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IDADE MÉDIA O REINO DA RELIGIÃO A Idade Média compreende o milênio entre os séculos V e XV, aproximadamente desde a queda de Roma até o Renascimento. Durante.

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1 IDADE MÉDIA O REINO DA RELIGIÃO A Idade Média compreende o milênio entre os séculos V e XV, aproximadamente desde a queda de Roma até o Renascimento. Durante a Idade Média a arte se manteve ligada à religião. Preocupava-se em transmitir valores religiosos através da técnica dos afrescos nas grandes decorações murais. As obras expressavam esse sentimento místico dos artistas.

2 Em 800 os bárbaros destruíram o que levara três mil anos para ser construído. No período compreendido entre os séculos IV e XV, o homem em comunhão com a sua cultura, participou de guerras santas e bárbaras e institucionalizou o assassinato em nome de Deus, criado a Santa Inquisição. Através dela, ele promoveu a caça às bruxas, perseguiu pessoas simples, de pouca fé, ou nobres que tentavam, pela ciência, provar que a Terra não era o centro do Universo. PONTOS DE LUZ - na arte e na arquitetura – desde o esplendor da corte bizantina, em Constantinopla, até a imponência das catedrais góticas.

3 A partir de 313, o cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano. Com isso, a ARTE se tornou a expressão da devoção à religião e da devoção ao Império e, com o apoio do Estado, muitas igrejas foram construídas. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Em sua decoração, não usavam mais as esculturas por as considerarem pagãs. Em seu lugar, surgiram os afrescos, as miniaturas, as iluminuras e os mosaicos, ricamente trabalhados com cenas de anjos, santos e imperadores As conquistas, as invasões e as derrotas mudaram a geografia, a cultura e a arte.

4 TRÊS FATORES IMPORTANTES: Liderança cultural se deslocou do norte do Mediterrâneo para França, Alemanha e Ilhas Britânicas; O Cristianismo triunfou sobre o paganismo e o barbarismo; A ênfase se deslocou do aqui e agora para o além.

5 CARACTERÍSTICAS O Foco cristão se dirigia para a salvação e a vida eterna, desaparecendo o interesse pela representação realista do mundo. Os nus foram proibidos. Os ideais greco-romanos de proporções harmoniosas e equilíbrio entre corpo e mente desapareceram. A arte se tornou serva da Igreja. Os teólogos acreditavam que os cristãos aprenderiam a apreciar a beleza divina através da beleza material, e o resultado foi uma profusão de mosaicos, pinturas e esculturas.

6 TRÊS FORAM OS PRINCIPAIS ESTILOS DA ÉPOCA: ARTE BIZANTINA ARTE ROMÂNICA ARTE GÓTICA

7 ARTE BIZANTINA O bizantino refere-se ao período de 330 d.C. (Constantino transferiu o trono do Império Romano para Bizâncio) até a queda da cidade nas mãos dos turcos, em Enquanto Roma era devastada pelos bárbaros e declinava, Bizâncio se tornou o centro de uma brilhante civilização (combinava a arte primordial cristã com a predileção grega oriental pela riqueza das cores e da decoração). Uma de suas maiores formas de arte foi o MOSAICO (séc. V e VI). Também os ícones tiveram importância neste período.

8 MOSAICOS O mosaico consiste na colocação, lado a lado, de pequenos pedaços de pedras de cores diferentes sobre uma superfície de gesso ou argamassa, de acordo com um desenho previamente escolhido. A seguir, a superfície recebia uma solução de cal, areia e óleo que preenchia os espaços vazios, fixando melhor os pedacinhos de pedra. Principal tema: RELIGIÃO. As figuras humanas são chapadas, rígidas, simetricamente colocadas. As figuras eram altas, esguias, as faces amendoadas, olhos enormes com expressão solene. Os artesãos não tinham o menor interesse em demonstrar perspectiva ou volume. Os prédios de Igrejas eram enormes e espaçosos, decorados com ouro, pinturas e mosaicos.

9 Justiniano e seu séquito c.547d.C. San Vitale, Ravena. Justiniano e sua corte - Mosaico do século VI dC - Igreja de San Vitale - Ravena - Itália

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12 Mosaico em Ravena, Itália. Theodora e seu séquito. c.547 d.C. San Vitale, Ravena, Itália.

13 ÍCONES Eram pequenos painéis de madeira com imagens pintadas, supostamente com poderes sobrenaturais. As imagens de santos e seres sagrados são rígidas, em pose frontal, geralmente com olhar fixo.

14 Ícone (Greece, c ) Ícone - Madona e Filho, de Berlinghiero, inicio do sec XII.

15 PINTURA Batismo (Constantinople, c ) Pintura

16 ARTE ROMÂNICA Com a instituição da fé católica romana, uma onda de construção de igrejas varreu a Europa feudal de 1050 a Os construtores tomaram emprestado elementos da arquitetura romana, como colunas e arcos redondos, surgindo assim o termo românica para definir a arte e a arquitetura desse período. As características mais significativas da arquitetura românica são a utilização da abóbada, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janelas. Assim, as igrejas românicas são grandes e sólidas. Foram até chamadas de Fortalezas de Deus. Como a maioria dos fiéis era analfabeta, as esculturas ensinavam a doutrina religiosa, contando histórias gravadas na pedra.

17 Portal Sul, Abadia de Saint-Pierre de Moissac. Início do séc. XII. Pedra. Capitéis encontrados na Abadia de Saint-Pierre de Moissac.

18 Claustro, Saint Durand, abade de Moissac. Relicário de St. Foy - outro e pedras preciosas

19 Arcos cilíndricos na nave de St Sernin

20 PINTURA ROMÂNICA A arquitetura românica, com suas grandes abóbadas e espessas paredes laterais de poucas aberturas, criou amplas superfícies que favoreceram a pintura mural. Assim, a pintura românica desenvolveu- se sobretudo nas grandes decorações murais, por meio da técnica do afresco. Os afrescos tinham como modelo as ilustrações dos livros religiosos. A pintura afresco designa uma técnica de pintura sobre paredes úmidas. Sobre a superfície da parede é aplicada uma camada de cal que, por sua vez, é coberta com uma camada de gesso fina e bem lisa. Sobre essa última camada, o pintor executa sua obra: primeiro o desenho com carvão; depois a aplicação das cores.

21 AFRESCOS Giotto

22 Giotto, Entrada de Cristo em Jerusalém,

23 Noli me tangere - Giotto Frontal da San Quirico e Santa Julita, Museu da Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha

24 MANUSCRITOS DA ARTE ROMÂNICA Com grupos de saqueadores devastando as cidades do antigo Império Romano, os monastérios eram tudo o que restava entre a Europa Ocidental e o caos generalizado. Monges e freiras copiavam manuscritos, mantendo vivas a arte da ilustração. Os manuscritos eram considerados objetos sagrados que continham a palavra de Deus. Eram profundamente decorados. Tinham capas de ouro cravejadas com pedras preciosas e semipreciosas. Até o desenvolvimento da tipografia, no século XV, esses manuscritos eram a única forma existente de livros.

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28 ILUMINURAS Trabalho decorativa dos manuscritos Iluminura, São Paulo, c Iluminura. São João Evangelista, do Evangelho do Abade Wedricus

29 Painéis de S. Vicente de Fora

30 Uma nova sensibilidade artística O gótico

31 Baixa Idade Média Explosão demográfica Desenvolvimento econômico Renascimento urbano Mentalidade burguesa

32 ARTE GÓTICA As catedrais góticas representam o auge do desenvolvimento artístico da Idade Média. Elas foram erguidas principalmente no período entre 1200 e O que tornou possível a catedral gótica atingir alturas sem precedentes no mundo da arquitetura foi o uso da engenharia: abóbada com traves e suportes externos chamados arcobotantes, ou contrafortes. O seu uso correto, permitiu trocar as paredes grossas com janelas estreitas por paredes estreitas com janelas enormes com vitrais inundando de luz o interior. As catedrais góticas são bastante iluminadas. A claridade entra pelas janelas do andar mais alto, pelas janelas das paredes das naves laterais e pelos grandes vitrais que ficam atrás do altar principal. A altura e a luz predominavam. As Igrejas apresentavam leveza e claridade, sendo extremamente decoradas com esculturas e com elevação altíssima.

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34 Planta em cruz latina Exemplo, planta da Catedral de Reims: Nave central Naves laterais Cruzeiro Transepto Capela-mor Deambulatório Capelas radiantes Portal

35 Arco quebrado ou em ogiva Exemplo, Catedral de Estrasburgo

36 Arcos Exemplo, Catedral de Saint-Étienne, Toulouse

37 Torres monumentais, por vezes com pináculos Exemplo, Catedral de Notre- Dame, Chartres.

38 Exemplo, Catedral de Colônia, Alemanha.

39 VITRAIS DA ARTE GÓTICA Os vitrais são elementos importantes na arquitetura gótica: ao deixarem passar a luz do Sol, criavam um ambiente sereno e multicolorido. Era feitos de vidro e molduras metálicas. A PINTURA A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII e XIV e início do século XV, quando começou a ganhar novas características que anunciavam o Renascimento. A principal delas foi o REALISMO: os artistas procuravam pintar as figuras da forma mais fiel possível ao que viam.

40 Vitrais Exemplo, Sainte Chapelle, Paris.

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48 Cristo em majestade Visão positiva do Juízo final Virgem Nascimento de Cristo Episódios da vida de santos. Ex: Cristo, Sainte Chapelle, Paris

49 Cumplicidade com a arquitetura Exemplo, estátuas- coluna na Catedral de Chartres

50 Cumplicidade com a arquitetura: baixos relevos Ex: Tímpano do Juízo Final, Catedral de Amiens

51 Progressiva aproximação do real Ex: Virgem, Sainte Chapelle, Paris. Proporcionalidade Gestos humanizados Naturalismo

52 Progressiva aproximação do real Sentimentos: doçura, Alegria, graciosidade Gestos de amor e carinho

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55 Anônimo, capital E, duelo a cavalo,1290

56 COMO DIFERENCIAR AS IGREJAS ROMÂNICAS DAS GÓTICAS? As igrejas românicas têm arcos redondos e escultura estilizada. As catedrais góticas têm arcos pontudos e escultura mais natural.

57 OUTRAS DIFERENÇAS: IGREJA ROMÂNICAIGREJA GÓTICA ÊnfaseHorizontalVertical ElevaçãoAltura modestaAltíssima AmbienteEscuro, soleneLeve, claro ExteriorSimples, severoRicamente decorado com esculturas

58 MÚSICA Na sociedade medieval, a música também era um caminho pára Deus, e nada era mais divino que as vozes entoando um cântico religioso. Basicamente foi assim que a música se desenvolveu: dentro das igrejas e dos mosteiros. Ela era vocal, com melodias simples, cantadas a uma só voz (canto monódico) ou em conjunto (uníssono), em elevação a Deus. Havia poucos instrumentos que acompanhavam a música medieval. Há via predomínio da música sacra e erudita; contudo, existia a nação religiosa, chamada de profana. Ela era executada nos feudos, nas praças e nos burgos, se autorização da Igreja. Os artistas da música profana denominavam-se menestréis, trovadores e saltimbancos. Alguns acontecimentos sociais e religiosos foram marcantes e transformaram a história da música medieval: a) PAPA GREGÓRIO MAGNO simplificou a liturgia, possibilitando que todos a cantassem em conjunto = canto gregoriano. É como uma reza cantada em que se prolongam sílabas ou sons das palavras que vão se articulando como uma linha. b) outro fato importante foi a criação das notas musicais= monge GUIDO DAREZZO. c) os principais instrumentos: harpa, viela, rabeca, alaúde, carrilhão, flautas, saltério, etc…

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