A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA"— Transcrição da apresentação:

1

2 LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA
Para ligar ou desligar a calculadora, basta pressionar a tecla ON. Ao ser deixada ligada, a calculadora se desligará automaticamente dentro de alguns minutos.

3 VÍRGULA OU PONTO COMO SEPARADOR
Para alterar o separador decimal da calculadora, de ponto para vírgula ou vice-versa, adote os seguintes passos, com a calculadora desligada: Fique pressionando com um dedo a tecla do PONTO e dê um toque na tecla ON (pressione e solte). Pronto!

4 e em seguida o número de casas desejado. Por exemplo:
ALTERAR O NÚMERO DE CASAS APÓS A VÍRGULA Para alterar o número de casas após a vírgula, basta pressionar a tecla f e em seguida o número de casas desejado. Por exemplo: Se quiser formatar o visor com 3 casas, pressionar f 3 Se quiser formatar o visor com número inteiro, pressionar f 0

5 Exemplo: Método algébrico: ( 4 + 5 ) x 6 = Método RPN: 4 ENTER 5 + 6 x
MÉTODO DE CÁLCULO: RPN RPN: Reverse Polish Notation. A Hewlett Packard utilizou nesta calculadora, o método desenvolvido pelo matemático polonês Jan Lukasiewicz. O método se adequou bem ao uso na calculadora, uma vez que dispensa a necessidade de parênteses. Exemplo: Método algébrico: ( ) x 6 = Método RPN: ENTER x

6 T Z Y X OS REGISTRADORES DA PILHA OPERACIONAL
A calculadora tem quatro linhas, que contém os valores a utilizar nos cálculos. Somente uma das linhas aparece no visor: é o registrador “X”. Os demais registradores não aparecem, mas ficam disponíveis para os cálculos. Por exemplo: DIGITE 1 ENTER 2 ENTER 3 ENTER 4 A seguir, vá lendo todos os registradores, utilizando a função R

7 LIMPAR O VISOR Clear X Um simples toque na tecla CLx limpa o visor. Observe que esta operação somente apaga o VISOR, não afetando os demais registradores da pilha operacional, nem os registradores financeiros, de armazenamento ou os programas.

8 LIMPAR OS REGISTRADORES FINANCEIROS
Para limpar somente os registradores financeiros, enumerados acima, basta pressionar a tecla f seguida da segunda função da tecla X<>Y que está na cor dourada: FIN Note que este procedimento não limpa o visor. Para confirmar (testar) se os registradores financeiros foram apagados pressionar RCL seguido do registrador financeiro desejado (n, i, PV, PMT, FV).

9 LIMPAR TODOS OS REGISTRADORES
Para limpar todos os registradores, com exceção dos programas introduzidos, pressionar a tecla f e em seguida CLx (aciona a função REG que está em dourado logo acima de CLx). Clear REG => limpa todos os registradores, menos os programas.

10 LIMPAR PREFIXO ( f g STO RCL )
As teclas f g STO e RCL não têm função se pressionadas isoladas. Por isso são chamadas de PREFIXOS. Se alguma delas for pressionada indevidamente, para anular a operação basta pressionar f PREFIX (função em dourado acima da tecla ENTER).

11 LIMPAR OS PROGRAMAS GRAVADOS
As diversas funções de limpeza não desgravam os programas armazenados na calculadora. Para limpar os programas, deve-se entrar no modo de programação e, em seguida, executar a operação de limpeza. Para limpar os programas digitar: f P/R (para entrar no modo de programação) f PRGM (para limpar os programas) f P/R (para sair do modo de programação e retornar ao modo normal).

12 PRESERVAR A PARTE FRACIONÁRIA
Para preservar a parte fracionária de um determinado número que aparece no visor, tornando a parte inteira igual a zero, pressionar g FRAC (em azul junto da função %). Para voltar o número original ao visor pressionar g LSTx (em azul na tecla ENTER).

13 PRESERVAR A PARTE INTEIRA
Para preservar a parte inteira de um número que se encontra no visor, tornando a parte fracionária igual a zero, pressionar g INTG (em azul junto com a função %). Para voltar ao visor o número original pressionar g LSTx (em azul junto com a tecla ENTER).

14 CALCULAR O INVERSO DE UM NÚMERO
O inverso de um número é conseguido dividindo-se a unidade (1) por este. Na calculadora HP12C a função 1/x executa esta operação. Para calcular-se o inverso de um número basta ter o número no visor e pressionar 1/x.

15 CALCULAR O PERCENTUAL DE UM TOTAL
Calcula quanto porcento um determinado valor (parte) representa de um outro valor (total). Para calcular-se o percentual que um número representa de outro, basta entrar-se com o número que servirá de base (total) e pressionar ENTER e em seguida digitar o outro número (parte) e pressionar %T.

16 CALCULAR A VARIAÇÃO PERCENTUAL
Para se calcular a variação percentual entre dois números, digitar o primeiro número (base ou valor anterior) e pressionar ENTER. Logo após, introduzir o outro número (novo ou segundo número) e pressionar a função %. Se o segundo número for menor, aparecerá o resultado com o sinal de menos, significando que para chegar-se do primeiro para o segundo número deve-se deduzir o percentual que aparece no visor.

17 CALCULAR UMA PERCENTAGEM
Para calcular um valor que resulta aplicando uma determinada percentagem sobre um número, digitar o número base e pressionar ENTER e em seguida a percentagem desejada e a função %. Se quisermos somar o resultado ao número base basta pressionar o sinal + Se quisermos deduzir o resultado do número base, basta pressionar -

18 MODO DE CÁLCULO COM DATAS
D.MY Sendo a calculadora americana, ela vem originalmente preparada para calcular datas pelo sistema utilizado pelos americanos: MÊS/DIA/ANO. Se não estiver aparecendo a mensagem D.MY no visor, a máquina estará preparada para calcular datas pelo sistema americano. Para passar para o modo utilizado no Brasil, basta pressionar as teclas g D.MY. Aparecerá o indicativo no visor da calculadora. É recomendável deixá-la neste modo.

19 CALCULAR TEMPO ENTRE DUAS DATAS
Considerando que a máquina esteja preparada para cálculos pelo sistema utilizado no Brasil, entrar com a primeira data DIA.MÊSANO (digitar o dia, em seguida um ponto e na seqüência o mês e o ano completo juntos) e pressionar ENTER. Feito isso, entrar com a segunda data no mesmo formato e pressionar  DYS. Aparecerá no visor o tempo exato (de acordo com o calendário). Se pressionarmos X<>Y aparecerá o tempo aproximado (mês comercial).

20 CÁLCULO DE UMA SEGUNDA DATA
Para somar um determinado número de dias a uma data, entrar com esta data e pressionar ENTER, em seguida o número de dias e g DATE (em azul abaixo da tecla CHS). Se quisermos diminuir, após digitar-se o número de dias pressionar CHS para trocar o sinal do número e em seguida g DATE. O número que aparece isolado à direita é o dia da semana (1 = segunda ...). Para saber-se o dia da semana de uma determinada data, basta digitar esta data e somar-se ZERO utilizando esta função.

21 OPERAÇÕES DE POTENCIAÇÃO
Para aplicar-se um expoente a um determinado número existe a função Yx Digitar inicialmente a base e pressionar ENTER. Feito isso, entrar com o expoente e pressionar Yx.

22 45 4 OPERAÇÕES DE RADICIAÇÃO
Para realizar operações de radiciação, utiliza-se a mesma função utilizada para potenciação, bastando para isso, transformar a raiz em potência fracionária. Veja a equação ao lado: 3 5 3 45 4 4 ENTER 5 ENTER : Yx

23 TROCAR O SINAL DE UM NÚMERO
Em diversas operações necessitaremos trocar o sinal de um número que aparece no visor. Para isso existe a função CHS (change signal). Para trocar o sinal de um número que esteja no visor, basta pressionar a função CHS que o sinal será trocado.

24 ARREDONDAR UM NÚMERO (MEMÓRIA = VISOR)
Em algumas situações pode-se querer trabalhar com um certo número de casas após a vírgula, desprezando as demais que estão na memória da calculadora. Para arredondar um determinado número fracionário que apresenta diversas casas após a vírgula, fazer inicialmente aparecer no visor o número de casas desejado pressionando f este número. Em seguida pressionar f RND (em dourado acima da função PMT). Para voltar o número original pressionar g LSTx .

25 INTERCAMBIAR CONTEÚDOS X <> Y
Os cálculos na HP 12c são feitos pelo cotejo dos conteúdos dos registradores Y e X (o registrador X é o que está aparecendo sempre no visor). Se digitarmos, por exemplo o número 8 e pressionarmos a tecla ENTER este número estará tanto no registrador X quanto no Y. Agora, se introduzirmos o número 4, este estará no registrador X e o número 8 no registrador Y. Para intercambiar a localização destes números pressionar X<>Y.

26 ARMAZENAR UM NÚMERO EM UM REGISTRADOR
A máquina possui 20 registradores de armazenamento de dados, além dos financeiros. Os registradores são identificados por um número de 0 a 9 e de .0 a .9 (ponto zero a ponto nove). Para armazenar um número, por exemplo, no registrador .5, digitar o número e em seguida STO .5

27 LER O CONTEÚDO DE UM REGISTRADOR
Para ler o conteúdo de um determinado registrador pressionar RLC e o número do registrador. Tendo armazenado um número em um registrador, a máquina pode ser até desligada que ele permanecerá armazenado. Para limpar o número armazenado deve-se utilizar a função f REG.

28 CALCULAR A MÉDIA PONDERADA
Limpar os registradores estatísticos pressionando f  ou todos pressionando f REG. Ir digitando os pares de dados (o valor a ponderar primeiro e o peso logo a seguir): valor a ponderar ENTER peso + (vai aparecendo no visor o número de ordem dos pares de dados 1, 2, 3 ...). Para calcular a média aritmética ponderada pressionar g xw (função em azul junto com o número 6 do teclado numérico).

29 TECLADO FINANCEIRO COM n FRACIONÁRIO
Para acionar ou desligar o modo C, pressionar as teclas STO e EEX. Quando o número de períodos n for fracionário (por exemplo 3,4 meses), o critério de cálculo de juros no período fracionário (0,4) pode ser escolhido entre SIMPLES e COMPOSTO. Se estiver aparecendo no visor a indicação c o cálculo no período fracionário será feito pelo critério de JUROS COMPOSTOS. Se não estiver aparecendo a indicação c o cálculo será feito utilizando-se o critério de JUROS SIMPLES no período fracionário.

30 Digitar o número de parcelas e pressionar n
CÁLCULO DA PRESTAÇÃO PELO SISTEMA PRICE S/E C/E Digitar o número de parcelas e pressionar n Digitar o valor à vista ou valor presente e pressionar CHS PV Digitar a taxa de juros ao período e pressionar i Pressionar PMT que aparecerá o valor da prestação. Atenção: se não estiver aparecendo o indicativo BEGIN no visor o critério que estará sendo utilizado é o SEM ENTRADA. Para considerar o critério COM ENTRADA, antes de pedir a prestação pressionar g BEG .

31 CALCULAR O VALOR FUTURO
O valor futuro pode ser calculado a partir de um determinado valor presente PV ou de um conjunto de prestações PMT Digitar o número de parcelas em n Digitar o valor das parcelas em PMT ou o valor presente em PV Digitar a taxa de juros ao período em i Pressionar FV que aparecerá o valor futuro correspondente Atenção: cuidado para os modos BEGIN ou END conforme as prestações ocorram nos inícios ou aos finais dos períodos!

32 CALCULAR O VALOR PRESENTE
Pode ser calculado a partir de um determinado valor futuro FV ou de um conjunto de prestações futuras PMT Digitar o valor futuro FV ou o valor das prestações PMT Digitar a taxa de juros ao período em i Digitar o número de períodos em n Pressionar PV para obter o resultado.

33 Digitar o valor à vista ou valor presente em a seguir as teclas CHS PV
CALCULAR A TAXA DE JUROS TENDO PV E PMT Digitar o valor à vista ou valor presente em a seguir as teclas CHS PV Digitar o número de prestações e pressionar n Digitar o valor das prestações e pressionar PMT Pressionar i para obter a taxa de juros ao período.

34 Digitar o valor presente e pressionar CHS PV
CALCULAR A TAXA DE JUROS TENDO PV E FV Digitar o valor presente e pressionar CHS PV Digitar o valor futuro e pressionar FV Digitar o número de períodos e pressionar n Pressionar i para saber a taxa de juros ao período (de acordo com n).

35 O cálculo de taxas proporcionais de juros se refere a JUROS SIMPLES.
CALCULAR TAXAS PROPORCIONAIS DE JUROS O cálculo de taxas proporcionais de juros se refere a JUROS SIMPLES. Tendo-se uma taxa referente a um determinado período e desejando-se calcular a taxa proporcional para um outro período, basta fazer uma regra de três. Na calculadora HP 12C proceder da seguinte forma: Digitar a taxa de juros conhecida e pressionar ENTER Digitar o tempo conhecido e pressionar : (divide) Digitar o tempo desejado e pressionar x (vezes) A taxa proporcional aparecerá no visor.

36 CALCULAR TAXAS EQUIVALENTES DE JUROS
Para calcular na HP 12C taxas equivalentes (tanto capitalizando quanto descapitalizando), proceder da seguinte forma: Digitar 1 e pressionar ENTER Digitar a taxa conhecida e pressionar % + Digitar o tempo para o qual se quer calcular a taxa e pressionar ENTER Digitar o tempo a que se refere a taxa e pressionar : (divide) Pressionar Yx Digitar 1 e pressionar - (menos) Digitar x (vezes)

37 Ir digitando os demais fluxos com VALOR g CFj
FLUXO DE CAIXA COM INTERVALOS REGULARES Digitar o valor do fluxo de caixa no momento ZERO e pressionar CHS g CFo Ir digitando os demais fluxos com VALOR g CFj Após ter digitado todos os fluxos, pressionar f IRR para calcular a taxa interna de retorno (internal return rate).

38 FLUXOS DE CAIXA COM INTERVALOS IRREGULARES
A explicação de como introduzir fluxos com valores e períodos irregulares será dada pelo exemplo abaixo: 20 = 0 21 26 = 0 48 21 = 0 70 800 275 225 350 800 CHS g CFo 0 g CFj 20 g Nj 350 g CFj 0 g CFj 26 g Nj 275 g CFj 0 G CFj 21 g Nj 225 g CFj Informar o valor dos fluxos dia a dia. Quando não houver valor, digitar ZERO e informar com que freqüência ocorre (Nj) f IRR nos dará a taxa de juros ao dia, uma vez que informamos os fluxos dia a dia.

39 Apoio à Gestão Ltda. ALFREDO BISCHOFF Porto Alegre - RS (51) 9108-5405
Voltar ao início Encerrar apresentação.


Carregar ppt "LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google