A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOGRAFIA ۞ Carlos de Almeida Afonseca de Sampaio Garrido nasceu a 5 de Abril de 1883; ۞ Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras em 24 de Dezembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOGRAFIA ۞ Carlos de Almeida Afonseca de Sampaio Garrido nasceu a 5 de Abril de 1883; ۞ Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras em 24 de Dezembro."— Transcrição da apresentação:

1

2 BIOGRAFIA ۞ Carlos de Almeida Afonseca de Sampaio Garrido nasceu a 5 de Abril de 1883; ۞ Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras em 24 de Dezembro de 1901 ; ۞ Cônsul geral no Rio de Janeiro, em 15 de Novembro de 1921; ۞ Cônsul geral em Paris, em 13 de Dezembro de 1930 ۞ Enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Buenos Aires, em 28 de Março de 1935; ۞ Enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Budapeste, em 27 de Julho de 1939; ۞ Enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Estocolmo, em 5 de Dezembro de 1945.

3 Na invasão da Hungria em 19 de Março de 1944, Hitler fez avançar as tropas alemãs contra aquela sua aliada que andava em negociações secretas com as potências ocidentais.

4 Com a invasão começaram os guetos e a deportação dos judeus húngaros, conduzida por Eichman que foi encarregado de aplicar a Solução Final na Hungria Em Junho de 1944, Adolf Eichmann deportou 20 mil judeus húngaros

5

6 Pouco depois da invasão, perto de 450 mil judeus foram deportados, na sua maioria para Auschwitz, onde mais de metade foi gaseada logo à chegada.

7 A homenagem a Sampaio Garrido traduzir-se-á na inauguração de uma placa comemorativa na fachada do prédio n.º 5 da rua Ujpesti Rakpart, um edifício que fez parte da rede de "casas protegidas" da representação diplomática nacional na capital húngara. Esta iniciativa do XIII Bairro de Budapeste conta com o apoio da Fundação Carl Lutz e, para António Augusto Mendes, é muito gratificante, porque é uma manifestação do apreço pelas acções que colegas nossos fizeram e que naturalmente dá uma grande imagem de Portugal. Através de uma rede de "casas protegidas" que existia em Budapeste, o diplomata português, num grande gesto de humanidade e de um grande esforço profissional, conseguiu, juntamente com outros diplomatas de países neutros, proteger esses judeus perseguidos e facilitar-lhes a saída do país, relatou António Augusto Mendes, actual embaixador luso na Hungria, em declarações à agência Lusa.

8 Devido à condição de neutrais, os países foram avisados para saírem da cidade (Budapeste), pois esta iria ser bombardeada pelos Aliados que a tentavam defender. Nesta época existiam 5 embaixadas de países neutrais em Budapeste: as de Portugal, Suíça, Suécia, Espanha e Turquia.

9 Ao receber este aviso Garrido aluga uma casa em Galgagyörk, a cerca de 60 km da capital Holandesa, onde acolhe doze judeus, sem o consentimento de Salazar. Deste grupo de doze pessoas, cinco eram membros da família Gabor, parentes da actriz Zsa Zsa Gabor.

10 Infelizmente no dia 28 de Abril a Gestapo húngara assalta a casa, onde Garrido se refugiara, e leva-o juntamente com os judeus para o posto da policia central de Budapeste. Sem temer, o Justo resiste e exige que seja libertado juntamente com os seus convidados, assim como um pedido de desculpas.

11 Sampaio Garrido passa a ser considerado persona non-grata pelo governo húngaro que o obrigou a sair do país, mas não regressa a Portugal. A 5 de Junho parte para Berna, levando consigo a sua secretária judia. Daí continuou a orientar e a apoiar os judeus, enviando listas com nomes para os quais pedia asilo na legação portuguesa.

12 Com a ajuda de Branquinho, Garrido obtém autorização de Salazar para atribuir passaportes portugueses a judeus húngaros com a condição destes terem uma relação familiar, cultural ou económica com Portugal. Ao todo Portugal concedeu cerca de 1000 documentos de protecção, dos quais 700 passaportes provisórios sem indicação de nacionalidade portuguesa, conforme as exigências de Salazar para que mais tarde a não pudessem reclamar

13 1 Sampaio Garrido vê-se numa Europa corrupta e em guerra, mas sem temer, usa o seu poder politico e mostra-nos de que são feitos os bons homens. Os HERÓIS. Salazar, ajuda os judeus não por ter sido indiferente mas por motivos políticos, Salazar queria ganhar pontos do lado dos aliados. Usando as considerações de realpolitik de Salazar que o levam já na fase final da guerra,quando se previa a vitória dos aliado, a assumir a politica dos países neutros. Sampaio Garrido,com a ajuda de Branquinho, salvou milhares de vidas judias, com inteligência e coragem.


Carregar ppt "BIOGRAFIA ۞ Carlos de Almeida Afonseca de Sampaio Garrido nasceu a 5 de Abril de 1883; ۞ Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras em 24 de Dezembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google