busca de consumidores, FAQ (Frequently Asked Questions), serviços e suporte; Tipos de Comércio Eletrônico B2Cbusiness-to-consumer Existem três tipos de modelos de B2C, tais como: leilões, lojas online e serviços online.

26 B2C Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 26

27 Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais 27 Consiste num conjunto de aplicações informáticas online que visam facilitar a comunicação entre a empresa e os seus colaboradores internos e externos. Tipos de Comércio Eletrônico B2Ebusiness-to-employee Ainda em fase embrionária, esse conceito se traduz, atualmente, em e- Recruitment e e-Learning. A tradução literal seria "Negócio com o colaborador" e remete ao trabalho da informação interna de maneira estratégica, desde sua elaboração, disponibilização e atualização, inserida no contexto e no plano de Marketing interno.

28 Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais 28 Ocorre quando consumidores vendem diretamente para outros consumidores, envolve transações entre e no meio de consumidores. As atividades envolvem classificação de anúncios, jogos, atividades, comunicação baseada na web e serviços pessoais. Tipos de Comércio Eletrônico C2Cconsumer-to-consumer Esse tipo de transação entre consumidores está associado a transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre. Os leilões online funcionam da seguinte forma: o consumidor coloca o seu produto para venda com um valor mínimo, e outros consumidores dão ofertas maiores para aquele produto. Quem dar o maior lance, num prazo determinado, leva o produto. As empresas que facilitam essa transação geralmente ganham uma comissão em cima de cada leilão ou uma taxa única de transação. Lembrando que esses sites são apenas intermediários e não se envolvem na qualidade do produto ou não influenciam nos valores dos produtos

29 C2C Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 29

30 Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais 30 Corresponde a ações do Governo que envolvem interação com entidades externas. O exemplo mais concreto deste tipo é a condução de compras, contratações, licitações etc., via meios eletrônicos. Tipos de Comércio Eletrônico G2Bgovernment-to-business

31 G2B Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 31

32 Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais 32 Corresponde a ações do Governo de prestação (ou recebimento) de informações e serviços ao cidadão via meios eletrônicos. O exemplo mais comum deste tipo é a veiculação de informações em um website de um órgão do governo, aberto a quaisquer interessados. Tipos de Comércio Eletrônico G2Cgovernment-to-consumer Portanto temos o G2C com uma ferramenta para levar ao cidadão conhecimento, informação e serviços diversos sobre o governo. Trazendo o cidadão para mais perto do governo sendo um ponto mais fundamental para a inclusão digital com a união do cidadão, não importando a classe, visão política ou até mesmo o nível de escolaridade.

33 G2C Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo 33


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