A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Hospitalidade Profa. M.ª Manoela Carrillo Valduga MANOELA CARRILLO VALDUGA

2 Proposta de Trabalho Apresentação da professora
Dinâmica de reconhecimento da turma O que é Hospitalidade? Conteúdos de Hospitalidade Atividade em grupo Encerramento MANOELA CARRILLO VALDUGA

3 Dinâmica – Reconhecimento
Escolha um recorte de gravura que você goste MANOELA CARRILLO VALDUGA

4 Conteúdos da Hospitalidade
O que é Hospitalidade? MANOELA CARRILLO VALDUGA

5 Três grandes campos de estudos da Hospitalidade em Turismo
Termo usado para designar a prestação de serviços em hospedagem e catering Fenômeno observável nas práticas humanas e sociais de relacionamento Conceito que busca explicar as relações estabelecidas entre moradores e turistas (cidades, equipamentos turísticos, serviços turísticos) MANOELA CARRILLO VALDUGA

6 Segundo Camargo (2004), existem duas escolas de estudo da hospitalidade: a francesa e a americana.
MANOELA CARRILLO VALDUGA

7 Escola francesa Interessa-se, sobretudo, pela hospitalidade doméstica e pública; a mesma acredita na hospitalidade como dar-receber-retribuir, sem focar a hospitalidade comercial. MANOELA CARRILLO VALDUGA

8 Escola francesa A hospitalidade não deve impor condições, ou seja, as pessoas ficam felizes em ser hospitaleiras com as outras. MANOELA CARRILLO VALDUGA

9 SISTEMA DE TROCAS - DÁDIVA
SISTEMA DE TROCAS – MERCADO MANOELA CARRILLO VALDUGA

10 Escola Americana Acredita na hospitalidade como uma versão comercial, baseada no contrato e na troca, mediada por relações remuneradas. MANOELA CARRILLO VALDUGA

11 Para a escola francesa... A hospitalidade é o ritual básico do vínculo humano, onde existem dois atores e o espaço no qual uma marcação precisa se desenrolar. O hóspede em uma cena converte-se em anfitrião e na outra há uma inversão de papéis, assim infinitamente. MANOELA CARRILLO VALDUGA

12 Matriz Maussiana Reciprocidade
Tensão entre obrigatoriedade e espontaneidade no universo das trocas. Segundo o autor: “De todos esses temas muito complexos e desta multiplicidade de coisas sociais em movimento, queremos considerar um único traço, profundo, mas isolado: o caráter voluntário, por assim dizer, aparentemente livre e gratuito e, no entanto, imposto e interessado dessas prestações” ( Mauss 1974: 41) MANOELA CARRILLO VALDUGA

13 Sistema de Prestações totais
Fato social total Sistema de Prestações totais DAR RECEBER RETRIBUIR MANOELA CARRILLO VALDUGA

14 Camargo O autor cria dois eixos de tempo/espaço para a delimitação da hospitalidade: o social e o cultural. No social, quatro categorias são distinguidas: doméstica, pública, comercial e virtual; no cultural, a hospitalidade envolve: receber, hospedar, alimentar e entreter. MANOELA CARRILLO VALDUGA

15 receber, hospedar, alimentar e entreter
A intersecção dos eixos cria dezesseis campos teóricos para o estudo da hospitalidade: receber, hospedar, alimentar e entreter nos ambientes doméstico, público, comercial e virtual. MANOELA CARRILLO VALDUGA

16 lar doméstico cidade público comércio comercial virtual
ÁREA DE PRÁTICA CONTEXTO lar doméstico cidade público comércio comercial virtual sites da internet MANOELA CARRILLO VALDUGA

17 “ A hospitalidade pode ser definida como o ato humano, exercido em contexto doméstico, público e profissional, de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas temporariamente deslocadas de seu habitat natural” (Camargo, 2004, p.52) MANOELA CARRILLO VALDUGA

18 Para Lashley (2004), a Hospitalidade possui três campos de estudos:
Social Comercial Privada MANOELA CARRILLO VALDUGA

19 Valores sociais Indade Moderna Ópera As Valquírias, de Wagner:
Hunding, o marido ciumento, não pode matar Siegmund enquanto este é seu hóspede. MANOELA CARRILLO VALDUGA

20 Durante uma grande tempestade, Siegmund procura abrigo na residência do guerreiro Hunding. O local é uma habitação rude, e há uma grande árvore no centro da sala. O dono da casa não se encontra no local, mas, exaurido e caindo próximo a uma lareira, Siegmund é recepcionado por Sieglinde, esposa infeliz de Hunding. MANOELA CARRILLO VALDUGA

21 Ele a conta que estava escapando de seus inimigos e que agora está ferido. Após beber um pouco de hidromel oferecido pela mulher, já se direciona para a saída alegando estar amaldiçoado pelo infortúnio. Ele acrescenta que sempre leva a desgraça onde quer que vá. Entretanto, ela o convida a permanecer, justificando que ele não pode trazer infortúnio a um lar onde a má sorte já reside, em referência a sua infelicidade. MANOELA CARRILLO VALDUGA

22 Dever de proteção Generosidade Sacralidade Desejo de agradar
MANOELA CARRILLO VALDUGA

23 Elaborar um caso de hospitalidade Apresentar em grupo!!!!
Atividade em grupo Formar quatro grupos Escolher um líder Elaborar um caso de hospitalidade Apresentar em grupo!!!! MANOELA CARRILLO VALDUGA

24 Referências: BAPTISTA. Isabel. Lugares de Hospitalidade» In: Hospitalidade, Reflexões e Perspectivas. Moraes Dias (Org.). São Paulo: Editora Manole, 2002. CAMARGO, Luiz Octávio de Lima Camargo. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004. LASHLEY, Conrad e MORRISSON, Alison. Em busca da hospitalidade. Barueri: Manole, 2004. PLENTZ, Renata Soares. Hospitalidade: trocas humanas versus trocas mercadológicas. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano 2, n. 2, p , 2. sem MANOELA CARRILLO VALDUGA


Carregar ppt "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google