A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO. INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA Para ligar ou desligar a calculadora, basta pressionar a tecla ON.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO. INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA Para ligar ou desligar a calculadora, basta pressionar a tecla ON."— Transcrição da apresentação:

1 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO

2 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA Para ligar ou desligar a calculadora, basta pressionar a tecla ON. Ao ser deixada ligada, a calculadora se desligará automaticamente dentro de alguns minutos.

3 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO VÍRGULA OU PONTO COMO SEPARADOR Para alterar o separador decimal da calculadora, de ponto para vírgula ou vice-versa, adote os seguintes passos, com a calculadora desligada: Fique pressionando com um dedo a tecla do PONTO e dê um toque na tecla ON (pressione e solte). Pronto!

4 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO ALTERAR O NÚMERO DE CASAS APÓS A VÍRGULA Para alterar o número de casas após a vírgula, basta pressionar a tecla f e em seguida o número de casas desejado. Por exemplo: Se quiser formatar o visor com 3 casas, pressionar f 3 Se quiser formatar o visor com número inteiro, pressionar f 0

5 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO MÉTODO DE CÁLCULO: RPN RPN: Reverse Polish Notation. A Hewlett Packard utilizou nesta calculadora, o método desenvolvido pelo matemático polonês Jan Lukasiewicz. O método se adequou bem ao uso na calculadora, uma vez que dispensa a necessidade de parênteses. Exemplo: Método algébrico: ( ) x 6 = Método RPN: 4 ENTER x

6 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO OS REGISTRADORES DA PILHA OPERACIONAL A calculadora tem quatro linhas, que contém os valores a utilizar nos cálculos. Somente uma das linhas aparece no visor: é o registrador X. Os demais registradores não aparecem, mas ficam disponíveis para os cálculos. Por exemplo: DIGITE 1 ENTER 2 ENTER 3 ENTER 4 A seguir, vá lendo todos os registradores, utilizando a função R TZYXTZYX

7 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIMPAR O VISOR Um simples toque na tecla CLx limpa o visor. Observe que esta operação somente apaga o VISOR, não afetando os demais registradores da pilha operacional, nem os registradores financeiros, de armazenamento ou os programas. Clear X

8 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIMPAR OS REGISTRADORES FINANCEIROS Para limpar somente os registradores financeiros, enumerados acima, basta pressionar a tecla f seguida da segunda função da tecla X<>Y que está na cor dourada: FIN Note que este procedimento não limpa o visor. Para confirmar (testar) se os registradores financeiros foram apagados pressionar RCL seguido do registrador financeiro desejado (n, i, PV, PMT, FV).

9 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIMPAR TODOS OS REGISTRADORES Para limpar todos os registradores, com exceção dos programas introduzidos, pressionar a tecla f e em seguida CLx (aciona a função REG que está em dourado logo acima de CLx). Clear REG => limpa todos os registradores, menos os programas.

10 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIMPAR PREFIXO ( f g STO RCL ) As teclas f g STO e RCL não têm função se pressionadas isoladas. Por isso são chamadas de PREFIXOS. Se alguma delas for pressionada indevidamente, para anular a operação basta pressionar f PREFIX (função em dourado acima da tecla ENTER).

11 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIMPAR OS PROGRAMAS GRAVADOS As diversas funções de limpeza não desgravam os programas armazenados na calculadora. Para limpar os programas, deve-se entrar no modo de programação e, em seguida, executar a operação de limpeza. Para limpar os programas digitar: f P/R (para entrar no modo de programação) f PRGM (para limpar os programas) f P/R (para sair do modo de programação e retornar ao modo normal).

12 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO PRESERVAR A PARTE FRACIONÁRIA Para preservar a parte fracionária de um determinado número que aparece no visor, tornando a parte inteira igual a zero, pressionar g FRAC (em azul junto da função %). Para voltar o número original ao visor pressionar g LSTx (em azul na tecla ENTER).

13 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO PRESERVAR A PARTE INTEIRA Para preservar a parte inteira de um número que se encontra no visor, tornando a parte fracionária igual a zero, pressionar g INTG (em azul junto com a função %). Para voltar ao visor o número original pressionar g LSTx (em azul junto com a tecla ENTER).

14 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR O INVERSO DE UM NÚMERO O inverso de um número é conseguido dividindo-se a unidade (1) por este. Na calculadora HP12C a função 1/x executa esta operação. Para calcular-se o inverso de um número basta ter o número no visor e pressionar 1/x.

15 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR O PERCENTUAL DE UM TOTAL Calcula quanto porcento um determinado valor (parte) representa de um outro valor (total). Para calcular-se o percentual que um número representa de outro, basta entrar-se com o número que servirá de base (total) e pressionar ENTER e em seguida digitar o outro número (parte) e pressionar %T.

16 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR A VARIAÇÃO PERCENTUAL Para se calcular a variação percentual entre dois números, digitar o primeiro número (base ou valor anterior) e pressionar ENTER. Logo após, introduzir o outro número (novo ou segundo número) e pressionar a função %. Se o segundo número for menor, aparecerá o resultado com o sinal de menos, significando que para chegar-se do primeiro para o segundo número deve-se deduzir o percentual que aparece no visor.

17 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR UMA PERCENTAGEM Para calcular um valor que resulta aplicando uma determinada percentagem sobre um número, digitar o número base e pressionar ENTER e em seguida a percentagem desejada e a função %. Se quisermos somar o resultado ao número base basta pressionar o sinal + Se quisermos deduzir o resultado do número base, basta pressionar -

18 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO MODO DE CÁLCULO COM DATAS Sendo a calculadora americana, ela vem originalmente preparada para calcular datas pelo sistema utilizado pelos americanos: MÊS/DIA/ANO. Se não estiver aparecendo a mensagem D.MY no visor, a máquina estará preparada para calcular datas pelo sistema americano. Para passar para o modo utilizado no Brasil, basta pressionar as teclas g D.MY. Aparecerá o indicativo no visor da calculadora. É recomendável deixá-la neste modo. D.MY

19 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR TEMPO ENTRE DUAS DATAS Considerando que a máquina esteja preparada para cálculos pelo sistema utilizado no Brasil, entrar com a primeira data DIA.MÊSANO (digitar o dia, em seguida um ponto e na seqüência o mês e o ano completo juntos) e pressionar ENTER. Feito isso, entrar com a segunda data no mesmo formato e pressionar DYS. Aparecerá no visor o tempo exato (de acordo com o calendário). Se pressionarmos X<>Y aparecerá o tempo aproximado (mês comercial).

20 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CÁLCULO DE UMA SEGUNDA DATA Para somar um determinado número de dias a uma data, entrar com esta data e pressionar ENTER, em seguida o número de dias e g DATE (em azul abaixo da tecla CHS). Se quisermos diminuir, após digitar-se o número de dias pressionar CHS para trocar o sinal do número e em seguida g DATE. O número que aparece isolado à direita é o dia da semana (1 = segunda...). Para saber-se o dia da semana de uma determinada data, basta digitar esta data e somar-se ZERO utilizando esta função.

21 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO OPERAÇÕES DE POTENCIAÇÃO Para aplicar-se um expoente a um determinado número existe a função Y x Digitar inicialmente a base e pressionar ENTER. Feito isso, entrar com o expoente e pressionar Y x.

22 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO OPERAÇÕES DE RADICIAÇÃO Para realizar operações de radiciação, utiliza-se a mesma função utilizada para potenciação, bastando para isso, transformar a raiz em potência fracionária. Veja a equação ao lado: ENTER 5 ENTER 3 : Y x

23 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO TROCAR O SINAL DE UM NÚMERO Em diversas operações necessitaremos trocar o sinal de um número que aparece no visor. Para isso existe a função CHS (change signal). Para trocar o sinal de um número que esteja no visor, basta pressionar a função CHS que o sinal será trocado.

24 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO ARREDONDAR UM NÚMERO (MEMÓRIA = VISOR) Em algumas situações pode-se querer trabalhar com um certo número de casas após a vírgula, desprezando as demais que estão na memória da calculadora. Para arredondar um determinado número fracionário que apresenta diversas casas após a vírgula, fazer inicialmente aparecer no visor o número de casas desejado pressionando f este número. Em seguida pressionar f RND (em dourado acima da função PMT). Para voltar o número original pressionar g LSTx.

25 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO INTERCAMBIAR CONTEÚDOS X <> Y Os cálculos na HP 12c são feitos pelo cotejo dos conteúdos dos registradores Y e X (o registrador X é o que está aparecendo sempre no visor). Se digitarmos, por exemplo o número 8 e pressionarmos a tecla ENTER este número estará tanto no registrador X quanto no Y. Agora, se introduzirmos o número 4, este estará no registrador X e o número 8 no registrador Y. Para intercambiar a localização destes números pressionar X<>Y.

26 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO ARMAZENAR UM NÚMERO EM UM REGISTRADOR A máquina possui 20 registradores de armazenamento de dados, além dos financeiros. Os registradores são identificados por um número de 0 a 9 e de.0 a.9 (ponto zero a ponto nove). Para armazenar um número, por exemplo, no registrador.5, digitar o número e em seguida STO.5

27 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LER O CONTEÚDO DE UM REGISTRADOR Para ler o conteúdo de um determinado registrador pressionar RLC e o número do registrador. Tendo armazenado um número em um registrador, a máquina pode ser até desligada que ele permanecerá armazenado. Para limpar o número armazenado deve-se utilizar a função f REG.

28 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR A MÉDIA PONDERADA Limpar os registradores estatísticos pressionando f ou todos pressionando f REG. Ir digitando os pares de dados (o valor a ponderar primeiro e o peso logo a seguir): valor a ponderar ENTER peso + (vai aparecendo no visor o número de ordem dos pares de dados 1, 2, 3...). Para calcular a média aritmética ponderada pressionar g x w (função em azul junto com o número 6 do teclado numérico).

29 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO TECLADO FINANCEIRO COM n FRACIONÁRIO Quando o número de períodos n for fracionário (por exemplo 3,4 meses), o critério de cálculo de juros no período fracionário (0,4) pode ser escolhido entre SIMPLES e COMPOSTO. Se estiver aparecendo no visor a indicação c o cálculo no período fracionário será feito pelo critério de JUROS COMPOSTOS. Se não estiver aparecendo a indicação c o cálculo será feito utilizando-se o critério de JUROS SIMPLES no período fracionário. Para acionar ou desligar o modo C, pressionar as teclas STO e EEX. C

30 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CÁLCULO DA PRESTAÇÃO PELO SISTEMA PRICE Digitar o número de parcelas e pressionar n Digitar o valor à vista ou valor presente e pressionar CHS PV Digitar a taxa de juros ao período e pressionar i Pressionar PMT que aparecerá o valor da prestação. Atenção: se não estiver aparecendo o indicativo BEGIN no visor o critério que estará sendo utilizado é o SEM ENTRADA. Para considerar o critério COM ENTRADA, antes de pedir a prestação pressionar g BEG. S/E C/E

31 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR O VALOR FUTURO O valor futuro pode ser calculado a partir de um determinado valor presente PV ou de um conjunto de prestações PMT Digitar o número de parcelas em n Digitar o valor das parcelas em PMT ou o valor presente em PV Digitar a taxa de juros ao período em i Pressionar FV que aparecerá o valor futuro correspondente Atenção: cuidado para os modos BEGIN ou END conforme as prestações ocorram nos inícios ou aos finais dos períodos!

32 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR O VALOR PRESENTE Pode ser calculado a partir de um determinado valor futuro FV ou de um conjunto de prestações futuras PMT Digitar o valor futuro FV ou o valor das prestações PMT Digitar a taxa de juros ao período em i Digitar o número de períodos em n Pressionar PV para obter o resultado.

33 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR A TAXA DE JUROS TENDO PV E PMT Digitar o valor à vista ou valor presente em a seguir as teclas CHS PV Digitar o número de prestações e pressionar n Digitar o valor das prestações e pressionar PMT Pressionar i para obter a taxa de juros ao período.

34 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR A TAXA DE JUROS TENDO PV E FV Digitar o valor presente e pressionar CHS PV Digitar o valor futuro e pressionar FV Digitar o número de períodos e pressionar n Pressionar i para saber a taxa de juros ao período (de acordo com n).

35 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR TAXAS PROPORCIONAIS DE JUROS O cálculo de taxas proporcionais de juros se refere a JUROS SIMPLES. Tendo-se uma taxa referente a um determinado período e desejando-se calcular a taxa proporcional para um outro período, basta fazer uma regra de três. Na calculadora HP 12C proceder da seguinte forma: Digitar a taxa de juros conhecida e pressionar ENTER Digitar o tempo conhecido e pressionar : (divide) Digitar o tempo desejado e pressionar x (vezes) A taxa proporcional aparecerá no visor.

36 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO CALCULAR TAXAS EQUIVALENTES DE JUROS Para calcular na HP 12C taxas equivalentes (tanto capitalizando quanto descapitalizando), proceder da seguinte forma: Digitar 1 e pressionar ENTER + Digitar a taxa conhecida e pressionar % + Digitar o tempo para o qual se quer calcular a taxa e pressionar ENTER Digitar o tempo a que se refere a taxa e pressionar : (divide) Pressionar Y x - Digitar 1 e pressionar - (menos) Digitar 100 x (vezes)

37 INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO FLUXO DE CAIXA COM INTERVALOS REGULARES Digitar o valor do fluxo de caixa no momento ZERO e pressionar CHS g CFo Ir digitando os demais fluxos com VALOR g CFj Após ter digitado todos os fluxos, pressionar f IRR para calcular a taxa interna de retorno (internal return rate).

38 FLUXOS DE CAIXA COM INTERVALOS IRREGULARES A explicação de como introduzir fluxos com valores e períodos irregulares será dada pelo exemplo abaixo: CHS g CFo 0 g CFj 20 g Nj 350 g CFj 0 g CFj 26 g Nj 275 g CFj 0 G CFj 21 g Nj 225 g CFj 20 = 026 = 021 = 0 f IRR nos dará a taxa de juros ao dia, uma vez que informamos os fluxos dia a dia. Informar o valor dos fluxos dia a dia. Quando não houver valor, digitar ZERO e informar com que freqüência ocorre (Nj)

39 ALFREDO BISCHOFF Apoio à Gestão Ltda. Porto Alegre - RS (51) Voltar ao início Encerrar apresentação.


Carregar ppt "INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO. INÍCIO FIM ANTERIORPRÓXIMO LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA Para ligar ou desligar a calculadora, basta pressionar a tecla ON."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google