A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.

2 Princípio da Teoria da Atividade(Vygotsky)
-As relações humanas com o mundo são mediadas por elementos chamados: os instrumentos e os signos. SOCIEDADE Síntese das relações sociais de produção, o homem é produto e produtor dela HOMEM Sujeito do conhecimento socialmente determinado, portanto síntese das relações sociais de sua época EDUCAÇÃO Processo de humanização do homem em sociedade

3 PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Constitui-se em uma unidade dialética APRENDIZAGEM Constitui-se em um processo de apropriação interpsicológica para intrapsicológica (do social para o individual); Enquanto categoria de processo educacional, está diretamente relacionada com a elaboração de conceitos científicos que subsidiam o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, permitindo ao sujeito uma transformação qualitativa (maior possibilidade de relação com o mundo e os outros); As Funções Psicológicas Superiores são de origem sócio-histórica e culturais.

4 PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Constitui-se em uma unidade dialética DESENVOLVIMENTO Está intimamente ligado à aprendizagem, uma vez que é esta que provoca o desenvolvimento (não de forma linear e sim em uma complexidade dialética); Desenvolver-se é saltar qualitativamente na utilização de instrumentos mediadores enquanto níveis de compreensão mais elaborados e possibilidades filo e ontogenéticas.

5 PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Para Vygotsky, o homem é o resultado da composição filo e ontogenética, possibilitando o sujeito ser como ele é. Filo = espécie Gênese = origem Onto = ser/sujeito Filogênese – desenvolvimento da espécie, no caso do ser humano, desde o homem primitivo até o homem atual. Ontogênese – desenvolvimento do indivíduo, do nascimento até a morte.

6 SOCIOINTERACIONISMO HISTÓRICO-CULTURAL
Origem: Lev S. Vygotsky ( ), junto com outros pesquisadores, como Alexander R. Lúria e Alex N. Leontiev, realizou pesquisas com crianças de diferentes condições sociais para observar como se operava a relação delas com o conhecimento. Pensadores sócio-históricos, Vygotsky e seus pesquisadores partiram do pressuposto da determinação da materialidade sobre a relação homem/conhecimento. A formação da mente como a formação do homem, é considerada histórica e social.

7 -As relações humanas com o mundo são mediadas por elementos chamados: os instrumentos e os signos.

8 MOTIVO Deve partir de uma necessidade, de um problema concreto dos alunos, ou ainda, deve ter profunda vinculação com sua vida. É necessário que o aluno perceba o motivo da atividade, para poder se interessar por ela e querer realizá-la. ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

9 FINALIDADE Na elaboração de uma atividade de aprendizagem deve-se planejar, com clareza qual a sua finalidade, ou seja, que conceitos científicos devem ser elaborados a partir dela e que mudanças devem ocorrer nos alunos. Portanto, uma atividade de aprendizagem não é espontânea.

10 MEIOS Na realização de uma atividade de aprendizagem, o professor precisa usar meios que: levem o aluno a perceber o motivo da atividade; levem o aluno a se interessar pela atividade e a querer realizá-la; garantam a organização e os procedimentos da atividade, de modo que o aluno elabore conceitos científicos, proporcionando mudanças qualitativas em si e no meio social.

11 Internalização Processo que caminha do plano social: -relações interpessoais ou interpsíquicos para o plano individual: - relações intrapessoais ou intrapsíquicos. Internalização Processo que caminha do plano social-relações interpessoais ou interpsíquicos- para o plano individual- relações intrapessoais ou intrapsíquicos.

12 Aprendizado -Conjunto de atitudes, conhecimentos, habilidades, entre outros, tendo como ponto de partida a sua interação com o ambiente e com outros sujeitos. Aprendizado -Conjunto de atitudes, conhecimentos, habilidades, entre outros, tendo como ponto de partida a sua interação com o ambiente e com outros sujeitos.

13 O Aprendizado precede o desenvolvimento _Zona de desenvolvimento proximal(ZDP) distância entre o desenvolvimento atual, resolução independente de problemas e soluções(nível real) e outro mais amplo. ( nível potencial) -Zona de desenvolvimento potencial,determinado pelo auxílio do outro mais capaz. Aquilo que hoje é Zona de desenvolvimento proximal, amanhã será o nível de desenvolvimento real.

14 INTRA(PLANO INDIVIDUAL) NÍVEL POTENCIAL/autônoma
Processo de sistematização do conhecimento INTRA(PLANO INDIVIDUAL) NÍVEL POTENCIAL/autônoma INTER(PLANO SOCIAL) NÍVEL REAL Zdpn Mediação Zona de desen- volvimento Proximal Zdpn3 Zdpn2 Zdpn1 INTERNALIZAÇÃO Zilá

15 O PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR:
Promover avanços no desenvolvimento individual; situações que incentivem a curiosidade dos alunos, que possibilitem a troca de informações; atividades que envolvam observação, pesquisa, resolução de questões específicas (individualmente, em dupla, em grupos maiores). Propostas de estudos: Seminários, Júri simulado etc.; Redimensionamento do valor das interações sociais entre: alunos e professores, aluno e alunos, condição necessária para produção do conhecimento (cooperação, troca de informações, divisão de tarefas, responsabilidade, papel da imitação...); O “erro” é visto como parte do processo de construção do conhecimento - Articulador de novos saberes, sinalização do caminho a ser buscado na interação com o professor e demais companheiros.

16 AÇÕES PARTILHADAS/ TROCA  COLETIVA
II - MEDIAÇÃO Consiste na utilização de instrumentos (externos) e signos (internos) que possibilitam, via interação social, a transformação do sujeito. III - INTERAÇÃO São ações partilhadas que pressupõe trocas entre parceiros com diferentes apropriações. AÇÕES PARTILHADAS/ TROCA  COLETIVA

17 IV - APROPRIAÇÃO É o processo de internalização (inter para o intrapsicológico) das experiências do sujeito com o grupo social, numa iteração dialética, possibilitando-o agir em novas situações, Os mecanismos de apropriação constituem-se na subjetividade, marcando as diferenças individuais. V - CONCEITOS São elaborações dinâmicas, abstratas e genéricas que nos permitem lidar com o real, assumem diferentes tipos e/ou funções.

18 Práticas Pedagógicas caracteriza-se por ser o lugar de práticas com a linguagem (ensino produtivo); Campo inovador da aprendizagem encaminha para interlocuções em instâncias públicas (aprende-se a linguagem à medida que se interage no grupo social); tem como foco as interações em sala de aula; objeto de ensino: a própria língua (fala/escuta, leitura/escritura) enquanto atividades interacionais que articulam visões de mundo; o ensino da escrita é todo produtivo, já que a criança não sabe escrever quando chega à escola.


Carregar ppt "Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google