A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico Paulo/BIO-C Com mais de 20 anos de experiência no ramo de compostagem e aproveitamento de resíduos, otimização de processos e um propósito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico Paulo/BIO-C Com mais de 20 anos de experiência no ramo de compostagem e aproveitamento de resíduos, otimização de processos e um propósito."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Histórico Paulo/BIO-C Com mais de 20 anos de experiência no ramo de compostagem e aproveitamento de resíduos, otimização de processos e um propósito claro de trabalhar sempre em prol da sustentabilidade, com foco na agricultura limpa, orgânica, a BIO-C vem construindo parcerias com empresas, agricultores, prefeituras, istituições, entre outros. A BIO-C já tem materializada a base necessária para dar suporte (composto orgânico), bem como tecnologia e infraestrutura para ampliar e atingir escala que pode vir a viabilizar economicamente a produção de florestas orgânicas. Com a clara intenção do governo do RS, de investir em pesquisa e no incentivo a agricultura orgânica, com foco em silvicultura, reascendeu o sonho da BIO-C de construir parcerias que vislumbrem a perspectiva como uma oportunidade de negócio, alicerçada na sustentabilidade. Com este intento queremos socializar a oportunidade vislumbrada, com a AVINA e MASISA e conversar sobre uma possível ampliação da atual parceria.

4 Histórico Paulo Lenhardt Em companhia do Mestre José Lutzenberger

5 Histórico Paulo Lenhardt Em companhia da Mestra Ana Primavesi

6 Histórico Paulo Lenhardt Primeiro contato com compostagem (1979)

7 Histórico Paulo Lenhardt Paulo ministrou mais de 500 aulas sobre compostagem, certificação, permacultura e agroecologia

8 Histórico Paulo Lenhardt Conferencista da Biofach 2003 – Rio de Janeiro, RJ. Construção do Marco Legal dos Orgânicos no Brasil

9 Histórico Paulo Lenhardt Conferencista Terra Madre 2004 – Turin, Itália

10 Histórico Paulo Lenhardt Ganhador do prêmio Tecnologia Social – Fundação Banco do Brasil

11 Implementação da usina – passo a passo Dada a complexidade das questões que necessitam ser respondidas antes de ser iniciada a implantação e operacionalização da Usina de compostagem, a opção mais segura para garantir o sucesso do empreendimento é decompor o projeto em fases I. PLANEJAMENTO Fase Inicial de levantamento de informações à respeito das especificidades do empreendimento local, emissão de licenças e decisão quanto aos modelos de operação. IV. EXPANSÃO Etapa que será iniciada após o retorno do investimento das empresas investidoras, onde a usina terá sua capacidade de operação aumentada para receber resíduos de empresas interessadas II. IMPLANTAÇÃO Fase de instalação da infra-estrutura necessária e início do recebimento dos resíduos das empresas participantes do consórcio III. OPERAÇÃO Fase onde a Usina de compostagem entra em operação e expande suas atividades até atingir a capacidade ótima, onde a demanda de disposição das empresas participantes do consórcio é plenamente atendida

12 Usina de Compostagem – questões relevantes Área Perfil dos resíduos Logística: Quantidades, periodicidade, previsões. Licenças Necessárias Arranjo Jurídico Modelo de Gestão Modelo de Recepção de resíduos Modulo de comercialização do composto Arranjo Operacional Logística Operacional

13 IMG_1571.jpg Visita técnica à unidade MASISA Ponta Grossa. Ao fundo, resíduo de madeira

14 IMG_1560.jpg Visita técnica à unidade MASISA Ponta Grossa. Ao fundo, resíduo de casca de madeira

15 Leira 3A Sombrite.jpg Visita técnica à unidade MASISA Ponta Grossa. Ao fundo, triturador de casca de madeira

16 Leira 1.jpg Projeto Piloto de compostagem no interior da fábrica

17 Leira 2 Sombrite.jpg Projeto Piloto de compostagem no interior da fábrica

18 IMG_1583.jpg Apresentação da proposta para representates de indústrias de Ponta Grossa

19 Histórico e contexto atual Central de beneficiamento de resíduos classe II, unidade Montenegro Compostagem de resíduos classe II Destinação final e certificação

20 Contexto atual A central de beneficiamento de resíduo classe II, BIO-C está instalada em uma área de 11 ha cedida em comodato pela TANAC, por um período de 10 anos, renovável automaticamente. Nesta área, que já estava licenciada para armazenamento dos resíduos da TANAC, infraestrutura esta totalmente aproveitada após processo de ampliação e transformação em área adequada para o beneficamento e compostagem de resíduo classe II. Possui capacidade licenciada para processar até ton mês, em crescente evolução em termos de ingresso de resíduos e produção de composto orgânico. Atualmente tem mais de ton de material estocado e ton. em processo de maturação, sendo que já está sendo comercializado os primeiros lotes de composto acabado.

21 Usina de compostagem Compactação/impermeabilização com argila do pátio de compostagem

22 Usina de compostagem Infraestrutura com drenos e arruamento no entorno ao pátio de compostagem

23 Usina de compostagem Valas impermeabilizadas para resíduos líquidos

24 Usina de compostagem Transporte de resíduos da MASISA (casca de madeira)

25 Usina de compostagem Detalhe do resíduo da MASISA (casca de madeira)

26 Usina de compostagem Situação atual (2013) do depósito

27 Usina de compostagem Cascas como um dos principais elementos para produção de composto com larga escala

28 Visitas Biofertilizante líquido Composto OrgânicoCinza misturada

29 Usina de compostagem Lodo de ETE (Estações de Tratamento de Efluentes) resíduo de laticínios

30 Usina de compostagem Lodo de ETE (Estações de Tratamento de Efluentes) resíduo de cervejaria

31 Usina de compostagem Mixagem e revolvimento/aeração do composto em processo

32 Usina de compostagem Carregamento de composto pronto, distribuído aos agricultores por veículo das prefeituras

33 Usina de compostagem Aplicação de composto em regime de mutirão

34 Usina de compostagem Pomar orgânico com alta produtividade

35 Usina de compostagem Sistema agroflorestal – Consórcio de plantas frutíferas e arbóreas

36

37

38 Oportunidade conjunta A BIO-C ganha Escala na produção de composto orgânico, gera mais trabalho e renda com a garantia de fornecimento dos resíduos por parte da MASISA. Cria um circuito virtuoso onde o problema de um é a solução do outro. Que se retro-alimenta fechando o círculo da sustentabilidade. Oportunidade inovadora: perspectiva de produção de floresta orgânica, madeira/matéria prima sustentável e limpa, resultando num produto (OSB, AGLOMERADO) diferenciado no mercado, com perspectiva de renda maior.

39 Produto limpo (OSB, MDF); Produto com maior valor agregado; Redução de poluição; Economia de recursos financeiros; Marketing verde. Cadeia produtiva mais nobre

40 Como o principal resíduo, materia prima, utilizados pela BIO-C vem de duas grandes empresas da região MASISA e TANAC ambas grandes demandantes de produtos florestais, madeira e casca de acacia negra. Também existe, por parte do governo estadual interesse manifestado em matéria recente, em jornal de grande circulação no estado, proposta de desenvolver pesquisa na elaboração de insumos organicos para promover a agricultura orgânica no estado, com FOCO NA SILVICULTURA, bem como o interesse de buscar parcerias neste sentido.

41 Como a BIO-C tem todos os elementos, principalmente os insumos, bem como escala, para desenvolver uma linha de produtos para a silvicultura orgânica e à partir daí viabilizar a produção de acacia e eucalipto orgânico, materia prima básica para que a MASISA e TANAC tenham uma linha de produtos, AGLOMERADOS da parte da MASISA, RESINAS e ADESIVOS por parte da TANAC. Dentro deste contexto, vislumbro oportunidade com MASISA e FUNDAÇÃO AVINA ampliar a parceria, tipo ganha/ganha e desenvolver uma proposta para buscar as tecnologias nescessárias para promover a produção em escala, de insumos para silvicultura orgânica, já que temos todos os elementos necessários para atingir este intento.

42 Floresta orgânica significa produção limpa, sem venenos e insumo químico, sustentavel e principalmente justa socialmente, com trabalho e renda dignos. MADEIRA ORGÂNICA CERTIFICADA. Vale frizar que se trata de uma oportunidade INOVADORA, que visa a sustentabilidade, desenvolvimento de produtos com grande ganho ambiental, social, econômico e politico. Com forte demanda de Mercado, com geração de trabalho e renda e um grande MARKETING para as empresas.

43 Paulo Roberto Lenhardt (51)


Carregar ppt "Histórico Paulo/BIO-C Com mais de 20 anos de experiência no ramo de compostagem e aproveitamento de resíduos, otimização de processos e um propósito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google