A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Aula 11 – 31/10/2011 -Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas -Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Lands End, Artigo TI e Vantagem Competitiva,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Aula 11 – 31/10/2011 -Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas -Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Lands End, Artigo TI e Vantagem Competitiva,"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Aula 11 – 31/10/2011 -Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas -Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Lands End, Artigo TI e Vantagem Competitiva, Rede Vende Tudo 1

2 Estratégias Competitivas Básicas Para reagir as essas ameaças as empresas podem adotar uma das seguintes estratégias: Estratégia de Liderança em Custos Estratégia de Diferenciação Estratégia de Inovação Estratégia de Crescimento Estratégia de Aliança 2

3 Liderança em Custos Tornar-se um produtor com custos dos produtos e serviços baixos, ou encontrar uma forma de ajudar seus fornecedores e clientes a reduzir seus custos ou, então, a aumentar os custos dos concorrentes. Tecnologia da Informação Utilizar a TI para reduzir substancialmente os custos dos processos empresariais Utilizar a TI para baixar os custos para os clientes e dos fornecedores. Exemplo Wal-Mart (pág. 47) 3

4 Liderança em Custos - Exemplos Wal-Mart – Estoque Just-in-time com os principais fornecedores Dell Computer – Sistema de pedidos sob medida on-line Sistema de compras e distribuição centralizado utilizado pelas grandes redes de varejo (supermercados, farmácias, vestuário, etc.) 4

5 Liderança em Custos – Dell Inc. 5 Internet pedidos Servidores da Dell Inc. EAI Fornecedor m Fornecedor n Fornecedor 3 Fornecedor 2 Fornecedor 1 Utilizando o EAI (Enterprise Application Integration) tudo se passa como se tivesse uma pessoa acessando as telas das aplicações dos fornecedores e interagindo com elas. Cliente

6 Caso Verizon ou AT&T Qual a principal estratégia competitiva da AT&T? Qual a principal estratégia competitiva da Verizon? Qual estratégia competitiva entre as duas você escolheria? 6

7 Liderança em Diferenciação Desenvolver maneiras para diferenciar os produtos e serviços de uma empresa dos seus competidores ou reduzir a vantagem que existe entre seus concorrentes e sua empresa. Isso permitirá a uma empresa forcar seus produtos e serviços para lhes dar uma vantagem competitiva em um segmento particular do mercado. 7

8 Liderança em Diferenciação Tecnologia da Informação A tecnologia de informação pode ajudar nessa estratégia desenvolvendo novos atributos da TI para diferenciar produtos e serviços. Exemplos: a) Estabilidade, facilidade de uso e segurança nos portais dos bancos; b) Comodidade e benefícios nas compras via portais de comércio eletrônico; c) Serviço de pesquisa de preços via WEB (Buscapé); d) Vendas de produtos via portal WEB. 8

9 Liderança em Diferenciação - Exemplos Freightways – Serviços de rastreamento das encomendas on-line Amazon – Sistema de BI propondo produtos em promoção baseados no histórico de compras do cliente. Além disso o sistema de rastreamento da ordem de pedido é bem detalhado Google – Com o acréscimo de Maps, YouTube e Gmail Web. Verizon – FiOS, Qualidade da Rede e Atendimento aos Clientes Federal Express – Rastreamento de pacotes on-line e gerenciamento de vôo 9

10 Cadeia de Valor – Verizon 10

11 Liderança em Diferenciação Suponha que você é gestor de TI de uma fábrica de Jeans e Camisas. Que tipo de diferenciação você acha que pode introduzir na venda dos seus produtos? 11

12 Liderança em Diferenciação – Lands End 12 Internet pedidos Servidor da Lands End EAI Servidor da Lands End Cliente Molde eletrônico sob medida Fábrica

13 13

14 Liderança em Inovação Tecnologia da Informação Criar novos produtos e serviços que incluam componentes da TI (Câmera digital, iPOD, GPS, TV LED 3D) Desenvolver novos e exclusivos mercados ou nichos de mercados com o auxílio da TI ((iPhone, iPAD, Netbook, e-book, TV digital) Realizar mudanças radicais nos processos empresariais com utilização eficaz da TI que reduzam drasticamente os custos, melhorem a qualidade, a eficiência, ou o atendimento ao consumidor, ou reduzam o tempo de lançamento de um produto. Exemplo: indústria de móveis (fabricação), indústria de carros (uso de robôs), educação (uso do Internet), comércio (via internet – Submarino ) 14

15 Liderança em Inovação - Exemplos Google – Mecanismo de pesquisa super otimizado Apple – iPod, iPhone, iPad, iTouch, iTunes Groupon – Compras coletivas EBAY, Buscapé Amazon e lojas parceiras funcionando no modelo Buscapé 15

16 Promover Crescimento Fazer que a capacidade de produzir produtos ou serviços da empresa cresça significativamente, expandir para o mercado global, diversificar os produtos e serviços, ou integrar produtos e serviços afins. 16

17 Promover Crescimento Tecnologia da Informação Utilizar a TI para gerenciar a expansão regional e global da empresa. Utilizar a TI para diversificar e integrar outros produtos e serviços. Utilizar a TI para facilitar aquisições de empresas e fusões. 17

18 Promover Crescimento – Exemplos Wal-Mart – Sistema de pedidos de produtos pela rede global via satélite Citicorp – Intranet Global, Sistemas de Negócios Globais e compras globais centralizado de TI 18

19 Aliança Estabelecer novas uniões e alianças com clientes, fornecedores, competidores, consultores e outras empresas. Essas associações podem significar fusões, aquisições, criação de empresas virtuais ou outros acordos de marketing, produção ou distribuição entre a empresa e seus parceiros de negócio. 19

20 Aliança Tecnologia da Informação Utilizar a TI para criar parcerias virtuais Desenvolver sistemas de informação de empresas interligadas utilizando a Internet e a extranet para suportar relacionamentos estratégicos com os clientes, fornecedores e empresas terceirizadas. 20

21 Aliança - Exemplos -Wal-Mart /Procter & Glamble – Sistema de reposição automática do estoque pelo fornecedor -ATT com contrato de exclusividade na comercialização do iPhone -Renault/Nissan – Compartilhamento de infraestrutura de fábricas -Sistema de compras centralizado para restaurantes, farmácias, etc. -Sistema de rádio taxi. 21

22 Cadeia de Valor – AT&T 22

23 Empresa produção virtual – Cisco Systems 23 Cisco San JoseSS Pedido Jabil St. Petersburg Estoque Cisco Estoque Jabil Estoque Hamilton Monta o produto, testa e envia o produto ao cliente Produto pedido + fatura (1) Conta eletrônica da Jabil e da Hamilton (2) peças

24 Exercícios -Artigo Vantagem Competitiva -Rede de Lojas Vende Tudo 24

25 Aula 11 FIM 25


Carregar ppt "Plano Aula 11 – 31/10/2011 -Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas -Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Lands End, Artigo TI e Vantagem Competitiva,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google