A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATENÇÃO Para ter acesso a informações e curiosidades clique no botão no canto direito inferior do slide; Para que o texto desapareça, clique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATENÇÃO Para ter acesso a informações e curiosidades clique no botão no canto direito inferior do slide; Para que o texto desapareça, clique."— Transcrição da apresentação:

1 ATENÇÃO Para ter acesso a informações e curiosidades clique no botão no canto direito inferior do slide; Para que o texto desapareça, clique outra vez no botão Para avançar clique no botão no canto direito inferior do slide; Se preferir imagens sem informações, clique somente na

2 Berlim (em alemão Berlin) é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,4 milhões dentro dos limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa cidade e a oitava mais populosa área urbana da União Europeia. Situado no nordeste da Alemanha, é o centro da área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, que inclui 5 milhões de pessoas de mais de 180 nações. Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia ( ), do Império Alemão ( ), da República de Weimar ( ) e do Terceiro Reich ( ). Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida; Berlim Oriental se tornou a capital da Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental se tornou um exclave da Alemanha Ocidental, cercada pelo muro de Berlim, entre os anos de , enquanto a cidade de Bonn tornou-se a capital da Alemanha Ocidental. Após a reunificação alemã em 1990, a cidade recuperou o seu estatuto, como a capital da República Federal da Alemanha, sediando 147 embaixadas estrangeiras. Berlim é um dos mais influentes centros de política, cultura e ciência européia. A cidade serve como um importante centro do transporte continental e é "casa" para algumas das mais importantes universidades, eventos esportivos, orquestras e museus. O rápido desenvolvimento da metrópole atraiu uma reputação internacional aos seus festivais, arquitetura contemporânea e vida noturna, sendo um grande centro turístico e moradia para pessoas de 180 nações diferentes.

3

4 Berlim Parte I

5 À direita passava o muro de Berlim

6 East Side Gallery - Monumento International à Liberdade
Com 1,3 km a East Side Gallery é uma parte do Muro de Berlim, perto do centro da cidade. Cerca de 106 pinturas de artistas de todo o mundo que participaram da ilustração desse monumento à liberdade, o que é hoje a maior galeria ao "ar livre" no mundo. Também é o maior pedaço do muro que escapou da demolição e foi classificado como um monumento histórico desde 1992

7

8 O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental.

9

10 Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarmes e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

11

12 Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que fazia parte do bloco de países capitalistas encabeçado pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), dos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

13

14

15 Este muro provocou a morte de 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.

16

17 O Muro de Berlim começou a ser demolido na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como a queda do muro. Os cidadãos da RDA foram recebidos com grande euforia em Berlim Ocidental. Muitas boates perto do Muro espontaneamente serviram cerveja gratuita, houve uma grande celebração na Rua Kurfürstendamm, e pessoas que nunca se tinham visto antes cumprimentavam-se. Cidadãos de Berlim Ocidental subiram o muro e passaram para as Portas de Brandenburgo, que até então não eram acessíveis aos ocidentais. O Bundestag interrompeu as discussões sobre o orçamento, e os deputados espontaneamente cantaram o hino nacional da Alemanha.

18

19 Semeada às margens do Rio Spree, no século XIII, Berlim logo se tornou o mais importante centro comercial da região de Brandenburgo. Quando jovem, nem imaginava a trajetória caudalosa que sua história iria ostentar. Foi a capital do Reino da Prússia, do Império Alemão, da democrática República de Weimer e da hedionda Alemanha Nazista, de Hitler. Sofreu um grande golpe com a Segunda Guerra Mundial. Ficou totalmente em ruínas ao ser invadida pelo Exército Vermelho Soviético. Mas essa, não foi a primeira vez, também já havia sido devastada na Guerra dos Trinta Anos, no século XVII, devido a Reforma Protestante. Como se isso não bastasse, em 1961, recebeu um muro de concreto que a separou em duas partes. O mundo todo ficou dividido em dois blocos junto com a Alemanha – um comunista e outro capitalista - até o dia em que um porta-voz do governo declarou pela televisão que estavam permitidas as saídas do país. A população, então, se dirigiu em massa para ver de perto as fronteiras serem finalmente abertas para a liberdade. Claudia Liechavicius

20 O muro de Berlim e o Portão de Brandemburgo ao fundo em 9 de novembro de 1989

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31 Memorial às Vitimas do Muro
Perto do Reichstag pode ver-se um memorial que relembra as vitimas que tentaram atravessar o muro e foram abatidas.

32 Vítima Desconhecida do Muro

33

34 Memorial ás Vítimas do Holocausto
A cidade respira história. Ao sair andando da Potsdamer Platz em direção ao Portão de Brandenburgo não há como negar o impacto que se tem ao avistar o espaço gigantesco, de um quarteirão inteiro, cravejado por blocos de concreto em tamanhos diferentes. São quase 3 mil retângulos acinzentados que dão a sensação de um enorme cemitério num ponto nobre da cidade. Não é propriamente belo, mas cumpre seu objetivo e aguça a reflexão sobre as atrocidades do Holocausto. Ironicamente, a rua lateral ao memorial abriga as embaixadas dos países que dividiram a cidade: Estados Unidos, Inglaterra e Rússia.

35 O Memorial do Holocausto homenageia os judeus mortos entre 1933 e 1945
O Memorial do Holocausto homenageia os judeus mortos entre 1933 e Sua construção é de Ocupa uma área de 19 mil metros quadrados.

36 Trata-se de um conjunto de 2711 blocos de betão, de diferentes alturas, por onde o visitante pode caminhar à vontade. Os blocos estão separados entre si por 95 centímetros, não permitindo que duas pessoas possam andar lado a lado. O objetivo é levar o visitante a avançar sozinho, experimentando a desorientação, impotência e solidão das vítimas do Holocausto.

37

38

39 Hotel Adlon Kempinski, considerado o melhor da cidade
Hotel Adlon Kempinski, considerado o melhor da cidade. Já hospedou celebridades que vão de Greta Garbo à Barack Obama ao longo de sua existência. Fica ao lado do Portão de Brandenburgo. Hotel Adlon

40 Brandenburger Tor - Portão de Brandemburgo ou Porta de Brandemburgo
"Brandenburger Tor" é símbolo da cidade de Berlim. Suas dimensões são: 26 m de altura, 11 m de profundidade e 65 m de largura.

41 É o único remanescente de uma série de outras entradas de Berlim
É o único remanescente de uma série de outras entradas de Berlim. Constitui na terminação monumental da "Unter den Linden" (uma das principais avenidas da cidade), que dá acesso à residência real. Sua construção foi ordenada pelo rei prussiano Frederico Guilherme II (Friedrich Wilhelm II).

42 Construído no estilo neoclássico no projeto de Carl Gotthard Langhans, possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco ruas.

43 Sobre o arco está a "quadriga" (estátua da deusa grega Eirene ou Irene - deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos). Originalmente a quadriga estava com sua frente voltada para a parte oeste de Berlim, de costas para a "Pariser Platz", mas os soviéticos fizeram a inversão, ficando sua face voltada para leste (que era a parte oriental de Berlim).

44 Toda a zona por onde antes passava o Muro foi ou está em fase de reconstrução. Os edifícios modernos, com arquiteturas arrojadas, ocupam toda a parte circundante à porta de Brandenburgo. É ali que surgem as novas embaixadas de países como os Estados Unidos ou a França, projetadas pelos gabinetes dos melhores arquitetos a nível mundial.

45 Embaixada da França

46 Embaixada Americana

47 PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DA ALEMANHA
.Universität Humboldt Zu Berlim . Universität Munich . Universität Heidelberg . Universität Goettingen . Universität Freiburg

48 Música : Träumerei de Robert Schumann
1ª - Salvatore Accardo ao Violino e A .Beltrami ao Piano Forte 2ª - Horowitz ao piano 3ª - Vienna Philharmonic Pesquisa de textos Formatação Bete Maciel - Dezembro/2011 Fortaleza - Ceará - Brasil Imagens Bete Maciel Davi Maciel Magalhães Marcus Faber R. Almeida Sue Ream INÍCIO SAIR


Carregar ppt "ATENÇÃO Para ter acesso a informações e curiosidades clique no botão no canto direito inferior do slide; Para que o texto desapareça, clique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google